PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Engenharia Elétrica |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Engenharia Elétrica Par045/22 |
PROFESSOR |
Paula Andressa Wunderlich de Andrade |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Práticas Extensionistas |
0-19443 |
3º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Oportunizar uma perspectiva da extensão universitária como processo acadêmico envolvendo aluno e professor, num constante intercâmbio com a sociedade, oportunizando uma relação multi, e interdisciplinares entre as partes, refletindo em ações articuladas interferindo na realidade local |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Estimular projetos e ou atividades de extensão sob a orientação de um professor, possibilitando novas ações e processos numa perspectiva multidisciplinar. Promover vivencias e a aplicação do conhecimento visando o aprimoramento da autonomia intelectual e acadêmica, assim como o desenvolvimento das questões comportamentais. Compreender e estimular a utilização das tecnologias da informação disponíveis para melhorar a qualificação dos negócios locais. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Introdução e apresentação da disiplina |
4 |
2 |
Apresentação do projeto e metodologias |
16 |
3 |
Desenvolvimentos das práticas extensionistas |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Exposição, realização de avaliações, relato dos estudos de casos |
|||||||||||
HABILIDADES |
Assiduidade, colaboração com os colegas e participação nas aulas |
|||||||||||
ATITUDES |
Atividades em grupos |
|||||||||||
OUTRAS |
Respeito |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Integrativa |
|
|
|
|
1 |
A definir |
|
|
||||
Entrega - Parte 1 |
|
|
|
|
4 |
A definir |
|
|
||||
Entrega Parte 2 |
|
|
|
|
4 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
VASCONCELLOS, Celso dos S. Construção do conhecimento em sala de aula. 15.ed. São Paulo: Libertad, 2004. 141 p. (Cadernos Pedagógicos do Liberdad) ISBN 8585819014 |
|||||||||||
2 |
POZZOBON, Maria Elizete; BUSATO, Maria Assunta. Extensão universitária: reflexão e ação. Chapecó: Argos, 2009. 173 p. |
|||||||||||
3 |
CALDERON, Adolfo Ignacio; SAMPAIO, Helena. Experiências universitárias: Experiências solidárias. 2.ed. São Paulo: Olho Dágua, 2001. 149 p. ISBN 858542873-2 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
4 Extensão Universitária e Sua Curricularização. |
|||||||||||
2 |
Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa |
|||||||||||
3 |
Princípios da extensão universitária |
|||||||||||
4 |
UNIVERSIDADE DO CONTESTADO. Fórum de extensão universitária da Acafe (4.:set 2003 : Caçador,SC): interfaces da extensão para a sociedade sustentável. Caçador: A Universidade, 2003. 247 p. |
|||||||||||
5 |
Curricularização da Extensão Universitária - Teoria e Prática |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |