PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Engenharia Mecânica |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Engenharia Mecânica Par046/22 |
PROFESSOR |
Marcos Roberto Strunck |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Desenho Industrial |
0-19452 |
3º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Normas gerais do desenho técnico mecânico: formatos, legenda, lista de peças, tipos de linha, letreiros, números, dobragem de folha. Dimensões normalizadas. Normas ABNT para o desenho técnico mecânico. Escalas normalizadas. Concordâncias. Projeções. Corte e seção. Cotagem. Desenhos para fabricação. Perspectivas. Desenho de conjunto e de detalhes. Indicações. Tolerâncias dimensionais e geométricas. Desenho universal e acessibilidade. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver conhecimentos relativos ao desenho como modo de representação bi e tridimensional de modo a capacitar os estudantes para a interpretação, registro e demonstração de objetos e elementos da realidade, bem como para a compreensão da interface de trabalho entre profissionais que atuam no campo das engenharias. Aplicar técnicas de desenho, condizentes com as convenções e normas brasileiras, utilizando-se de ferramentas apropriadas à representação correta do desenho. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Promover a familiaridade com as técnicas e os instrumentos de desenho, a fim de oferecer suporte adequado à sua elaboração; - Fornecer dados e conteúdo a fim de proporcionar a compreensão da lógica do desenho de representação e do desenho projetivo, com o uso dos diferentes sistemas e ferramentas, bem como das normas vigentes, necessários como interface de trabalho; - Capacitar para o domínio da linguagem e simbologia próprias do desenho, das convenções, da escala, do traçado e da caligrafia técnica;- Aprofundar os conhecimentos, com base na geometria descritiva, relativos à interpretação e à representação em projeções ortogonais e oblíquas, em duas e três dimensões;- Estimular a busca de conhecimento prático complementar através atividades especiais integradas à softwares de desenho. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1. Introdução ao Desenho Técnico Mecânico |
08 |
2 |
2. Vistas Ortográficas |
04 |
3 |
3. Cotagem |
04 |
4 |
4. Perspectiva Cônica |
04 |
5 |
5. Perspectiva Isométrica |
04 |
6 |
6. Vistas Auxiliares / Cortes |
04 |
7 |
7. Vistas Auxiliares / Cortes / Corte Composto / Meio Corte |
12 |
8 |
8. Superfícies |
04 |
9 |
9. Seções / Encurtamento |
08 |
10 |
10. Elementos de Máquinas |
12 |
11 |
11. Conjuntos e Detalhes |
16 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
- A frequência é obrigatória e necessária para o bom desenvolvimento das atividades. É exigido pelo MEC, 75% de frequência, ou seja, o aluno poderá ter no máximo 15 horas (3 aulas de 4 créditos) de faltas por disciplina. Se ultrapassar esse limite percentual permitido será reprovado. - As faltas por motivos de saúde ou de trabalho, devem serem justificadas no protocolo da UNIPLAC. |
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasses; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; ; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; ; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual;; SE – Seminário; ; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; . |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Desenvolver o conhecimento de desenho técnico mecânico para aplicações industriais. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Domínio básico dos softwares CAD para elaboração de desenhos industriais. |
|||||||||||
ATITUDES |
Desenvolver a criatividade, a honestidade, a rapidez de raciocínio, a calma, a elaboração de estratégias. A capacidade de participar das atividades, resolver problemas e conflitos, de se relacionar com o grupo. |
|||||||||||
OUTRAS |
Desenvolver o raciocínio para a lógica, interpretação de cenários positivos e negativos. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
|
|
|
|
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 01 |
1 e 2 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 02 |
3, 4 e 5 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 03 |
6, 7, 8 e 9 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Trabalho Final |
10 e 11 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
HESKETT, John. Desenho industrial. 2.ed. Rio de Janeiro: Editora Universidade de Brasília, 1998. 227p 11923 ISBN 8503006073 |
|||||||||||
2 |
VILSEKE, Abel José et al. Desenho técnico mecânico. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595023611. |
|||||||||||
3 |
BUENO, Claudia Pimentel; PAPAZOGLOU, Rosarita Steil. Desenho técnico para engenharias. Curitiba: Editora Juruá, 2008. 196 p. ISBN 9788536216799 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
SCHULMANN, Denis. O desenho industrial. São Paulo: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 1994. 124p (Coleção Ofício De Arte E Forma) 11864 |
|||||||||||
2 |
SPECK, Henderson José; PEIXOTO, Virgílio Vieira. Manual básico de desenho técnico. 5. ed.rev. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2009. 203 p. ISBN 9788532804631 |
|||||||||||
3 |
FRENCH, Thomas Ewing; VIERCK, Charles J. Desenho técnico e tecnologia gráfica. 7. ed. São Paulo: Editora Globo S/a, 2002. 1093 p. ISBN 852500733-1 |
|||||||||||
4 |
SILVA, Arlindo; RIBEIRO, Carlos Tavares; DIAS, João .; SOUSA, Luís. Desenho técnico moderno. 4.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012. 475 p. ISBN 9788521615224. |
|||||||||||
5 |
COLLINS, Jack A; BUSBY, Henry R; STAAB, George Hans. Projeto mecânico. Rio de Janeiro: LTC, 2006. 1 recurso online. ISBN 978-85-216-1935-2. |
|||||||||||
obs:- A frequência é obrigatória e necessária para o bom desenvolvimento das atividades. É exigido pelo MEC, 75% de frequência, ou seja, o aluno poderá ter no máximo 15 horas (3 aulas de 4 créditos) de faltas por disciplina. Se ultrapassar esse limite percentual permitido será reprovado. - As faltas por motivos de saúde ou de trabalho, devem serem justificadas no protocolo da UNIPLAC. |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |