PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Engenharia de Produção |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Engenharia de Produção Par775/17 |
PROFESSOR |
José Adelir Wolf |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Manutenção Industrial |
0-18115 |
7º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Introdução à manutenção e histórico. Tipos de manutenção. Planejamento da manutenção. Confiabilidade aplicada à manutenção. Gestão estratégica da manutenção. Manutenção produtiva total (TPM). Modo e análise de falhas (FMEA). Indicadores de desempenho. OEE. |
OBJETIVO GERAL |
Entender sobre manutenção e sua importância dentro do contexto industrial. Aprender os tipos de manutenção e as técnicas de gestão da manutenção utilizadas atualmente. Conhecer as competências e habilidades do profissional de manutenção. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Apresentar o histórico da manutenção e a sua utilização no meio industrial; Descrever os tipos de manutenção; Caracterizar o Planejamento da Manutenção; Conceituar a Confiabilidade aplicada a manutenção; Estabelecer a Gestão Estratégica da manutenção. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentar o histórico da manutenção e a sua utilização no meio industrial. |
25 |
2 |
Planejamento da Manutenção: Ciclo de Vida Útil |
25 |
3 |
Gestão estratégica da manutenção. Indicadores de desempenho |
20 |
4 |
Caminho Crítico - PERT CPM |
10 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
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Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
O aluno será avaliado segundo os seguintes critérios: 1- Domínio mínimo dos conteúdos apresentados; 2- Reconhecer as etapas de um programa de manutenção |
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HABILIDADES |
Avaliação em sala de aula levando em conta os seguintes quesitos: Participação, envolvimento, disciplina, assiduidade, respeito, ordem; (interação), presença, bem como o trabalho em equipe, serão também parâmetros de avaliação. No final da disciplina, aluno deverá ter adquirido habilidades para produzir e interpretar Ordens de Serviços, Manutenção de Equipamentos, Leitura de Gráficos e planejamento da manutenção, pertinentes à sua área de formação, avaliados nos exercícios em sala de aula, trabalho em grupo e individuais |
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ATITUDES |
Participação, pontualidade, curiosidade, criticidade. |
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OUTRAS |
As recuperações serão proporcionais às entregas das listas de exercícios nas respectivas datas e participação do acadêmico nas aulas. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
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1.0 |
A definir |
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Atividades Práticas |
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2.0 |
A definir |
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Avaliação 01 |
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2.0 |
A definir |
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Avaliação 02 |
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2.0 |
A definir |
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Trabalho em Grupo |
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3.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
XENOS, Harilaus Georgius D`philippos. Gerenciando a manutenção produtiva. Nova Lima (MG): INDG, 2004. 302 p. ISBN 85-98254-18-5. |
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2 |
NEPOMUCENO, L. X. Técnicas de manutenção preditiva. São Paulo: Edgard Blucher, 2006. 501 p. ISBN 8521200927 |
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3 |
BRANCO FILHO, Gil. Indicadores e índices de manutenção. 2. ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2016. 271 p. ISBN 9788539907663. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
KARDEC, Alan; NASCIF, Júlio. Manutenção: função estratégica. 2.ed.rev. e ampl. Rio de Janeiro: Qualimark, |
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2 |
NAJIMA, Seiichi. Introdução ao TPM, Total Productive Maintenance. São Paulo: Ed. IMC International Sistemas Educativos: 1989. |
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3 |
CAMARGO, C. Celso de B. Confiabilidade Aplicada a Sistema de Potência Elétrica. Rio de Janeiro: Ed. Livros Técnicos e Científicos S.A: 2006. |
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4 |
SOUZA, Valdir Cardoso. Organização e gerencia da manutenção. 2° edição. Cidade: All Print, 2007. |
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5 |
MIRSHAWKA, V. & OLMEDO, N.C. Manutenção, combate aos custos na não eficácia, a vez do Brasil. São Paulo: Editora McGraw-Hill Ltda., 1993. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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