PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Engenharia Civil |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Engenharia Civil Par772/17 |
PROFESSOR |
Diogo Felipe Steinheuser |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Concreto I |
0-18573 |
7º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Estudo dos materiais: concreto, aço e concreto armado. Flexão. Cisalhamento. Flexão composta normal. Tração. Torção. |
OBJETIVO GERAL |
Ministrar os requisitos de dimensionamento e detalhamento das estruturas de concreto com base nas normas e nas caracterizações dos materiais, correlacionando a teoria e prática do processo construtivo. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Conhecer a história do concreto, suas características e diversas aplicações. Entender os procedimentos da norma e aplicar no cálculo para edificações. Discriminar cargas, esforços e realizar o dimensionamento para vigas. Conhecer sobre o material concreto armado de maneira técnica |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1.Revisão de mecânica, resistência dos materiais. |
4 |
2 |
2. Introdução ao Estudo do Concreto Armado |
15 |
3 |
3. Bases do Dimensionamento |
20 |
4 |
4. Seções Retangulares e Seções T |
20 |
5 |
5. Cisalhamento e torção no concreto |
20 |
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TOTAL DE HORAS |
79 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 08 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Trabalho de Iniciação ao Desenvolvimento de Projetos de Negócios. |
Estratégias:*Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Duas avaliações que somarão 9,0 pontos com suas respectivas recuperações e uma Avaliação Integrativa com valor de 1,0 ponto. |
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HABILIDADES |
Raciocínio eficiente e lógico, habilidade de pesquisa e correta aplicação dos conhecimentos nas atividades da disciplina. |
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ATITUDES |
Colaboração com colegas e professor, iniciativa, mostrar atitudes positivas, diante dos trabalhos e exercícios propostos pelo professor, combinando participação, envolvimento, disciplina, assiduidade, respeito, ordem e interação. |
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OUTRAS |
Testes e trabalhos práticos, aplicados durante as aulas, envolvendo em seu conjunto os tópicos da disciplina que, a critério do professor, poderá alavancar o conceito final da disciplina. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
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Avaliação 01 |
1 e 2 |
x |
x |
x |
4.5 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 02 |
2 e 3 |
|
|
|
4.5 |
A definir |
x |
A definir |
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Integrativa |
Não se aplica |
|
|
|
1.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
ABNT. ABNT (NBR-6118) Projeto de execução de obras de concreto armado. , |
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2 |
MEHTA, P. Kumar; MONTEIRO, Paulo J.m. Concreto: microestrutura, propriedades e materiais. 3. ed. São Paulo: Instituto Brasileiro de Contadores, 2008. |
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3 |
SUSSEKIND, José Carlos. Curso de concreto: concreto armado. 5.ed. Rio de Janeiro: Editora Globo S/a, 1987. 376p. ISBN 8525002364 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
Cálculo e detalhamento de estruturas usuais de concreto armado / 2009 - ( Livros ) - Acervo 56191CARVALHO, Roberto Chust; PINHEIRO, Libânio Miranda. Cálculo e detalhamento de estruturas usuais de concreto armado. São Paulo: Pini, 2009. 589 p. ISBN 9788572661881 Número de Chamada: 624.1834 C331c |
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2 |
Carvalho, R.C. e Figueiredo Filho, J.R. Cálculo e detalhamento de estruturas usuais de concreto armado. São Carlos – SP, Editora UFSCar, 2004 |
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3 |
Sussekind, J. C. Curso de concreto. Porto Alegre, Edit. Globo, Vol. 1, 1989. |
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4 |
Pinheiro, L. M. & Giongo, J.S. Concreto armado: propriedades dos materiais. EESC,São Carlos. |
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5 |
Botelho, Manoel H. C. e Marchetti, Osvaldemar, CONCRETO ARMADO EU TE AMO, vol I e II, 6ª ed. - São Paulo - Blucher 2010. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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