PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Enfermagem |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Enfermagem:Bacharel Par771/17 |
PROFESSOR |
Sonimary Nunes Arruda |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Cuidado de Enfermagem na Saúde do Adulto e Idoso |
0-18082 |
7º |
6 |
120 |
EMENTA |
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Assistência de enfermagem a pacientes submetidos a tratamento clínico em unidadesde internação e ambulatorial com problemas de saúde cardiológicos, respiratórios, endócrinos, hepáticos, vasculares, imunológicos, oncológicos, gastrointestinais, ortopédicos, renais e geriátricos. Abordagem psicológica nas afecções clínicas do paciente e de sua família. Processo de enfermagem. Dor., doenças e agravos não transmissíveis, programas de atenção à saúde do adulto e idoso. Atividades Práticas Supervisionadas nos Serviços de Saúde. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver junto aos estudantes, competências, habilidades, conhecimento e atitudes necessárias para assistência de enfermagem ética e integral aos pacientes em tratamento clínico, em âmbito hospitalar e ambulatorial, a partir do desenvolvimento das etapas do Processo de Enfermagem: Coleta de dados, Diagnóstico de Enfermagem, Planejamento de Enfermagem, Implementação de Enfermagem e Reavaliação/ Avaliação Final de Enfermagem, à luz do Modelo Conceitual de Horta e Leininger. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
*Conhecer a estrutura e o processo de trabalho do Enfermeiro de Unidade de Internação - Hospital *Estabelecer durante a assistência prestada ao paciente o Pensamento crítico e o raciocínio clínico para uma prática segura e humanizada. *Realizar abordagem integral, ética e humanística no atendimento do paciente e sua família nas afecções clínicas, pautado no cuidado integral. *Desenvolver sistematização da assistência de enfermagem através da utilização de processo de enfermagem e reconhecê-la como ferramenta de trabalho do enfermeiro e sua equipe. *Desenvolver cuidado integral de enfermagem humanizado junto ao ser humano em unidade ambulatorial com base na fundamentação teórica adquirida, pautada nos princípios éticos e técnico-científicos. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Acolhimento- plano de ensino |
15 |
2 |
Assistência de Enfermagem ao paciente com problemas cardiológicos e cerebrovasculares |
15 |
3 |
Assistência de Enfermagem ao paciente com problemas respiratórios |
6 |
4 |
Assistência de Enfermagem ao paciente com problemas renais |
6 |
5 |
Cuidados De Enfermagem Na Terapêutica Medicamentosa |
12 |
6 |
Assistência de enfermagem em cuidados paliativos |
6 |
7 |
Atividades Práticas Supervisionadas nos Serviços de Saúde - APSSS |
60 |
|
TOTAL DE HORAS |
120 h |
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Estratégias:Aula expositiva dialogada, estudos dirigidos, estudos de caso, resolução de exercícios, Prática do Exame Físico em LPP Atividades Práticas Supervisionadas nos Serviços de Saúde - APSSS |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Estudos de caso/ Estudos Dirigidos Participação ativa das atividades e discussões Correlação teórico-prática nas discussões e na execução dos procedimentos em ambiente simulado e em campo de prática ( APSSS) Avaliação teórica |
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HABILIDADES |
Participação das discussões Desenvolvimento de atividades práticas nos LPPs e na APSSS com crescimento nas aptidões técnicas correlação teórico prática Iniciativa, tomada de decisão, comunicação clara, assertiva e empática em LPP e APSSS. Durante avaliações escritas demonstrar domínio da escrita gramatical e ortográfica correta, letra legível. |
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ATITUDES |
Participação ativa nas atividades desenvolvidas em sala de aula,LPP e APSSS Evitar consultas em material não permitido durante avaliações escritas. Iniciativa em buscar e trazer informações, novidades de conteúdos trabalhados e expor ao grupo Assiduidade, Pontualidade, Respeito e Comprometimento; Desenvolvimento de postura ética nas APSSS, com os colegas, orientadores, professores e profissionais dos campos de prática Atitude ética no desempenho das atividades práticas com os pacientes e família |
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OUTRAS |
USO DE RECURSO AÚDIO VISUAL- CRIAÇÃO DO VÍDEO PARA EXECUÇÃO DO EXAME FÍSICO |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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integrativa |
1-2-3-4-5 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
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AVALIAÇÃO TEÓRICA 1 |
1-2-3 |
x |
x |
x |
2.0 |
05/05/2024 |
x |
26/05/2024 |
||||
AVALIAÇÃO TEÓRICA 2 2 |
1-2-3-4-5 |
x |
x |
x |
3.0 |
09/06/2024 |
x |
30/06/2024 |
||||
VÍDEO EXAME FÍSICO |
1 |
x |
x |
x |
1.0 |
12/05/2024 |
|
|
||||
APSSS |
1-2-3-4-5-6 |
|
|
|
3.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
CARPENITO, Lynda Juall. Manual de diagnósticos de enfermagem. 15. ed. Porto Alegre: Artmed, 2018. 834 p. ISBN 978-85-8271-466-9. |
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2 |
HINKLE, Janice L; CHEEVER, Kerry H. Brunner & Suddarth Tratado de enfermagem médico-cirúrgica. 14. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2020. 1 recurso online. ISBN 9788527736954. |
|||||||||||
3 |
BARROS, Alba Lucia Bottura Leite de (org.). Anamnese & exame físico: avaliação diagnóstica de enfermagem no adulto. 4. Porto Alegre: ArtMed, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786558820284. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
POTTER, Patricia A et al. Fundamentos de enfermagem. Rio de Janeiro: GEN Guanabara Koogan, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595151734. |
|||||||||||
2 |
SALES, Orcélia. Leitura e interpretação de exames em enfermagem. Goiânia: AB editora, 2005. 134 p. ISBN 8574981273 |
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3 |
JARVIS, Carolyn. Exame físico e avaliação de saúde. 3.ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2002. 900 p. ISBN 8527707276 |
|||||||||||
4 |
NORRIS, Tommie L. Porth, Fisiopatologia. 10. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2021. 1 recurso online. ISBN 9788527737876. |
|||||||||||
5 |
KATZUNG, Bertram; MASTERS, Susan; TREVOR, Anthony. Farmacologia básica e clínica. 13. Porto Alegre: AMGH, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788580555974. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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