PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Engenharia Elétrica |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Engenharia Elétrica Par045/22 |
PROFESSOR |
Thiago Spindola Coelho |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Eletromagnetismo |
0-19814 |
5º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Cálculo vetorial. Carga elétrica. Capacitores e dielétricos. Corrente e resistência elétrica. Potencial elétrico. Força eletromagnética. Campo elétrico. Campo magnético. Fluxo de campo elétrico. Fluxo de campo magnético. Indução eletromagnética. Equações de Maxwell. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
No final da disciplina os acadêmicos deverão:Assimilar o conceito de cargas elétricas e sua distribuição vetorial.Compreender os mecanismos pelos quais os campos elétricos e magnéticos são originados.Estarem aptos a realizar desenvolvimento matemático das equações de Maxwell a partir do fundamento teórico. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Compreender álgebra vetorial aplicada ao eletromagnetismo.Utilizar os conhecimentos de cálculo diferencial e integral e os fundamentos físicos para equacionamento das variáveis elétricas de interesse.Realizar a aplicação dos conceitos físicos e matemáticos para obtenção do valor de uma determinada grandeza para uma geometria específica.Fixar os fundamentos teóricos através da resolução de exercícios. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Introdução; |
20 |
2 |
Lei de Gauss do campo Elétrico, Cargas Elétricas, Potencial Elétrico e Campo Elétrico, Capacitores e Dielétricos. |
12 |
3 |
Lei de Gauss do campo Elétrico, Cargas Elétricas, Potencial Elétrico e Campo Elétrico, Capacitores e Dielétricos. |
12 |
4 |
Lei de Faraday, Indução, Campo Magnético e Circuitos. |
12 |
5 |
Lei de Ampere, Corrente Elétrica Gerando campo Magnético, densidade de corrente Elétrica. |
12 |
6 |
Equações de Maxwell. |
12 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:AEX / ARM / EX |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
O aluno será avaliado pela capacidade de assimilação, reflexão e posicionamento a respeito dos assuntos tratados em sala de aula e em laboratório. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Será observado suas habilidades em comunicar-se verbalmente e/ou de forma escrita, em realizar leitura e refletir a respeito dos assuntos tratados, capacidade de propor soluções aos casos estudados. |
|||||||||||
ATITUDES |
Assiduidade, interesse, comprometimento e capacidade individual e coletiva de relacionamento. |
|||||||||||
OUTRAS |
|
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação 01 |
1 - 3 |
x |
x |
x |
3 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 02 |
4 - 5 |
x |
x |
x |
3 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 03 |
1 - 6 |
x |
x |
x |
3 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação integrativa |
1 - 6 |
x |
x |
x |
1 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
HAYT JR, William H; BUCK, John A. Eletromagnetismo. 8. Porto Alegre: Bookman, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788580551549. |
|||||||||||
2 |
WALKER, Jearl. Halliday Resnick: fundamentos de física : eletromagnetismo. 8.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2011. 295p. ISBN 9788521616061 |
|||||||||||
3 |
SADIKU, Matthew N. O. Elementos de eletromagnetismo. 5.ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. 702p. ISBN 9788540701502 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
GREF, Física 3: Eletromagnetismo, 2ª Ed., São Paulo: Editora Edusp, 1995, 440p. |
|||||||||||
2 |
HALLIDAY, David; KRANE, Kenneth S.; RESNICK, Robert. Física 3. 5.ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos E Científicos Editora S. A, 2011. ISBN 9788521613916 |
|||||||||||
3 |
Pires, Antonio S.T. Evolução das Idéias da Física, Editora Livraria da Física, São Paulo, 2008. |
|||||||||||
4 |
Fitzgeral, A. E. Máquinas Elétricas; tradução Anatólio Laschuk - 6. ed. - Porto alegre: Bookman, 2006. |
|||||||||||
5 |
J.M. Lévy-Leblond/ André Butoli. A electricidade e Magnetismo em Perguntas, ed. Gradativa, Lisboa - Portugal. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |