PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Engenharia de Produção |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Engenharia de Produção Par775/17 |
PROFESSOR |
Ciro Antonio Fernandes |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Análise de Mercados |
0-18122 |
9º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Métodos de análise e de pesquisa mercadológica; Segmentos de mercados; Comportamento do consumidor; Mercados organizacionais; Franquias e internacionalização. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver no aluno a capacidade de realizar análise de mercado e utilizá-la como ferramenta para conhecer em profundidade o segmento em que a empresa atua, o perfil e o comportamento de seus clientes e dos concorrentes e esclarecer como tal conhecimento pode auxiliar a empresa na expansão de seu negócio e de suas fronteiras, além de reduzir os riscos e dar maior agilidade nas decisões relacionadas às estratégias de marketing. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Habilitar o aluno na construção e condução da pesquisa de mercado, a realizar a análise do ambiente externo e interno; na análise do perfil dos consumidores e do segmento em que a empresa compete. Capacitar o aluno a desenvolver o plano de pesquisa, definindo e utilizando os diferentes tipos de pesquisas de marketing, formular questionários, tabular dados e reconhecer, a partir dos resultados produzidos, oportunidades para a criação de novos negócios ou a expansão da empresa. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Métodos de análise e de pesquisa mercadológica: O papel da pesquisa de marketing; o processo de pesquisa de marketing; definição do problema, das alternativas de decisão e dos objetivos da pesquisa: pesquisa quantitativa e qualitativa; desenvolvimento do plano de pesquisa: pesquisa exploratória, descritiva e causal; análise do macro ambiente; coleta análise de informações; apresentação dos resultados; tomada de decisão; superação das barreiras ao uso da pesquisa de marketing. |
4 |
2 |
Segmentos de mercados: Análise dos mercados organizacionais; conceito de mercado organizacional e diferença com o de consumo. |
4 |
3 |
Comportamento do consumidor: - Análise de mercados consumidores; o processo de decisão de compra: o modelo de cinco estágios. |
8 |
4 |
Mercados organizacionais: Conceito de mercado organizacional e diferença com o de consumo; análise dos mercados organizacionais. |
4 |
5 |
Franquias e internacionalização: Franquia, o que é e como se tornar um franqueado; desafios para o franqueador. O que é internacionalização e as diferentes estratégias de atuação no mercado. |
4 |
6 |
Participação de eventos extraclasse |
16 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 16 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Trabalho de Iniciação ao Desenvolvimento de Projetos de Negócios. |
Estratégias:ABEP - Atividades baseadas em problemas; ABEPR - Atividades baseadas em projetos; AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; DS - Discussões Socráticas; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; PBL - Problem Based Learning; SAI - Sala de Aula Invertida; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Avaliar a capacidade cognitiva, no que se refere a “retenção” do aprendizado e das teorias que permitem dar sentido ao conteúdo passado durante as aulas. |
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HABILIDADES |
Avaliar a capacidade de “saber fazer” o que foi transmitido ao longo do processo de ensino/aprendizagem, a partir da teoria. |
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ATITUDES |
Avaliar a “concretização” do aprendizado, por meio do comportamento, no momento de colocar as habilidades em prática. |
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OUTRAS |
Autoavaliação realizada pelo aluno, a fim de mensurar como percebe sua participação dentro do processo de construção do conhecimento. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação de Conteúdo |
1 |
|
|
|
3.00 |
07/05/2025 |
x |
14/05/2025 |
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Avaliação de Conteúdo |
2 |
|
|
|
3.00 |
18/06/2025 |
x |
25/06/2025 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
DEMO, Gisela (org.). Marketing de relacionamento & comportamento do consumidor: estado da arte, produção nacional, novas medidas e estudos empíricos. São Paulo: Atlas, 2015. 140 p. ISBN 9788522497249. |
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2 |
KOTLER, Philip; Keller, Kevin Lane. Administração de Marketing. 14. Pearson Education - BR 2012 ISBN 9788581430003 |
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3 |
LIMEIRA, Tania Maria Vidigal. Comportamento do consumidor brasileiro. 2. São Paulo: Saraiva, 2017. 1 recurso online. (Saraiva uni). ISBN 9788547215118. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
KOTLER, P. & GARY, A. Princípios de marketing. Rio de Janeiro: Prentice-Hall, 2008. |
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2 |
IZIDORO, C. (Org.). Análise e pesquisa de mercado. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015. |
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3 |
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: foco na decisão -- 3. ed. -- São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. |
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4 |
MADY, E. B. Pesquisa de mercado [livro eletrônico] Curitiba: InterSaberes, 2014. |
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5 |
FOGGETTI, C. (Org). Comportamento do consumidor e pesquisa de mercado - São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015. |
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obs:A ausência do(a) aluno(a) no período da aula deverá ser justificada à Coordenação do Curso, por meio de formulário disponível no Portal (justificativa de faltas). |
Para a atenticação do plano de ensino |
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