PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Enfermagem |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Enfermagem:Bacharel Par771/17 |
PROFESSOR |
Jaqueline Aparecida Erig Omizzolo |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Administração de Enfermagem Hospitalar - (ECO-II) |
0-18088 |
9º |
11 |
220 |
EMENTA |
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Estágio em gestão dos serviços de saúde e de enfermagem hospitalar. Teorias de administração em enfermagem. Vigilância em saúde. Sistemas de informação. Financiamento para o setor saúde. Políticas de Recursos Humanos e materiais em saúde e enfermagem. Segurança do paciente Controle e avaliação dos serviços de saúde. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver habilidade de gestão em saúde e enfermagem, reconhecendo, refletindo e analisando crítica e eticamente as práticas de gestão inerentes ao enfermeiro, no contexto da atenção hospitalar, na perspectiva do Sistema Único de Saúde |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Reconhecer, descrever e analisar os componentes da política de gestão em saúde / enfermagem, considerando recursos humanos, materiais e assistenciais de uma unidade hospitalar; - Conhecer e observar questões relativas à estrutura hospitalar e arquitetura física e organizacional; - Compreender o financiamento do setor saúde para as organizações de saúde e suas implicações para a enfermagem; - Reconhecer, descrever e analisar os processos de provimento de pessoal de enfermagem; - Conhecer e descrever programa de educação em serviço; - Conhecer, descrever e analisar a política assistencial institucional, considerando filosofia, objetivos, teoria, método de assistência e padrões de assistência, aplicados no processo de trabalho em enfermagem e saúde; - Desenvolver atividade prática de gestão em enfermagem, considerando as demandas do campo de estágio, visando experienciar o papel do enfermeiro na gestão do cuidado. - Utilizar instrumentos de planejamento em saúde, nas ações de gestão em enfermagem; - Reconhecer-se como coordenador do trabalho da equipe de enfermagem e do processo de cuidar em enfermagem, integrando ao trabalho multiprofissional em saúde. - Conhecer e utilizar adequadamente tecnologias de informação, de comunicação e assistenciais, para o cuidar de enfermagem; - Conhecer a legislação do exercício profissional e do Sistema Único de Saúde, relacionando suas aplicações e implicações no processo de trabalho em saúde. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Competências gerenciais do enfermeiro |
2 |
2 |
Noções de infraestrutura e arquitetura hospitalar |
4 |
3 |
Sistemas organizacionais em saúde / cultura organizacional |
2 |
4 |
Noções de Planejamento/organização e planejamento dos serviços de saúde |
8 |
5 |
Gestão de custos e de recursos materiais em saúde |
5 |
6 |
Dimensionamento de pessoal em enfermagem |
4 |
7 |
Gestão de pessoas e educação em serviço |
5 |
8 |
Política Nacional de Segurança do Paciente |
4 |
9 |
Sistemas de informação em saúde e processos de comunicação administrativos |
2 |
10 |
Controle e avaliação nos serviços de saúde |
2 |
11 |
Vigilância em saúde |
2 |
12 |
Prática de estagio curricular supervisionado |
180 |
|
TOTAL DE HORAS |
220 h |
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Estratégias:- Aula introdutória, apresentação do plano de ensino, acolhimento, painel de ideias, AEX; - AEX - Leitura de texto; debate - AEX, audiovisual, leitura de texto seminário; - AEX, audiovisual, estudo dirigido - AEX, leitura de textos, exercícios. - AEX, audiovisual, leitura e debate de textos - AEX, painel de ideias, discussão no grande grupo - AEX, leitura de textos, exercícios - AEX; DG - Prática de estágio: Atividades de estágio curricular em instituição hospitalar com supervisão indireta; Visita as unidades de estágio e preparação de roteiro de atividades; Elaboração de Planejamento semanal; Atividades de pesquisa e sínteses de estudos; Organização e implementação de atividade prática; Realização de atividade educativa Seminário de encerramento e avaliação. OBS: Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 22 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Elaboração de relatório de estágio. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
A verificação da aprendizagem será feita com base na qualidade científica e metodológica dos trabalhos apresentados, sendo que todos os conteúdos apresentados e discutidos em sala de aula serão considerados para fins de avaliação, em análise processual, por meio de avaliações escritas, produção de sínteses escritas; produção e entrega de planejamento semanal de atividades no campo de estágio; participação em seminários bem como a pertinência das contribuições individuais dos alunos. |
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HABILIDADES |
Serão consideradas habilidades essenciais durante todas as atividades: - Agir dentro da ética e de acordo com os preceitos legais da profissão, respeitando o docente, os colegas, a equipe multiprofissional e o ser humano; - Analisar e comprometer-se mediante situações de possíveis infrações éticas durante o estágio; - Zelar pelo bom nome da instituição UNIPLAC e da Instituição conveniada para estágio; - Preservar os materiais e equipamentos das instituições conveniadas; - Desenvolver uma postura ética-crítica-construtiva em benefício de sua futura formação profissional; - Potencializar a criatividade e a inovação nas práticas de enfermagem e saúde; - Cultivar o respeito e a maturidade para convivência em grupos; - Elaborar e implementar ações de planejamento em saúde e enfermagem; - Utilizar formas de comunicação eficientes e eficazes no processo de trabalho em enfermagem; - Elaborar escalas de trabalho; - Desenvolver habilidade de negociação e mediação de conflitos. - Desenvolver habilidade de liderança e tomada de decisão. - Desenvolver habilidade de comunicação, capacidade de síntese, trabalho em grupo, organização pessoal, logicidade, capacidade criativa, interação em grupo. |
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ATITUDES |
Serão consideradas como atitudes essenciais durante todas as atividades: - Assiduidade e pontualidade nas aulas e nas atividades de estágio; - Dedicação integral ao desenvolvimento do estágio e das atividades propostas para estudo; - Atitude ética e de respeito com docentes, colegas e demais profissionais; - Permanência no local de Estágio Supervisionado (não ausentar-se sem o prévio consentimento do docente); - Demonstração de responsabilidade social e consciência da importância de sua ação profissional para melhoria da vida e as condições de saúde do outro e de si mesmo; - Interação com os ambientes de estudo e socialização dos saberes produzidos; - Organização e seleção do tempo, material e do trabalho; - Execução com interesse às leituras sugeridas; - Participação ativa das discussões e estudos com colegas e docente; - Desempenho integral das ações planejadas; - Conhecimento da prática e normas da instituição sede do estágio; - Posicionamento e contribuição com ações/opiniões de maneira crítica e reflexiva sobre o seu desempenho e o papel do enfermeiro na assistência na unidade de estágio. - Participação, quando convocado, de reuniões promovidas pelos docentes. |
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OUTRAS |
Não há |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação 01- Avaliação escrita/seminário |
1-4 |
x |
x |
|
1.5 |
25/03/2024 |
|
|
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Avaliação 02 – estudo dirigido; Síntese de artigo cientifico |
5-8 |
x |
x |
|
1.5 |
22/04/2024 |
|
|
||||
Avaliação 03 – Síntese de artigo cientifico |
9-11 |
x |
x |
|
1.0 |
20/05/2024 |
|
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Avaliação 05 - prática de estágio |
12 |
x |
x |
x |
6.0 |
24/06/2024 |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
KURCGANT, Paulina. Gerenciamento em enfermagem. 3. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788527730198. |
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2 |
MARQUIS, Bessie L.; HUSTON, Carol J. Administração e liderança em enfermagem: Teoria e aplicação. 2.ed. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1999. 557 p. (Série Enfermagem) 22832 ISBN 8573074965 |
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3 |
CUNHA, Káthia de Carvalho. Gerenciamento na enfermagem: novas práticas e competências. São Paulo: Martinari, 2005. 118 p. ISBN 8589788113 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
FERNANDES, Almesinda Martins de O.; DAHER, Marcelo Cecílio; HANGUI, Wagner Yoshio. Manual de normas e rotinas hospitalares. Goiânia: AB editora, 2006. 439 p. ISBN 8574981257 |
|||||||||||
2 |
MASSAROLLO, Maria Cristina Komatsu Braga; CIAMPONE, Maria Helena Trench; SILVA, Vanda Elisa Felli da; CASTILHO, Valéria; LEITE, Maria Madalena Januário; GAIDZINSKI, Raquel Rapone; PEREIRA, Luciane Lúcio; TAKAHASHI, Regina Toshie; KURCGANT, Paulina. Administração em enfermagem. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária Ltda, 1991. 237 p. ISBN 8512124709 |
|||||||||||
3 |
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 9. ed. Barueri, SP: Manole, 2014. 654 p. ISBN 9788520436691. |
|||||||||||
4 |
CHIAVENATO, Idalberto; SAPIRO, Arão. Planejamento estratégico: fundamentos e aplicações. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 341 p. ISBN 9788535226669 |
|||||||||||
5 |
STEFANELLI, Maguida Costa; CARVALHO, Emília Campos de. A comunicação nos diferentes contextos de enfermagem. São Paulo: Editora Manole Ltda, 2005. 159 p. ISBN 8520421962 |
|||||||||||
6 |
KRON, Thora; KRON, Thora. Administração dos cuidados de enfermagem ao paciente: colocando em ação as habilidades de liderança. 6. ed. Rio de Janeiro: Interlivros De Minas Gerais Ltda, 1998. 320 p. ISBN 857236006-9 |
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7 |
ABRAMCZUK, André A. A prática da tomada de decisão. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2009. 151 p. |
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8 |
BALSANELLI, Alexandre Pazetto; CUNHA, Isabel Cristina Kowal Olm; RUTHES, Rosa Maria; FELDMAN, Liliane Bauer. Competências gerenciais: desafio para o enfermeiro. São Paulo: Martinari, 2011. ISBN 9788589788793. |
|||||||||||
9 |
MARX, Lore Cecília; MORITA, Luíza Chitose. Manual de gerenciamento de enfermagem. 2.ed.rev. e atual. São Paulo: EPUB, 2003. 108 p. ISBN 858709839x |
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10 |
ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO. Textos de apoio em administração. Rio de Janeiro: Fundação Instituto Osvaldo Cruz, 2001. 188 p. (Série Trabalho e Formação em Saúde) ISBN 8575410059 |
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11 |
COUTO, Renato Camargos; PEDROSA, Tania Moreira Grillo. Hospital: acreditação e gestão em saúde. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. 377 p. ISBN 9788527712729. |
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obs:- BOHOMOL, H., GIUNTA, L. (coordenadoras). Gerenciamento em serviços de saúde e enfermagem. Rio de Janeiro: Freitas Bastos Ed., 2022 - SANTOS, J.L.G., LANZONI, G.M.M., ERDMANN, A.L. (org). Gestão em enfermagem e saúde. Ponta Grossa -PR: Atena, 2023. OBS: Além das referências citadas, serão indicados para leitura artigos científicos. |
Para a atenticação do plano de ensino |
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