PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Enfermagem |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Enfermagem:Bacharel Par771/17 |
PROFESSOR |
Silvia Regina Moraes |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Cuidado de Enfermagem Cirúrgica |
0-18083 |
7º |
5 |
100 |
EMENTA |
|||
Fundamentos do cuidado de enfermagem no pré, trans e pós-operatório. Atividades Práticas Supervisionadas nos Serviços de Saúde. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver a sistematização da assistência de enfermagem perioperatória diante competências do enfermeiro a partir do conhecimento científico-teórico-prático e raciocínio-crítico-reflexivo, assegurando o exercício assistencial, humanístico, gerencial e administrativo acerca da Cirurgia Segura. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Promover acolhimento e reflexão humanizada ao interagir junto as equipes de enfermagem perioperatória, nas unidades de clínica cirúrgica, centro cirúrgico (CC) e recuperação pós-anestésica (RPA); Conhecer a estrutura física, materiais, equipamentos, planejamento, recursos humanos, elementos, fluxo e processo organizacional de trabalho do CC, SRPA e Central de Materiais e Esterilização (CME) a partir de RDC vigentes (n.50, 307 e 15/2012); Oportunizar métodos e elementos organizacionais e gerenciais do enfermeiro no contexto perioperatório humanizado acerca de cirurgia robótica e processos tecnológicos; Identificar competências, habilidades e atitudes do enfermeiro gestor e assistencial de CC, segundo princípios éticos frente à problemática da hospitalização, intervenção de Enfermagem preventiva, reabilitação e alta; Adquirir habilidades, raciocínio crítico/reflexivo fundamentado nos conhecimentos teóricos perioperatório (pré, trans e pós-operatório (POI) e mediato) pautado na cirurgia segura; Aplicar normas de biossegurança e medidas de controle de infecção em sítio cirúrgico (ISC); Identificar eventos adversos para tomadas de decisões correspondentes a cada situação; Desenvolver habilidades e segurança frente aos cuidados de enfermagem adequados às intercorrências cirúrgicas; Reconhecer riscos do pós-operatório imediato (POI) para propostas de intervenções de enfermagem; Promover ações de enfermagem e orientações seguras, na sala de recuperação pós-anestésica (SRPA); Planejar, organizar e promover raciocínio crítico-reflexivo e ético no cenário de enfermagem perioperatória. Compreender a Sistematização da Assistência em Enfermagem Perioperatória (SAEP) utilizando, a Taxonomia da Associação Norte-Americana de Diagnósticos de Enfermagem (NANDA); Promover melhorias na qualidade da assistência ao paciente com intercorrência cirúrgica estabelecendo os resultados esperados, através do processo de enfermagem apresentado como, processo de avaliação ensino-aprendizagem em campos de estágios; Preparar o graduando para prestar assistência qualificada, à saúde do paciente cirúrgico adulto e em extremos de idade no âmbito das novas tecnologias cirúrgicas. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
- Acolhimento dos alunos - Introdução à disciplina, |
6 |
2 |
- Humanização no Centro Cirúrgico - interfaces |
10 |
3 |
- Liderança em Centro Cirúrgico (Organizar, planejar, coordenar, pesquisar e ensinar) |
18 |
4 |
- Centro de Materiais e Esterilização (CME) |
4 |
5 |
- Noções sobre cirurgia segura /segurança do paciente |
8 |
6 |
- Assistência do enfermeiro no período transoperatório/ evoluções de enfermagem perioperatória, anatomia, fisiologia e topografia cirúrgica |
4 |
7 |
- Recuperação pós-anestésica (RPA) |
4 |
8 |
Apresentação de Seminário – Temas em cronograma da disciplina |
4 |
9 |
Encerramento das atividades teórico/práticas com apresentação de Processo de Enfermagem |
2 |
10 |
Atividades Práticas Supervisionadas em Serviços de Saúde – APSSS – (ensino-aprendizagem teórico-prático portfolio reflexivo) |
40 |
|
TOTAL DE HORAS |
100 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 10h/aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse perioperatório. |
Estratégias:Acolhimento aos alunos - Introdução à disciplina - Apresentação do plano de ensino e distribuição de grupos de APSSS referente a 2 créditos (40h/a). AEX; brainstorming (tempestade de ideias) - AEX - Leitura de texto; TG- Trabalho de grupo/debate - AEX audiovisual (O Físico); Grupos de discussão técnico-científico em sala de aula com trocas de experiências (feedback) a partir de experiências de campos de estágios. - AEX, leitura de textos, exercícios de fixação (Quiz). Leitura/debate de textos cirurgia robótica - AEX, exercícios de fixação sobre Infecção em Sítio Cirúrgico (ISC). AEX; DG– teórico-prática em LPP de escovação cirúrgica de mãos e instrumentação cirúrgica. Atividades Práticas Supervisionadas em Serviços de Saúde – APSSS – (ensino-aprendizagem teórico-prático/portfólio-reflexivo). Visita técnica em CME do Hospital Tereza Ramos; Atividades de pesquisa/ Estudos de Caso acerca de vivências práticas perioperatório para Briefing e Debriefing em sala de aula. Atividades Práticas Extraclasse para Seminários de Cuidados de Enfermagem perioperatório de Alta Complexidade - atividade educativa de encerramento do Processo de enfermagem construído em APSSS para discussão em grande grupo e, avaliação final APSSS junto aos professores de APSSS. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
- Fundamentação científica, atitudes ética e moral ao desenvolver habilidades teórico-prático durante a abordagem assistencial de enfermagem em APSSS; - Participar do processo de ensino-aprendizagem com desenvoltura, conhecimento e capacidade de fazer associação de conteúdos teórico-prática; - Compreender e problematizar a partir de evidências do processo assistencial; - Participar de eventos científicos voltados ao cuidado ao paciente cirúrgico, por meio de seminários; estudos dirigidos e laboratórios com desenvoltura e segurança; - Manter postura e capacidade para problematizar evidências do campo de prática adquiridos em grupo ou individualmente; - Prestar contribuição na associação de conteúdo teórico-prático baseado em evidências, a partir de práticas desenvolvidas, rodas de conversa, e/ou estudos individuais; - A avaliação do desempenho teórico-prático-científico através das atividades práticas supervisionadas em serviços de saúde; O aluno consegue elaborar plano de cuidado integral baseado nos princípios éticos e humanísticos, fundamentado na Sistematização da Assistência Perioperatória (SAEP), - Avaliações teóricas escritas. |
|||||||||||
HABILIDADES |
- Desenvolver raciocínio critico-reflexivo a partir do conhecimento específico na elaboração de trabalhos, participação em sala de aula e nas atividades extraclasse; - Ser capaz de se comunicar com boa abordagem, criatividade, determinação, segurança e demostrar equilíbrio emocional em intercorrências cirúrgicas; - Consegue definir a complexidade da assistência aplicada ao paciente com intercorrências cirúrgica, para devida tomada de decisões; - Exercitar a aprendizagem para desenvolver a sistematização do cuidado perioperatório através do processo de enfermagem apresentado aos colegas do grupo e professores; - Ser capaz de planejar as ações, implementar o cuidado planejado e avaliar as ações realizadas no paciente cirúrgico com suas intercorrências; - Demonstrar habilidade ao aplicar o cuidado ao paciente cirúrgico no transoperatório - recuperação anestésica e pós-operatório imediato/mediato. - Implementar o conhecimento teórico-científico identificado nas ações e práticas supervisionadas nos serviços de saúde; - Problematizar individualmente e/ou em grupo desempenhos previstos na disciplina por meio de avalições teórico e prático das atividades pertinente ao processo de cuidar. |
|||||||||||
ATITUDES |
- Capaz de promover participação efetiva nos cenários de atividades teórico-práticas assistencial, paramentação cirúrgica, ações humanizadas, abordagem individuais e em grupos; - Desenvolve atitudes éticas, respeita normas, princípios e valores culturais; -Reconhecer a importância do acolhimento, igualdade, equidade e comprometimento entre colegas, pessoas, professor e instituição; -Respeita princípios de assepsia e promove normas de biossegurança -Desenvolve iniciativa, responsabilidade e interesse no cumprimento de tarefas; -Cultiva participação efetiva em sala de aula, e apresenta material de bolso completo periodicamente nas atividades supervisionadas em serviços de saúde; - Demonstra ter zelo pelos materiais e equipamentos institucionais; - Mantém apresentação pessoal adequada, assiduidade, interesse, pontualidade, e comprometimento no cumprimento de atividades assistenciais perioperatória. |
|||||||||||
OUTRAS |
- Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de: - Identificar e prestar assistência de enfermagem no período perioperatório com planejamento, prescrição, implementação e avaliação do cuidado sistematizado no que compete as fases: pré, trans, pós-operatório imediato e mediato; - Reconhecer e ser capaz de desenvolver ações e competências do enfermeiro no perioperatório; - Desenvolver produção científica, interesse e participação em grupos de pesquisa, entre outros eventos e apresentar ao professor atividades extracurriculares para fechamento da disciplina. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Prova Integrativa |
2, 3,5,7 |
x |
|
|
1.0 |
04/06/2025 |
|
|
||||
- Avaliação 1 |
2, 3 e 4 |
x |
|
|
1.5 |
18/03/2025 |
x |
08/04/2025 |
||||
- Avaliação 2 - teórica I -Objetiva/discursiva |
5 e 6 |
x |
|
|
1.5 |
20/05/2025 |
x |
10/05/2025 |
||||
- Avaliação 3 - Seminário |
7 |
x |
x |
x |
1.0 |
24/07/2025 |
|
|
||||
-Avaliação APSSS |
Todas |
x |
x |
x |
3.0 |
01/07/2025 |
|
|
||||
Avaliação 5 - Processo de enfermagem - estudo de caso contribuinte - APSSS |
5,6,7 |
x |
x |
|
2.0 |
24/07/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
SMELTZER, Suzanne C.; BARE, Brenda G. Brunner e Suddarth: tratado de enfermagem médico-cirúrgica. 10.ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2005. 2419 p. ISBN 8527710579 |
|||||||||||
2 |
MEEKER, Margaret Huth; ROTHROCK, Jane C. Alexander: cuidados de enfermagem ao paciente cirúrgico. 10.ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 1997. 1249 p. ISBN 852770403X |
|||||||||||
3 |
CARVALHO, Rachel de; BIANCHI, Estela Regina Ferraz (org.). Enfermagem em centro cirúrgico e recuperação. 2. Barueri: Manole, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788520451564. |
|||||||||||
4 |
CARVALHO, Rachel de (coord.). Enfermagem em centro cirúrgico e recuperação anestésica. Barueri: Manole, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788520445419. |
|||||||||||
5 |
MALAGUTTI, William; BONFIM, Isabel Miranda. Enfermagem em centro cirúrgico: atualidades e perspectivas no ambiente cirúrgico. São Paulo: Martinari, 2008. 358 p. ISBN 9788589788496 |
|||||||||||
6 |
STOCHERO, Oneide. Enfermagem em centro cirúrgico ambulatorial. Rio de Janeiro: Medsi, 2005. 281 p. ISBN 8527710110 |
|||||||||||
7 |
POSSARI, João Francisco. Centro cirúrgico: planejamento, organização e gestão. São Paulo: Iátria, 2004. 308 p. ISBN 8576140272 |
|||||||||||
8 |
POSSARI, João Francisco. Centro cirúrgico: planejamento, organização e gestão. 5. São Paulo: Iátria, 2011. 1 recurso online. ISBN 9788576140887. |
|||||||||||
9 |
PITREZ, Fernando A. B.; PIONER, Sérgio R. Pré e pós-operatório em cirurgia geral e especializada. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2003. 406 p. ISBN 853630058-2 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
SMELTZER, Suzanne C.; BARE, Brenda G. Brunner e Suddarth: tratado de enfermagem médico-cirúrgica. 10. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2005. 1133 p. ISBN 8527710579 |
|||||||||||
2 |
BONFIM, IM. MALAGUTTI |
|||||||||||
3 |
BARASH, Paul G.; CULLEN, Bruce F.; STOELTING, Robert K. Manual de anestesiologia clínica. São Paulo: Editora Manole Ltda, 1991. 612 p 22086 ISBN 8520400442 |
|||||||||||
4 |
CARVALHO. de Raquel; BIANCHI. E.R.F. (Organizadora) CIANCIARULLO, T. Enfermagem em Centro Cirúrgico e Recuperação. -2. ed. |
|||||||||||
5 |
FONSECA, A da S, EID, L.M., MELARAGNO, A.L.P, REIS, F. Instrumentação Cirúrgica – 1. Ed. – São Paulo: Martinari, 2018. - 348 p. - ISBN: 978-85-8116-073-3 |
|||||||||||
6 |
GNATTA, J.R, ANGELO, C da S. (Org.). Boas Práticas em Cirurgia Robótica. – São Paulo: SOBECC |
|||||||||||
7 |
GRAZZIANO. Elaine da Silva, et. Al. (Organização). Enfermagem Perioperatória e Cirurgia Segura. - 1 ed. – São Paulo: Yendis, 2016. |
|||||||||||
8 |
MEEKER. MH, ROTHROCK. JC. ALEXANDER. Cuidados de Enfermagem ao Paciente Cirúrgico. |
|||||||||||
9 |
ROTHROCK. Jane C. 1948. Alexander: Cuidados de enfermagem ao Paciente Cirúrgico. – Editora associada Donna R. McEwen; |
|||||||||||
10 |
SOBECC – Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização. |
|||||||||||
11 |
TOWSEND, Courtney M. Sabiston Tratado de Cirurgia – Towsend CBC – A Base biológica da Prática Cirúrgica moderna. |
|||||||||||
obs:REVISTAS E SITES INDICADOS Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização: http://www.sobecc.org.br/ Biblioteca Virtual em Saúde: http://brasil.bvs.br/ Biblioteca Virtual Em Saúde – Enfermagem: http://enfermagem.bvs.br Centers for Disease Control and Prevention: www.cdc.gov Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz): www.fiocruz.br Ministério da Saúde: www.saude.gov.br Organização Pan-americana da Saúde: www.opas.org.br Scientific Electronic Library Online (Scielo): www.scielo.br |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |