PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Enfermagem |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Enfermagem:Bacharel Par771/17 |
PROFESSOR |
Denise Krieger |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Trabalho de Curso I |
0-18089 |
9º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Elaboração de projeto de pesquisa ou de prática assistencial articulado a partir de um projeto de cuidado integral em Enfermagem observando as linhas de pesquisa do curso para o desenvolvimento do trabalho de Curso. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver e aplicar projetos de pesquisa ou outras formas de produção de conhecimento que objetivem a elaboração do Trabalho de Curso fundamentados no compromisso de oferecer respostas às especificidades regionais de saúde através de intervenções planejadas estrategicamente, em níveis de promoção, prevenção e reabilitação à saúde, dando atenção integral à saúde dos indivíduos, das famílias e das comunidades. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
*Instrumentalizar o acadêmico para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa que culmine na elaboração do TC a partir da leitura das necessidades de uma dada realidade ou área de conhecimento; *Estimular o acadêmico a refletir acerca das suas concepções sobre o conhecimento científico e as inter-relações com a prática profissional em enfermagem e saúde, buscando a integração teoria-prática; *Conhecer e dominar o processo de organização e apresentação de trabalhos em formato de projeto científico dentro das normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, entre outras; *Conhecer e dominar o uso de técnicas de estudo e técnicas de busca bibliográfica; * Experienciar a defesa de projeto científico em banca de qualificação. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Acolhimento, apresentação do plano de ensino e cronograma de aulas. |
4 |
2 |
Estudo do Regulamento do TC do Curso de Enfermagem; |
2 |
3 |
Reconhecimento e organização das etapas que compõem o projeto de TC. |
11 |
4 |
Ética em pesquisa com seres humanos. Resoluções do CNS. |
5 |
5 |
Normas de apresentação de trabalhos científicos: ênfase na ABNT |
3 |
6 |
Orientação na elaboração dos Projetos de TC ; |
11 |
7 |
Visita ao campo de pesquisa/extensão. |
4 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
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Estratégias:Aula expositiva dialogada Trabalho em pequenos grupos Leitura de texto e Estudo dirigido Problematização Produção em laboratório de informática Bancas de qualificação |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Participação do aluno com contribuições críticas em sala de aula, resposta aos temas problematizados. Produção científica de Projeto de TC, com formatação ABNT exigida e de acordo com o rigor científico. Avaliação escrita – estudo de caso de pesquisa – questões éticas |
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HABILIDADES |
Raciocínio crítico e sintético a partir de leituras de textos e materiais bibliográficos, desenvolvimento da escrita em linguagem científica. Desenvolvimento de raciocínio analítico e interpretativo de dados levantados por meio de pesquisa e outros. |
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ATITUDES |
Participação ativa e respeitosa entre pares, professores, equipes das instituições de saúde e clientes. Desenvolvimento de postura ética nas relações e no desenvolvimento dos projetos. Respeito às considerações éticas estipuladas pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UNIPLAC. Assiduidade e pontualidade nos encontros de orientação individual. Retorno às solicitações do professor orientador. |
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OUTRAS |
Atividade extra classe |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação escrita |
3,4 |
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1.5 |
A definir |
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Banca de Qualificação do Projeto de TC |
1,3,4,6,7 |
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5.0 |
A definir |
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Avaliação Formatação do Projeto de TC |
5 |
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1.5 |
A definir |
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Processo de elaboração do TC pelo orientador |
2,6,7 |
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2.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Normas abnt sobre documentação. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Normas Técnicas, [19--]. 15001 |
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2 |
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 315 p. ISBN 978-85-224-5758-8. |
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3 |
CRUZ NETO, Otávio; GOMES, Romeu; MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Editora Vozes, 2003. 80 p. (Temas sociais) ISBN 853261145-1 |
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4 |
POLIT, Denise F.; BECK, Cheryl Tatano; HUNGLER, Bernadette. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. 487 p. ISBN 8573079843 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: 70, 200-. 277 p. ISBN 9789724415062. |
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2 |
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios & procedimentos. |
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3 |
MINAYO, Maria Cecília de Souza; ASSIS, Simone G.; SOUZA, Edinilsa Ramos de. Avaliação |
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4 |
CARVALHO, Vilma de. Acerca das bases teóricas, filosóficas, epistemológicas da investigação científica: o caso da enfermagem.. |
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5 |
POPE, Catherine; MAYS, Nicholas. Pesquisa qualitativa na atenção à saúde. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. 172 p. ISBN 9788536313443 |
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6 |
SOUSA, Valmi D.,; DRIESSNACK, Martha; MENDES, Isabel Amélia Costa. Revisão dos desenhos de pesquisa relevantes para enfermagem: parte 1: desenhos de pesquisa quantitativa.. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v.15, n.3, maio 2007, p.502-507. |
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obs:UNIPLAC. Regulamento do Trabalho de Curso de Enfermagem - Bacharelado. Parecer nº 1352/2015. CONSUNI/CE. Aprovado em 10/12 /2015. |
Para a atenticação do plano de ensino |
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