UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Engenharia de Produção - Análise de Mercados - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Engenharia de Produção

ESTRUTURA CURRICULAR

Engenharia de Produção Par775/17

PROFESSOR

Ciro Antonio Fernandes


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Análise de Mercados

0-18122

2

40


EMENTA

Métodos de análise e de pesquisa mercadológica; Segmentos de mercados; Comportamento do consumidor; Mercados organizacionais; Franquias e internacionalização.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver no aluno a capacidade de realizar análise de mercado e utilizá-la como ferramenta para conhecer em profundidade o segmento em que a empresa atua, o perfil e o comportamento de seus clientes e dos concorrentes e esclarecer como tal conhecimento pode auxiliar a empresa na expansão de seu negócio e de suas fronteiras, além de reduzir os riscos e dar maior agilidade nas decisões relacionadas às estratégias de marketing.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Habilitar o aluno na construção e condução da pesquisa de mercado, a realizar a análise do ambiente externo e interno; na análise do perfil dos consumidores e do segmento em que a empresa compete. Capacitar o aluno a desenvolver o plano de pesquisa, definindo e utilizando os diferentes tipos de pesquisas de marketing, formular questionários, tabular dados e reconhecer, a partir dos resultados produzidos, oportunidades para a criação de novos negócios ou a expansão da empresa.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Métodos de análise e de pesquisa mercadológica: O papel da pesquisa de marketing; o processo de pesquisa de marketing; definição do problema, das alternativas de decisão e dos objetivos da pesquisa: pesquisa quantitativa e qualitativa; desenvolvimento do plano de pesquisa: pesquisa exploratória, descritiva e causal; análise do macro ambiente; coleta análise de informações; apresentação dos resultados; tomada de decisão; superação das barreiras ao uso da pesquisa de marketing.

4

2

Segmentos de mercados: Análise dos mercados organizacionais; conceito de mercado organizacional e diferença com o de consumo.

4

3

Comportamento do consumidor: - Análise de mercados consumidores; o processo de decisão de compra: o modelo de cinco estágios.

8

4

Mercados organizacionais: Conceito de mercado organizacional e diferença com o de consumo; análise dos mercados organizacionais.

4

5

Franquias e internacionalização: Franquia, o que é e como se tornar um franqueado; desafios para o franqueador. O que é internacionalização e as diferentes estratégias de atuação no mercado.

4

6

Participação de eventos extraclasse

16

 

TOTAL DE HORAS

40 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 16 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Trabalho de Iniciação ao Desenvolvimento de Projetos de Negócios.


Estratégias:ABEP - Atividades baseadas em problemas; ABEPR - Atividades baseadas em projetos; AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; DS - Discussões Socráticas; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; PBL - Problem Based Learning; SAI - Sala de Aula Invertida; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Avaliar a capacidade cognitiva, no que se refere a “retenção” do aprendizado e das teorias que permitem dar sentido ao conteúdo passado durante as aulas.

HABILIDADES

Avaliar a capacidade de “saber fazer” o que foi transmitido ao longo do processo de ensino/aprendizagem, a partir da teoria.

ATITUDES

Avaliar a “concretização” do aprendizado, por meio do comportamento, no momento de colocar as habilidades em prática.

OUTRAS

Autoavaliação realizada pelo aluno, a fim de mensurar como percebe sua participação dentro do processo de construção do conhecimento.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação de Conteúdo

1

3.00

07/05/2025

x

14/05/2025

Avaliação de Conteúdo

2

3.00

18/06/2025

x

25/06/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

DEMO, Gisela (org.). Marketing de relacionamento & comportamento do consumidor: estado da arte, produção nacional, novas medidas e estudos empíricos. São Paulo: Atlas, 2015. 140 p. ISBN 9788522497249.

2

KOTLER, Philip; Keller, Kevin Lane. Administração de Marketing. 14. Pearson Education - BR 2012 ISBN 9788581430003

3

LIMEIRA, Tania Maria Vidigal. Comportamento do consumidor brasileiro. 2. São Paulo: Saraiva, 2017. 1 recurso online. (Saraiva uni). ISBN 9788547215118.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

KOTLER, P. & GARY, A. Princípios de marketing. Rio de Janeiro: Prentice-Hall, 2008.

2

IZIDORO, C. (Org.). Análise e pesquisa de mercado. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.

3

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: foco na decisão -- 3. ed. -- São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

4

MADY, E. B. Pesquisa de mercado [livro eletrônico] Curitiba: InterSaberes, 2014.

5

FOGGETTI, C. (Org). Comportamento do consumidor e pesquisa de mercado - São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.

obs:A ausência do(a) aluno(a) no período da aula deverá ser justificada à Coordenação do Curso, por meio de formulário disponível no Portal (justificativa de faltas).

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Para a atenticação do plano de ensino

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Fone: 55 49 32511022
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