UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Engenharia Elétrica - Eletrônica Digital - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Engenharia Elétrica

ESTRUTURA CURRICULAR

Engenharia Elétrica Par045/22

PROFESSOR

Rafael Pellizzoni de Oliveira


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Eletrônica Digital

0-19813

4

80


EMENTA

Álgebra de Boole: postulados e teoremas. Circuitos lógicos básicos. Introdução a famílias lógicas.

Projetos de circuitos combinacionais e sequenciais. Sistema de numeração e códigos numéricos.

Dispositivos de memória: flip-flop.


OBJETIVO GERAL

Proporcionar o conhecimento teórico e prático da aplicação e implementação de circuitos lógicos digitais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Apresentar os conceitos de sistemas digitais; • Apresentar sistemas combinacionais e sequenciais e suas aplicações; • Simular e implementar circuitos combinacionais e sequenciais;• Introduzir a programação de microcontroladores, utilizando os conceitos apresentados durante o semestre.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Representações Numéricas
Sistema de Numeração Aritmética Binária

8

2

Álgebra de Boole: postulados e teoremas

12

3

Circuitos Lógicos Digitais
Funções e Portas Lógicas Simplificação de Circuitos Lógicos

12

4

Introdução a Famílias Lógicas

12

5

Circuitos Lógicos Combinacionais

12

6

Circuito Lógicos Sequenciais

12

7

Codificadores e Decodificadores
Circuitos Aritméticos
Multiplexadores, Demultiplexadores e Memórias

12

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Trabalho de Iniciação ao Desenvolvimento de Projetos de Negócios.


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

provas, trabalhos e exercícios

HABILIDADES

resolução de problemas práticos

ATITUDES

pontualidade, interesse

OUTRAS

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

AV 01

1,2,3, e 4

x

x

x

4

26/03/2025

x

10/04/2025

TR 01

1,2,3,4,5,6,7 e 8

x

x

x

4

29/05/2025

x

05/06/2025

AI 01

1,2,3,4,5,6,7 e 8

2

05/06/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

IDOETA, Ivan Valeije; CAPUANO, Francisco Gabriel. Elementos de eletrônica digital. 41. ed. São Paulo: Érica, 2013. 524 p. ISBN 9788571940192

2

BIGNELL, James W.; DONOVAN, Robert L. Eletrônica digital: Lógica seqüêncial. São Paulo: Makron Books Do Brasil Editora Ltda, 1995. 10295 ISBN 85-346-0380-4

3

TOKHEIM, Roger. Fundamentos de eletrônica digital, V.2: sistemas sequenciais. Porto Alegre: AMGH, 2013. 1 recurso online. (Tekne). ISBN 9788580551952.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BIGNELL, James; DONOVAN, Robert. Eletrônica digital. São Paulo: Cengage Learning, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788522128242.

2

LOURENÇO, Antonio Carlos de; CRUZ, Eduardo Cesar Alves; FERREIRA, Sabrina Rodero; CHOUERI JÚNIOR, Salomão. Circuitos digitais. São Paulo: Livros Érica Editora Ltda, 1996. 321 p.:il (Coleção estude e use. série eletrônica digital) ISBN 85-7194-320-6

3

SHIBATA, Wilson M. Eletrônica digital: Teoria e experiência. São Paulo: Livros Érica Editora Ltda, 1990. 16447

4

SEDRA, Adel S.; SMITH, Kenneth C. Microeletrônica. São Paulo: Makron Books Do Brasil Editora Ltda, 1995. 10307 ISBN 85-346-0293-X

5

DAGHLIAN, Jacob. Lógica e algebra de boole. 4.ed. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 1995. 167 p. 13742 ISBN 852241256-1

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática