PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Engenharia Civil |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Engenharia Civil Par043/22 |
PROFESSOR |
Paula Andressa Wunderlich de Andrade |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Hidráulica |
0-19739 |
5º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Conceito de hidrostática e hidrodinâmica. Condutos sob pressão: fórmulas de perda de cargas racionais e práticas: perda de carga acidental; condutos equivalentes; condutos em série e em paralelo; distribuição em percursos; diâmetro econômico; problema dos três reservatórios. Movimento uniforme em canais; tipos de secções; seção de mínima resistência. Orifícios, bocais e vertedouros. Escoamento sob carga variável. Movimento variado em canais. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Adquirir conhecimentos sobre os fenômenos que ocorrem com os fluidos em repouso ou em movimento e para os princípios analíticos em que se baseia e solucionar problemas técnicos relacionados à engenharia hidráulica |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Obter conhecimento de hidrostática e suas aplicações práticas, - Aplicar os conceitos de hidrodinâmica no dimensionamento e especificação de materiais em condutos forçados, condutos livres, orifícios, bocais e vertedouros, - Dimensionamento de orifícios sob carga variável |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Introdução, importância e conceitos |
4 |
2 |
Hidrostática |
10 |
3 |
Hidrodinâmica; Condutos forçados |
36 |
4 |
Condutos livres |
20 |
5 |
Orifícios, bocais e vertedores |
80 |
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TOTAL DE HORAS |
150 h |
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Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Solução de exercícios em classe e extraclasse. Duas provas escritas, construção e elaboração do trabalho prático de conclusão da disciplina. |
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HABILIDADES |
Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em exercícios e avaliações. |
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ATITUDES |
Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Interação e compromisso no trabalho de equipe |
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OUTRAS |
Respeito em aula |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Integrativa |
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|
1 |
A definir |
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Prova 1 |
123 |
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|
3 |
A definir |
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Prova 2 |
|
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|
|
3 |
A definir |
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Trabalho Final |
|
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|
3 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
ITO, Acácio Eiji; FERNANDEZ Y FERNANDEZ, Miguel; AZEVEDO NETTO, José Martiniano de; ARAÚJO, Roberto de. Manual de hidráulica. 8. ed.atual. São Paulo: Ed. Edgard Blücher, 2010. 669 p. ISBN 9788521202776 |
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2 |
AKAN, Osman. ENGENHARIA HIDRAULICA. Pearson |
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3 |
BAPTISTA, Marcio, Lara, Marcia. Fundamentos de Engenharia Hidráulica. 3. UFMG 2010 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
CHADWICK, Andrew; MORFETT, John. Hidráulica em engenharia civil e ambiental. Portugal: Ciência e Técnica, 2010. 675 p. ISBN 9727717403 |
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2 |
FOX, Robert W.; MC DONALD, Alan T.; KOURY, Ricardo M. Nassar; FRANÇA, Geraldo Auggusto C. Introdução à mecânica dos fluidos: Quinta edição. 5.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2001. 504 p. |
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3 |
MANUAL de hidráulica básica. 3. ed. São Paulo: Rexnord, 1981. 322 p.:il |
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4 |
STREETER, Victor L. Mecânica dos fluídos. São Paulo: Editora Mcgraw-Hill do Brasil Ltda, 1979. 736 p.:il 10700 |
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5 |
COSTA, Ennio Cruz da. Mecânica dos fluidos. Porto Alegre: Editora Globo S/a, 1973. 341 p.:il 10701 |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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