PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Engenharia Elétrica |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Engenharia Elétrica Par773/17 |
PROFESSOR |
Thiago Spindola Coelho |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Máquinas Elétricas |
0-18147 |
7º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Fundamentos de conversão eletromecânica. Transformadores. Máquinas assíncronas. Máquinas de corrente contínua. Máquinas síncronas. |
OBJETIVO GERAL |
No final da disciplina os acadêmicos deverão conhecer, identificar, dimensionar, calcular e compreender as especificações e características das máquinas elétricas e possuir uma visão geral sobre os aspectos construtivos das diferentes máquinas elétricas. Neste conhecimento será enfatizada a utilização, quando possível, dos dispositivos computacionais nas suas diversas opções, cada vez mais presentes no dia a dia. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Utilizar os conhecimentos matemáticos, físicos e tecnológicos aprendidos no curso para o estudo das máquinas elétricas; Identificar os diferentes tipos de máquinas elétricas; Aplicar modelos matemáticos para a análise e dimensionamento de máquinas elétricas; Conhecer as características eletromecânicas das máquinas elétricas; Analisar e projetar os vários tipos de ligação, partida, controle e proteção dos motores. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Introdução; |
20 |
2 |
Princípios de conversão eletromecânica. |
20 |
3 |
Máquinas assíncronas. |
20 |
4 |
Máquinas de corrente contínua. |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; ARM – Aula com Recursos Multimídia; EX – Exercício de Fixação; SI – Simulação; |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
O aluno será avaliado pela capacidade de assimilação, reflexão e posicionamento a respeito dos assuntos tratados em sala de aula e em laboratório. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Será observado suas habilidades em comunicar-se verbalmente e/ou de forma escrita, em realizar leitura e refletir a respeito dos assuntos tratados, capacidade de propor soluções aos casos estudados. |
|||||||||||
ATITUDES |
Assiduidade, interesse, comprometimento e capacidade individual e coletiva de relacionamento. |
|||||||||||
OUTRAS |
|
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação 01 |
1 - 2 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 02 |
3 - 4 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 03 |
1 - 4 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação integrativa |
|
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
DEL TORO, Vincent. Fundamentos de máquinas elétricas. Rio de Janeiro: LTC, 2013. 541p. ISBN 9788521611844 |
|||||||||||
2 |
FITZGERALD, A. E.; KINGSLEY JÚNIOR, Charles; UMANS, Stephen D. Máquinas elétricas/ com introdução à eletrônica de potência. São Paulo: Mc Graw Hill, 2006. 623 p. |
|||||||||||
3 |
OLIVEIRA, José Carlos de; ABREU, José. Transformadores: teoria e ensaios. Itajubá 1984. 174 p. 22807 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
CHAPMAN, Stephen J. Fundamentos de máquinas elétricas. 5.ed. Porto Alegre: Mac Graw Hill, 2013. ISBN 9788580552065 |
|||||||||||
2 |
DORF, Richard C.; SVOBODA, James A. Introdução aos circuitos elétricos. 8.ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos E Científicos Editora S. A, 2012. 816p. ISBN 9788521621164 |
|||||||||||
3 |
FRANCHI, Claiton Moro. Acionamentos elétricos: motores elétricos, diagramas de comando, chaves de partida, inversores de frequência, e soft-starters. 4.ed. São Paulo: Érica, 2008. 249p. ISBN 9788536501499 |
|||||||||||
4 |
HAMBLEY, Allan R. Engenharia elétrica: princípios e aplicações. 4.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. ISBN 9788521616856 |
|||||||||||
5 |
KOSTENKO, M. Máquinas eléctricas: Máquinas de corrente alternada. Porto: Lopes Silva, 1979. 16433 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |