PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Enfermagem |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Enfermagem - Bacharelado Par042/22 |
PROFESSOR |
Vanessa Cruz Correa, Caroliny Nunes Arruda, Daianne Machado Barboza |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem I |
0-19494 |
3º |
8 |
160 |
EMENTA |
|||
Princípios científicos do cuidado de enfermagem. Fundamentos teórico-práticos dos cuidados de enfermagem com relação a: manutenção das funções vitais e reguladoras do organismo, manutenção da integridade corporal, alimentação e hidratação, terapêutica, eliminações, oxigenação, cuidado corporal, conforto físico, sono e repouso e noções de ergonomia. Fontes, funções e metabolismo dos nutrientes. Dietoterapia na enfermagem. Atividades práticas supervisionadas nos serviços de saúde. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver competências, conhecimentos, habilidades e atitudes que possibilitem identificar e utilizar instrumentos para o desenvolvimento do cuidado ao ser humano a partir da dimensão técnica-operacional, correlacionando conhecimento técnico-científico-ético-humanístico da profissão com os fundamentos da enfermagem e estabelecendo relação entre ciência e arte impressa no cuidado integral |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Desenvolver o cuidado integral a partir do uso competente (conhecimento, habilidades e atitudes) dos fundamentos básicos da prática de enfermagem; - Conhecer e aplicar elementos da tecnologia do cuidado em enfermagem; - Fazer uso das precauções universais de biossegurança no processo de trabalho em saúde; - Reconhecer os registros em prontuário como instrumento de comunicação entre a equipe multiprofissional e como parte da sistematização da assistência de enfermagem; - Desenvolver pensamento e reflexão crítica a partir da correlação teórica (produção do conhecimento em enfermagem e saúde) e a prática; - Correlacionar os princípios éticos, legais e humanísticos da profissão com as atividades práticas; - Compreender a dimensão da formação técnico-científica como um dos instrumentos para o exercício profissional de qualidade; - Demonstrar atitude e comportamento ético e humanístico nas relações multiprofissionais do trabalho em saúde; - Reconhecer-se como ser humano suscetível aos determinantes do processo saúde-doença; - Realizar os procedimentos seguindo os princípios técnico científicos recomendados na literatura. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Acolhimento. Apresentação da Proposta do semestre por meio do Plano de Ensino. Contrato de comprometimento (docente/discente), Atividades no Laboratório morfo funcional, normas e rotinas nas práticas LPPs e APSSS. Orientações gerais. Introdução à Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem. Orientação das estratégias utilizadas no decorrer do semestre. |
24 |
2 |
Avaliação do Paciente: Verificação de Sinais Vitais). Hemoglicoteste (HGT) e Oximetria. |
66 |
3 |
INTEGRIDADE CUTÂNEA, CURATIVOS E AVALIAÇÃO DE FERIDAS Necessidades de Oxigenação (oxigenoterapia e aspiração de vias aéreas) |
30 |
4 |
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE |
40 |
|
TOTAL DE HORAS |
160 h |
|
Estratégias:Estratégias:UNIDADES 1-2-3: Aula expositiva dialogada, estudos dirigidos, estudos de caso, resolução de exercícios de cálculo de medicação Execução de Procedimentos em ambiente simulado de aprendizagem, Laboratório de Práticas Profissionais(LPP) UNIDADE 4- Atividades Práticas em Campo nas instituições de Saúde de Nível Terciário |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Estudos de caso/ Estudos Dirigidos Participação ativa das atividades e discussões Correlação teórico-prática nas discussões e na execução dos procedimentos em ambiente simulado e em campo de prática ( APSSS) Avaliação teórica Avaliação teórico-prática em LPP |
|||||||||||
HABILIDADES |
Participação das discussões Desenvolvimento de atividades práticas nos LPPs e na APSSS com crescimento nas aptidões técnicas e destreza manual, respeito a semiotécnica do procedimento. Iniciativa, tomada de decisão, comunicação clara, assertiva e empática em LPP e APSSS Durante avaliações escritas demonstrar domínio da escrita gramatical e ortográfica correta, letra legível. |
|||||||||||
ATITUDES |
Participação ativa nas atividades desenvolvidas em sala de aula,LPP e APSSS Evitar consultas em material não permitido durante avaliações escritas. Iniciativa em buscar e trazer informações, novidades de conteúdos trabalhados e expor ao grupo Assiduidade, Pontualidade, Respeito e Comprometimento; Desenvolvimento de postura ética nas APSSS, com os colegas, orientadores, professores e profissionais dos campos de prática Atitude ética no desempenho das atividades práticas com os pacientes e família |
|||||||||||
OUTRAS |
O aluno deverá cumprir no mínimo 16 horas de atividades extra curriculares em LPP. A participação em estudos extra-classe no LPP deverá ser comprovada através de assinatura de presença no instrumento próprio da disciplina. E DEVERÁ SER ENTREGUE A PROFESSORA DA DISCIPLINA ATÉ DATA PREVISTA EM CRONOGRAMA, O NÃO CUMPRIMENTO DESTA , IMPLICARÁ EM DECRÉSCIMO DE 0,5 NA MÉDIA FINAL. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
INTEGRATIVA |
1-2 |
x |
x |
x |
1.0 |
04/06/2025 |
|
|
||||
AVALIACAO TEORICA 1 |
1-2 |
x |
x |
x |
1.0 |
29/05/205 |
|
|
||||
AVALIACAO PRATICA LPP 1 |
1-2 |
x |
x |
x |
1.0 |
08/05/2025 |
x |
15/05/2025 |
||||
AVALIACAO TEORICA 2 |
1-2-3 |
x |
x |
x |
2.0 |
10/06/2025 |
x |
24/06/2025 |
||||
AVALIACAO PRATICA LPP 2 |
1-2-3 |
x |
x |
x |
1.0 |
12/06/2025 |
|
|
||||
VIDEO VERIFICACAO DE SSVV |
2 |
x |
x |
x |
1.0 |
13/05/2025 |
|
|
||||
APSSS |
1-2-3 |
|
|
|
3.0 |
26/06/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
PERRY, Anne Griffin; POTTER, Patricia A. Perry & Potter Guia completo de procedimentos e competências de enfermagem. 9. Rio de Janeiro: GEN Guanabara Koogan, 2021. 1 recurso online. ISBN 9788595158047. |
|||||||||||
2 |
PETENUSSO, Marcio; KRIEGER, Denise. Manual de saúde para manuseio de sondas, drenos e cateteres. São Paulo: Yendis, 2016. ISBN 9788544705742. |
|||||||||||
3 |
SMELTZER, Suzanne C.; BARE, Brenda G. Brunner e Suddarth: tratado de enfermagem médico-cirúrgica. 10.ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2005. 2419 p. ISBN 8527710579 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
POTTER, Patrícia A.; PERRY, Anne G. Grande tratado de enfermagem prática: clínica e prática hospitalar. 3. ed. São Paulo: Santos, 2001. 999 p. ISBN 857288188-3. |
|||||||||||
2 |
FIRST, Michael B. Entrevista clínica estruturada para os transtornos do DSM-5: SCID-5-CV versão clínica. 5. Porto Alegre: ArtMed, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788582714270. |
|||||||||||
3 |
GIOVANI, Arlete M. M et al. Procedimentos de enfermagem IOT-HC-FMUSP. Barueri: Manole, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788520448205. |
|||||||||||
4 |
BARROS, Alba Lucia Botura Leite de; ANDRIOLO, Adagmar; ISABELLA, Adriana Paula Jordão; SÁ, Ana Cristina de. Anamnese e exame físico: avaliação diagnóstica de enfermagem no adulto. Porto Alegre: Artmed, 2003. 272 p. ISBN 8573078693 |
|||||||||||
5 |
BARROS, Alba Lucia Botura Leite de; ANDRIOLO, Adagmar; ISABELLA, Adriana Paula Jordão; SÁ, Ana Cristina de. Anamnese e exame físico: avaliação diagnóstica de enfermagem no adulto. Porto Alegre: Artmed, 2002. 272 p. ISBN 857307869-3 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |