UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Engenharia Mecânica - Desenho Industrial - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Engenharia Mecânica

ESTRUTURA CURRICULAR

Engenharia Mecânica Par046/22

PROFESSOR

Marcos Roberto Strunck


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Desenho Industrial

0-19452

4

80


EMENTA

Normas gerais do desenho técnico mecânico: formatos, legenda, lista de peças, tipos de linha,

letreiros, números, dobragem de folha. Dimensões normalizadas. Normas ABNT para o

desenho técnico mecânico. Escalas normalizadas. Concordâncias. Projeções. Corte e seção.

Cotagem. Desenhos para fabricação. Perspectivas. Desenho de conjunto e de detalhes.

Indicações. Tolerâncias dimensionais e geométricas. Desenho universal e acessibilidade.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver conhecimentos relativos ao desenho como modo de representação bi e tridimensional de modo a capacitar os estudantes para a interpretação, registro e demonstração de objetos e elementos da realidade, bem como para a compreensão da interface de trabalho entre profissionais que atuam no campo das engenharias. Aplicar técnicas de desenho, condizentes com as convenções e normas brasileiras, utilizando-se de ferramentas apropriadas à representação correta do desenho.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Promover a familiaridade com as técnicas e os instrumentos de desenho, a fim de oferecer suporte adequado à sua elaboração; - Fornecer dados e conteúdo a fim de proporcionar a compreensão da lógica do desenho de representação e do desenho projetivo, com o uso dos diferentes sistemas e ferramentas, bem como das normas vigentes, necessários como interface de trabalho; - Capacitar para o domínio da linguagem e simbologia próprias do desenho, das convenções, da escala, do traçado e da caligrafia técnica;- Aprofundar os conhecimentos, com base na geometria descritiva, relativos à interpretação e à representação em projeções ortogonais e oblíquas, em duas e três dimensões;- Estimular a busca de conhecimento prático complementar através atividades especiais integradas à softwares de desenho.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. Introdução ao Desenho Técnico Mecânico
1.1. Conceito de Desenho
1.2. Finalidades
1.3. Elaboração
1.3.1. Grau de Elaboração
1.4. Aspecto Geométrico
1.5. Normatização
1.5.1. Principais Normas Técnicas
1.5.2. Formatos Padrão do Papel
1.5.3. Margens
1.5.4. Exercício 1
1.5.5. Exercício 2
1.5.6. Dobramento de Folhas
1.5.7. Legenda
1.5.8. Caligrafia e Esboço
1.5.8.1. Exercício
1.5.9. Escala
1.5.9.1. Exercício

08

2

2. Vistas Ortográficas
2.1. Materiais / instrumentos utilizados para Desenho Mecânico
2.2. Tipos de Linhas
2.3. Perspectiva Isométrica
2.3.1. Exercício 1
2.4. Vistas Ortográficas
2.4.1. Exercício 2

04

3

3. Cotagem
3.1. Recomendações
3.2. Cotagem em Série
3.3. Cotagem utilizando faces de referência
3.4. Sequência de Cotagem
3.4.1. Exercício

04

4

4. Perspectiva Cônica
4.1. Sólidos Geométricos
4.2. Sólidos de Revolução
4.2.1. Cone
4.2.2. Esfera
4.3. Sólidos Geométricos Truncados
4.4. Sólidos Geométricos Vazados
4.5. Termos Técnicos
4.6. Perspectivas
4.6.1. Perspectiva Cônica
4.6.2. Perspectiva Cônica com um Ponto de Fuga
4.6.2.1. Exercício 1
4.6.3. Perspectiva Cônica com dois Pontos de Fuga
4.6.3.1. Exercício 2

04

5

5. Perspectiva Isométrica
5.1. Perspectiva Cavalera
5.2. Perspectiva Isométrica
5.2.1. Traçado da Perspectiva Isométrica Simplificada
5.2.2. Traçando a Perspectiva Isométrica
5.2.3. Traçando a Perspectiva Isométrica de um Prisma
5.2.3. Perspectiva Isométrica de Elementos Paralelos
5.2.4. Perspectiva Isométrica de Elementos Oblíquos
5.2.5. Perspectiva Isométrica do Círculo
5.2.6. Perspectiva Isométrica de Modelos com Elementos Circulares
5.2.7. Perspectiva Isométrica de Modelos com Elementos Diversos
5.3. Exercício 1
5.4. Exercício 2
5.5. Exercício 3

04

6

6. Vistas Auxiliares / Cortes
6.1. Exercício 1
6.2. Cortes
6.3. Exercício 2

04

7

7. Vistas Auxiliares / Cortes / Corte Composto / Meio Corte
7.1. Exercício 1
7.2. Cortes
7.3. Exercício 2
7.4. Mais de um Corte
7.5. Dois cortes no mesmo modelo
7.5.1. Exercício
7.6. Corte Composto
7.6.1. Corte Composto por Planos Paralelos
7.6.2. Corte Composto por mais de Dois Planos de Cortes Paralelos
7.6.2.1. Exercício
7.6.3. Meio Corte
7.6.3.1. Modelos Simétricos Longitudinal e Transversalmente
7.6.3.2. Representação do Meio Corte
7.6.3.3. Meio Corte nas vistas do Desenho Técnico
7.6.3.4. Exercícios

12

8

8. Superfícies
8.1. Símbolos e Convenções
8.2. Convenções para Acabamentos de Superfície
8.2.1. Exercício 1
8.3. Estado da Superfície
8.3.1. Rugosidade
8.3.1.1. Símbolo Indicativo da Rugosidade
8.3.2. Símbolo Indicativo das Estrias
8.3.3. Exercício 2
8.4. Exemplos de Aplicação

04

9

9. Seções / Encurtamento
9.1. Símbolos e Convenções
9.2. Convenções para Acabamentos de Superfície
9.2.1. Exercício 1
9.3. Estado da Superfície
9.3.1. Rugosidade
9.3.1.1. Símbolo Indicativo da Rugosidade

08

10

10. Elementos de Máquinas
10.1. Recartilhar
10.1.1. Exercício
10.2. Componentes Padronizados de Máquinas
10.2.1. Rebites
10.2.2. Rosca
10.2.2.1. Furo Roscado
10.2.2.2. Cotagem e Indicações de Roscas
10.2.2.3. Perfis das Roscas
10.2.3. Parafusos
10.2.3.1. Proporções para Desenhar Parafusos e Porcas
10.2.3.2. Exercício
10.2.4. Prisioneiro
10.2.5. Porca Borboleta
10.2.6. Arruelas
10.2.7. Molas
10.2.7.1. Cotagem de Molas
10.2.8. Chavetas
10.2.8.1. Tipos de Chavetas
10.2.9. Exercício

12

11

11. Conjuntos e Detalhes
11.1. Conjutos (Definição)
11.2. Organização de Espaços
11.3. Organização da Informação
11.3.1. Vistas
11.3.2. Linhas Invisíveis
11.3.3. Cotas
11.3.4. Identificação
11.3.5. Lista de Peças
11.4. Desenho de Detalhes – Observações
11.5. Trabalho Final do Curso sobre Conjuntos e Detalhes

16

 

TOTAL DE HORAS

80 h

- A frequência é obrigatória e necessária para o bom desenvolvimento das atividades. É exigido pelo MEC, 75% de frequência, ou seja, o aluno poderá ter no máximo 15 horas (3 aulas de 4 créditos) de faltas por disciplina. Se ultrapassar esse limite percentual permitido será reprovado. - As faltas por motivos de saúde ou de trabalho, devem serem justificadas no protocolo da UNIPLAC.


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasses; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; ; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; ; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual;; SE – Seminário; ; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; .


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Desenvolver o conhecimento de desenho técnico mecânico para aplicações industriais.

HABILIDADES

Domínio básico dos softwares CAD para elaboração de desenhos industriais.

ATITUDES

Desenvolver a criatividade, a honestidade, a rapidez de raciocínio, a calma, a elaboração de estratégias. A capacidade de participar das atividades, resolver problemas e conflitos, de se relacionar com o grupo.

OUTRAS

Desenvolver o raciocínio para a lógica, interpretação de cenários positivos e negativos.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

1.0

A definir

Avaliação 01

1 e 2

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 02

3, 4 e 5

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 03

6, 7, 8 e 9

x

x

x

2.0

A definir

Trabalho Final

10 e 11

x

x

x

3.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

HESKETT, John. Desenho industrial. 2.ed. Rio de Janeiro: Editora Universidade de Brasília, 1998. 227p 11923 ISBN 8503006073

2

VILSEKE, Abel José et al. Desenho técnico mecânico. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595023611.

3

BUENO, Claudia Pimentel; PAPAZOGLOU, Rosarita Steil. Desenho técnico para engenharias. Curitiba: Editora Juruá, 2008. 196 p. ISBN 9788536216799


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

SCHULMANN, Denis. O desenho industrial. São Paulo: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 1994. 124p (Coleção Ofício De Arte E Forma) 11864

2

SPECK, Henderson José; PEIXOTO, Virgílio Vieira. Manual básico de desenho técnico. 5. ed.rev. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2009. 203 p. ISBN 9788532804631

3

FRENCH, Thomas Ewing; VIERCK, Charles J. Desenho técnico e tecnologia gráfica. 7. ed. São Paulo: Editora Globo S/a, 2002. 1093 p. ISBN 852500733-1

4

SILVA, Arlindo; RIBEIRO, Carlos Tavares; DIAS, João .; SOUSA, Luís. Desenho técnico moderno. 4.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012. 475 p. ISBN 9788521615224.

5

COLLINS, Jack A; BUSBY, Henry R; STAAB, George Hans. Projeto mecânico. Rio de Janeiro: LTC, 2006. 1 recurso online. ISBN 978-85-216-1935-2.

obs:- A frequência é obrigatória e necessária para o bom desenvolvimento das atividades. É exigido pelo MEC, 75% de frequência, ou seja, o aluno poderá ter no máximo 15 horas (3 aulas de 4 créditos) de faltas por disciplina. Se ultrapassar esse limite percentual permitido será reprovado. - As faltas por motivos de saúde ou de trabalho, devem serem justificadas no protocolo da UNIPLAC.

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Fone: 55 49 32511022
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