UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Engenharia de Produção - Empreendedorismo I - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Engenharia de Produção

ESTRUTURA CURRICULAR

Engenharia de Produção Par775/17

PROFESSOR

Petterson Andrade Arruda


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Empreendedorismo I

0-18125

2

40


EMENTA

A concepção de um novo empreendimento. Validação de ideias. Lean Startup. Mercado alvo. Estratégias de segmentação. Ações de marketing. Plano de marketing. Previsão de vendas. Matriz produto-mercado.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver a capacidade de identificação de oportunidades e planejamento de uma atividade empresarial desde a concepção, desenvolvimento e implantação do negócio.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Desenvolver um planejamento Estratégico de Marketing; - Estimular a criatividade; - Elaborar um plano de negócios profissional tendo em vista as possibilidades apresentadas pelo ambiente;


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

APRESENTAÇÃO DA METODOLOGIA E BIBLIOGRAFIA UTILIZADA

6

2

VALIDAÇÃO DA IDEIAS

- Metodologia Canvas/ MVP (Produto Mínimo Viável) para validação das ideias:

6

3

LEAN STARTUP:

- Startup Enxuta
- Agregação de Valor;
- Novos produtos e Processos;
- Processo operacional;
- Organização e gerência do negócio; (avaliação desempenho)

10

4

MERCADO ALVO:

- Pesquisa de mercado;;
- Mercado Consumidor;
- Mercado concorrente;
- Mercado fornecedor;
- Portfolio;
- Localização;

6

5

PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIAS DE MARKETING:

- Composto de Marketing;
- Segmentação de Mercado;
- Comportamento do consumidor;
- Inteligência de marketing;
- Posicionamento;
- Planos de Ação 5W2H

6

6

Previsão de vendas
- Previsão de vendas
- Projeção de vendas
- Gestão de estoques
- Previsão de Faturamento
- Previsão de Receitas;
- Fluxo de caixa projetado

6

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

- Domínio da estrutura do projeto plano de negócios; - Normatização de trabalho científico; - Princípios básicos para a realização de uma pesquisa científica.

HABILIDADES

- Capacidade de dialogar, interagir e argumentar sem desrespeitar colegas e professor; - Organização; - Capacidade de redação, análise e reflexão..

ATITUDES

- Pontualidade, assiduidade, comprometimento com a realização do projeto; - Participação e frequência nas aulas; - Participação no Seminário de empreendedorismo

OUTRAS

Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 1 Integrativa

1,2,3,4,5,6

2

A definir

Avaliação 02: Seminário de empreendedorismo – Projeto/ Canvas e Pesquisa de Mercado

1,2

2

A definir

Avaliação 03: Prova de Empreendedorismo

1, 2, 3

1

A definir

x

A definir

Avaliação 04: Apresentação parcial e entrega do relatório

4 e 5

1

A definir

Avaliação 05 Apresentação parcial e entrega do relatório

5, 6

x

x

2

A definir

x

A definir

Avaliação 06 Apresentação e entrega do relatório final

6

2

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

DORNELAS, José. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 8. São Paulo: Fazendo Acontecer, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786587052083.

2

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia, práticas. 27. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 335 p. ISBN 978-85-224-5826-4.

3

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson, 2013. 765 p. ISBN 978-85-8143-000-3.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Saraiva, 2006. 278 p. ISBN 85-02-04513-X.

2

KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. Alinhamento: utilizando o balanced scorecard para criar sinergias corporativas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. 335 p. ISBN 85-352-1973-0.

3

LAS CASAS, A. P. Marketing de serviços. são paulo atlas 2012

4

BIAGIO, Luiz Arnaldo. Como elaborar o plano de negócios. Barueri: Manole, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788520447338.

5

DORNELAS, José. Plano de negócios com o modelo Canvas: guia prático de avaliação de ideias de negócio. 2. São Paulo: Fazendo Acontecer, 2020. 1 recurso online. ISBN 9786587052076.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática