PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Engenharia Mecânica |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Engenharia Mecânica Par046/22 |
PROFESSOR |
Paula Andressa Wunderlich de Andrade |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Práticas Extensionistas |
0-19453 |
3º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso |
OBJETIVO GERAL |
Oportunizar uma perspectiva da extensão universitária como processo acadêmico envolvendo aluno e professor, num constante intercâmbio com a sociedade, oportunizando uma relação multi, e interdisciplinares entre as partes, refletindo em ações articuladas interferindo na realidade local. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Estimular projetos e ou atividades de extensão sob a orientação de um professor, possibilitando novas ações e processos numa perspectiva multidisciplinar. Promover vivencias e a aplicação do conhecimento visando o aprimoramento da autonomia intelectual e acadêmica, assim como o desenvolvimento das questões comportamentais. Compreender e estimular a utilização das tecnologias da informação disponíveis para melhorar a qualificação dos negócios locais. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação da disciplina. Introdução ao conceito de extensão universitária. Diretrizes e metodologias para elaboração de projetos. |
4 |
2 |
Modalidades de práticas extensionistas e apresentação do projeto do semestre |
16 |
3 |
Desenvolvimento de prática extensionista |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Exposição, realização de avaliações, relato dos estudos de casos |
|||||||||||
HABILIDADES |
Assiduidade, colaboração com os colegas e participação nas aulas. |
|||||||||||
ATITUDES |
As diversas formas de manifestação do aprendizado, principalmente na assimilação da teoria e sua interação com vivência e prática profissional. |
|||||||||||
OUTRAS |
Respeito em aula |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Integrativa |
|
|
|
|
1 |
A definir |
|
|
||||
Entrega 1 |
|
|
|
|
4 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Entrega 2 |
|
|
|
|
4 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Apresentação |
|
|
|
|
1 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
POZZOBON, Maria Elizete; BUSATO, Maria Assunta. Extensão universitária: reflexão e ação. Chapecó: Argos, 2009. 173 p. |
|||||||||||
2 |
CALDERÓN, Adolfo Ignacio. Educação superior: construindo a extensão universitária nas IES particulares. São Paulo: Xamã Vm Editora E Gráfica Ltda, 2007. 77 p. ISBN 9788575870785 |
|||||||||||
3 |
VASCONCELLOS, Celso dos S. Construção do conhecimento em sala de aula. 15.ed. São Paulo: Libertad, 2004. 141 p. (Cadernos Pedagógicos do Liberdad) ISBN 8585819014 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
O dilema da extensão universitária |
|||||||||||
2 |
Princípios da extensão universitária |
|||||||||||
3 |
Curricularização da Extensão Universitária - Teoria e Prática |
|||||||||||
4 |
Extensão Universitária e Sua Curricularização. |
|||||||||||
5 |
Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |