PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Engenharia Civil |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Engenharia Civil Par043/22 |
PROFESSOR |
Volmir Pitton |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Materiais de Construção I |
0-19738 |
5º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Propriedades gerais dos materiais. Normas pertinentes. Materiais: pedras naturais, agregados, aglomerantes, argamassas, concretos e concretos especiais - dosagens, aditivos, preparos, transporte, lançamento, adensamento e cura. Emprego dos materiais. Ensaios em laboratório. Controle tecnológico. |
OBJETIVO GERAL |
Dar subsídios ao acadêmico para que possa compreender, identificar e utilizar os materiais de construção de forma eficiente e adequada, além de promover a investigação e controle de qualidade por meio de ensaios de laboratório. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Capacitar o aluno para identificar, utilizar e controlar a qualidade de: - Pedras Naturais - Agregados - Aglomerantes - Argamassas - Concreto Dar destinação adequada aos Resíduos da Construção. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Propriedades gerais e normalização |
4 |
2 |
Pedras Naturais |
8 |
3 |
Agregados |
20 |
4 |
Aglomerantes |
12 |
5 |
Argamassas |
4 |
6 |
Concretos |
28 |
7 |
Resíduos da Construção |
4 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; ARM – Aula com Recursos Multimídia; LAB – Aula em Laboratório; TG - Trabalho em Grupo. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
O aluno será avaliado através de avaliações teóricas e práticas onde poderá demostrar o domínio do conhecimento, capacidade de análise e síntese de resultados. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Utilização adequada dos materiais de construção e desenvolver a capacidade de elaborar, supervisar e analisar ensaios para investigar as propriedades dos materiais. |
|||||||||||
ATITUDES |
O acadêmico deverá apresentar comportamento adequado durante o semestre. Serão observados, os seguintes quesitos: colaboração, iniciativa, disciplina, assiduidade, pontualidade, respeito e relacionamento ético com colegas e professor, participação nas atividades pedagógicas propostas. |
|||||||||||
OUTRAS |
Não serão aceitos trabalhos entregues fora do prazo estabelecido. Não serão aceitos trabalhos que não forem assessorados. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação 1 |
1, 2 e 3 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 2 |
4, 5, 6 e 7 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Prática de Laboratório |
3, 4, 5 e 6 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação Integrativa |
|
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
BAUER, L. A. Falcão. Materiais de construção, v. 1. 6. Rio de Janeiro: LTC, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788521636632. |
|||||||||||
2 |
YAZIGI, Walid. A técnica de edificar. 18. São Paulo: Blucher, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555061956. |
|||||||||||
3 |
NEVILLE, Adam M. Propriedades do concreto. 5. Porto Alegre: Bookman, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788582603666. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ALLEN, Edward; IANO, Joseph. Fundamentos da engenharia de edificações: materiais e métodos. 5. Porto Alegre: Bookman, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788582600788. |
|||||||||||
2 |
AMBROZEWICZ, Paulo Henrique Laporte. Materiais de construção: normas, especificações, aplicação e ensaios de laboratórios. São Paulo: Pini, 2012. 457p. ISBN 9788572662642. |
|||||||||||
3 |
PINHEIRO, Antonio Carlos da Fonseca Bragança; CRIVELARO, Marcos. Materiais de construção. 3. São Paulo: Erica, 2020. 1 recurso online. (Eixos). ISBN 9788536532769. |
|||||||||||
4 |
PETRUCCI, Eládio G. R. Materiais de construção. 12. ed. São Paulo: Editora Globo S/a, 2007. 435 p. ISBN 8525002313 |
|||||||||||
5 |
MEHTA, P. Kumar; MONTEIRO, Paulo J.m. Concreto: microestrutura, propriedades e materiais. 3. ed. São Paulo: Instituto Brasileiro de Contadores, 2008. 674 p. ISBN 9788598576121 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |