PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Enfermagem |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Enfermagem - Bacharelado Par042/22 |
PROFESSOR |
Jamile Perin |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Cuidado de Enfermagem à Saúde da Criança e do Adolescente |
0-19884 |
5º |
10 |
200 |
EMENTA |
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Cuidado de enfermagem à criança, adolescente e família no hospital e ambulatório. Práticas extensionistas na escola. Atividades práticas supervisionadas em serviços de saúde. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
. Reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida, atuar de forma a garantir à integralidade da assistência de enfermagem a criança, ao adolescente e a família, entendida como conjunto articulado e continuo das ações e serviços de saúde. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Atuar nos programas de assistência integral à saúde da criança, do adolescente; - Atuar profissionalmente, compreendendo a natureza humana em suas dimensões, em suas expressões e fases evolutivas; - Ser capaz de diagnosticar e solucionar problemas de saúde, de comunicar-se, de tomar decisões, de intervir no processo de trabalho, de trabalhar em equipe e de enfrentar situações em constante mudança; - Assumir o compromisso ético, humanístico e social com o trabalho multiprofissional em saúde; - Intervir no processo de saúde-doença, responsabilizando-se pela qualidade da assistência/cuidado de Enfermagem em seus diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, recuperação e reabilitação à saúde da criança e do adolescente, na perspectiva da integralidade da assistência; - Reconhecer-se como coordenador do trabalho da equipe de Enfermagem; |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
- Apresentação da proposta de trabalho durante o semestre, dinâmica de aula, avaliações nas aulas e na APSSS(atividade prática em serviços de saúde). |
8 |
2 |
Criança e adolescente saudável |
8 |
3 |
- Estatuto da Criança e adolescente. |
4 |
4 |
- Sexualidade e reprodução. |
8 |
5 |
- Atenção integrada às doenças prevalentes da infância – AIDPI: doenças diarreicas/desidratação, desnutrição, infecção respiratória e anemia. |
8 |
6 |
A criança e o adolescente hospitalizado. |
8 |
7 |
Segurança na Medicação na Infância. |
8 |
8 |
Membrana Hialina. |
8 |
9 |
Acidentes na infância. |
8 |
10 |
Malformações congênitas. |
8 |
11 |
Doenças crônicas: Digestoras, Respiratórias, Urinárias, pancreáticas e cardíacas. |
12 |
12 |
Processo cirúrgico na infância e adolescência |
4 |
13 |
Convulsões/epilepsia. |
6 |
14 |
LPP - Laboratório de Práticas profissionais |
30 |
15 |
Atividade Prática supervisionada em Serviços de Saúde. |
80 |
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TOTAL DE HORAS |
208 h |
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Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada Pesquisa; Mesa redonda ED - Estudo Dirigido; EX – Exercício de Fixação; ET – Estudo de texto e debate |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
- Serão avaliados considerando sua participação e desempenho nas atividades como: - Estudos de caso. - Avaliações teórico práticas. - Relatórios de visita a campo. - Seminários. - Bem como será considerado os seguintes critérios: - Contribuições pertinentes ao tema; - Coerência nas respostas orais/escritas solicitadas. - Domínio de conceitos estudados e aplicação dos conhecimentos através de atividades práticas supervisionadas, provas com questões objetivas e/ou dissertativas, ou orais, nas avaliações parciais e integrativas que comporão o conceito final. |
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HABILIDADES |
- Avaliação individual e em grupos; - Estabelecimento de relação entre os diferentes conteúdos vistos na disciplina; - Retomada de conteúdos afins vistos em semestres anteriores; - Desenvolvimento de textos e técnicas de apresentação de seminários; - Habilidades de raciocínio do acadêmico, capacidade de análise, síntese, abstração, indução, dedução, durante sua participação nas aulas teórico-práticas e respostas dadas aos questionamentos; - Habilidades para análise das fontes de busca de informações/conhecimento utilizadas pelo acadêmico; - Habilidades de comunicação e expressão manifestadas pela expressão escrita, nas provas e trabalhos, no fórum de discussão, na atividades integradora e nas atividades práticas. |
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ATITUDES |
- Participação presencial nas aulas; - Contribuição nas aulas e seminários com leituras e pesquisas de outras referências atualizadas; - Participação ativa nos seminários e trabalhos em grupo; - Participação ativa e passiva na apresentação dos seminários como ouvinte, com capacidade de argumentação verbal e escrita; - Postura Ética, compromisso, responsabilidade, trabalho em equipe, respeito a diversidade de opiniões. Serão considerados os seguintes critérios: - Pontualidade e assiduidade; - Manifestação de valores e atitudes éticas - Respeito aos colegas, ao professor, à comunidade em que interage, à universidade, ao patrimônio. |
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OUTRAS |
- Atitudes e habilidades individuais, que inclui processo qualitativo em crescente de complexidade. - Agir eticamente. - Provas escritas. - Avaliações teórico-práticas.. - Participação ativa. - Assiduidade. - Participação em eventos, projetos de extensão e pesquisa comprovado por certificados ou declarações do docente responsável, bem como reforço no LPP de 30 horas. - Atividade prática supervisionada em serviços de saúde, avaliações parciais durante o semestre que inclui: avaliação nas horas de LPP, em reuniões agendadas previamente conforme cronograma de atividades com supervisores e acadêmicos, para ciência da evolução qualitativa do acadêmico durante o semestre. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
Todas |
|
|
|
1 |
A definir |
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Avaliação 01 |
1,2,3,4 |
|
|
|
1.5 |
15/04/2025 |
x |
29/04/2025 |
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Avaliação 02 |
5,6,7,8 |
|
|
|
1.0 |
10/06/2025 |
x |
17/06/2025 |
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Avaliação 3 – LPP- 1, Caderneta -0,5, e APSSS - 3,5 |
Todas |
|
|
|
5 |
A definir |
|
|
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Avaliação 4 - seminário |
9 |
|
|
|
1 |
A definir |
|
|
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Participação em sala de aula |
Todas |
|
|
|
-2 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
BOWDEN, Vicky R.; GREENBERG, Cindy Smith. Procedimentos de enfermagem pediátrica. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2013. 765 p. ISBN 8527709651. |
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2 |
CONTIM, Divanice; ABE, Elza Sumiko Hojo; AZEVEDO, Sara Diniz Rubinsztejn (Org.). Manual de procedimentos em pediatria. São Caetano do Sul: Yendis, 2008. 538 p. ISBN 9788577280353 |
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3 |
WONG, Donna L. Whaley & Wong: enfermagem pediátrica : elementos essenciais à intervenção efetiva. 5.ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 1999. 1118 p. 23849 ISBN 8527705060 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
LISSAUER, Tom; CLAYDEN, Graham. Manual ilustrado de pediatria. 2.ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/A, 2003. |
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2 |
MEDICAMENTOS habitualmente usados em pediatria. São Paulo: Nestlé editora, 1996. |
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3 |
SANTOS, Djanilson Barbosa dos; COELHO, Helena Lutécia Luna. Reações adversas a medicamentos em pediatria: uma revisão sistemática de estudos prospectivos. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, Recife, p.341-349. Periódico. |
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4 |
TANAKA, Oswaldo Y.; MELO, Cristina. Avaliação de programas de saúde do adolescente: um modo de fazer São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004. 83 p. |
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5 |
VIANA, Dirce Laplaca; CONTIM, Divanice; ABE, Elza SumikoHojo; AZEVEDO, Sara Diniz Rubinsztejn. Manual de procedimentos em pediatria. São Caetano do Sul: Yendis, 2006. |
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6 |
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. Disponível: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_atencao_basica_33.pdf Acesso em fevereiro de 2024 |
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obs: Fontes de pesquisa: Revista texto e contexto-UFSC. Revista da sociedade brasileira de enfermeiros pediatras. Revista brasileira de enfermagem. Base de dados da saúde e da enfermagem. Revista de enfermagem da escola Anna Nery – UFRJ. Revista Nursing. Revista Cogitare– UFPR. Revista gaúcha de enfermagem – UFRGS. Revista paulista de enfermagem. Revista latino-americana de enfermagem. Revista mineira de enfermagem. |
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