PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Engenharia de Produção |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Engenharia de Produção Par775/17 |
PROFESSOR |
Petterson Andrade Arruda |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Empreendedorismo I |
0-18125 |
9º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
A concepção de um novo empreendimento. Validação de ideias. Lean Startup. Mercado alvo. Estratégias de segmentação. Ações de marketing. Plano de marketing. Previsão de vendas. Matriz produto-mercado. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver a capacidade de identificação de oportunidades e planejamento de uma atividade empresarial desde a concepção, desenvolvimento e implantação do negócio. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Desenvolver um planejamento Estratégico de Marketing; - Estimular a criatividade; - Elaborar um plano de negócios profissional tendo em vista as possibilidades apresentadas pelo ambiente; |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
APRESENTAÇÃO DA METODOLOGIA E BIBLIOGRAFIA UTILIZADA |
6 |
2 |
VALIDAÇÃO DA IDEIAS |
6 |
3 |
LEAN STARTUP: |
10 |
4 |
MERCADO ALVO: |
6 |
5 |
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIAS DE MARKETING: |
6 |
6 |
Previsão de vendas |
6 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
- Domínio da estrutura do projeto plano de negócios; - Normatização de trabalho científico; - Princípios básicos para a realização de uma pesquisa científica. |
|||||||||||
HABILIDADES |
- Capacidade de dialogar, interagir e argumentar sem desrespeitar colegas e professor; - Organização; - Capacidade de redação, análise e reflexão.. |
|||||||||||
ATITUDES |
- Pontualidade, assiduidade, comprometimento com a realização do projeto; - Participação e frequência nas aulas; - Participação no Seminário de empreendedorismo |
|||||||||||
OUTRAS |
Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação 1 Integrativa |
1,2,3,4,5,6 |
|
|
|
2 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 02: Seminário de empreendedorismo – Projeto/ Canvas e Pesquisa de Mercado |
1,2 |
|
|
|
2 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 03: Prova de Empreendedorismo |
1, 2, 3 |
|
|
|
1 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 04: Apresentação parcial e entrega do relatório |
4 e 5 |
|
|
|
1 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 05 Apresentação parcial e entrega do relatório |
5, 6 |
x |
x |
|
2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 06 Apresentação e entrega do relatório final |
6 |
|
|
|
2 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
DORNELAS, José. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 8. São Paulo: Fazendo Acontecer, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786587052083. |
|||||||||||
2 |
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia, práticas. 27. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 335 p. ISBN 978-85-224-5826-4. |
|||||||||||
3 |
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson, 2013. 765 p. ISBN 978-85-8143-000-3. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Saraiva, 2006. 278 p. ISBN 85-02-04513-X. |
|||||||||||
2 |
KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. Alinhamento: utilizando o balanced scorecard para criar sinergias corporativas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. 335 p. ISBN 85-352-1973-0. |
|||||||||||
3 |
LAS CASAS, A. P. Marketing de serviços. são paulo atlas 2012 |
|||||||||||
4 |
BIAGIO, Luiz Arnaldo. Como elaborar o plano de negócios. Barueri: Manole, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788520447338. |
|||||||||||
5 |
DORNELAS, José. Plano de negócios com o modelo Canvas: guia prático de avaliação de ideias de negócio. 2. São Paulo: Fazendo Acontecer, 2020. 1 recurso online. ISBN 9786587052076. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |