PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Engenharia Elétrica |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Engenharia Elétrica Par045/22 |
PROFESSOR |
Rafael Pellizzoni de Oliveira |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Eletrônica Digital |
0-19813 |
5º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Álgebra de Boole: postulados e teoremas. Circuitos lógicos básicos. Introdução a famílias lógicas. Projetos de circuitos combinacionais e sequenciais. Sistema de numeração e códigos numéricos. Dispositivos de memória: flip-flop. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar o conhecimento teórico e prático da aplicação e implementação de circuitos lógicos digitais. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Apresentar os conceitos de sistemas digitais; • Apresentar sistemas combinacionais e sequenciais e suas aplicações; • Simular e implementar circuitos combinacionais e sequenciais;• Introduzir a programação de microcontroladores, utilizando os conceitos apresentados durante o semestre. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Representações Numéricas |
8 |
2 |
Álgebra de Boole: postulados e teoremas |
12 |
3 |
Circuitos Lógicos Digitais |
12 |
4 |
Introdução a Famílias Lógicas |
12 |
5 |
Circuitos Lógicos Combinacionais |
12 |
6 |
Circuito Lógicos Sequenciais |
12 |
7 |
Codificadores e Decodificadores |
12 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Trabalho de Iniciação ao Desenvolvimento de Projetos de Negócios. |
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
provas, trabalhos e exercícios |
|||||||||||
HABILIDADES |
resolução de problemas práticos |
|||||||||||
ATITUDES |
pontualidade, interesse |
|||||||||||
OUTRAS |
|
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
AV 01 |
1,2,3, e 4 |
x |
x |
x |
4 |
26/03/2025 |
x |
10/04/2025 |
||||
TR 01 |
1,2,3,4,5,6,7 e 8 |
x |
x |
x |
4 |
29/05/2025 |
x |
05/06/2025 |
||||
AI 01 |
1,2,3,4,5,6,7 e 8 |
|
|
|
2 |
05/06/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
IDOETA, Ivan Valeije; CAPUANO, Francisco Gabriel. Elementos de eletrônica digital. 41. ed. São Paulo: Érica, 2013. 524 p. ISBN 9788571940192 |
|||||||||||
2 |
BIGNELL, James W.; DONOVAN, Robert L. Eletrônica digital: Lógica seqüêncial. São Paulo: Makron Books Do Brasil Editora Ltda, 1995. 10295 ISBN 85-346-0380-4 |
|||||||||||
3 |
TOKHEIM, Roger. Fundamentos de eletrônica digital, V.2: sistemas sequenciais. Porto Alegre: AMGH, 2013. 1 recurso online. (Tekne). ISBN 9788580551952. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
BIGNELL, James; DONOVAN, Robert. Eletrônica digital. São Paulo: Cengage Learning, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788522128242. |
|||||||||||
2 |
LOURENÇO, Antonio Carlos de; CRUZ, Eduardo Cesar Alves; FERREIRA, Sabrina Rodero; CHOUERI JÚNIOR, Salomão. Circuitos digitais. São Paulo: Livros Érica Editora Ltda, 1996. 321 p.:il (Coleção estude e use. série eletrônica digital) ISBN 85-7194-320-6 |
|||||||||||
3 |
SHIBATA, Wilson M. Eletrônica digital: Teoria e experiência. São Paulo: Livros Érica Editora Ltda, 1990. 16447 |
|||||||||||
4 |
SEDRA, Adel S.; SMITH, Kenneth C. Microeletrônica. São Paulo: Makron Books Do Brasil Editora Ltda, 1995. 10307 ISBN 85-346-0293-X |
|||||||||||
5 |
DAGHLIAN, Jacob. Lógica e algebra de boole. 4.ed. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 1995. 167 p. 13742 ISBN 852241256-1 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |