PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Enfermagem |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Enfermagem - Bacharelado Par042/22 |
PROFESSOR |
Giovanna Dall'Olivo da Luz |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Patologia |
0-19491 |
3º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Conceito de saúde e doença. Distúrbios vasculares, Processo inflamatório, hídricos e hemodinâmicos. Patologia cavitária e intoxicações. Processos patológicos celulares. Neoplasias. |
OBJETIVO GERAL |
Apresentar ao aluno o estudo de patologia geral, gerando a compreensão dos processos fisiopatológicos das principais doenças. Os alunos devem identificar, descrever e analisar a etiologia da patogenia, a anatomia patológica e a fisiopatologia dos processos patológicos gerais. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1- Compreender sobre conceito de saúde e doença 2- Conhecer as alterações morfofuncionais das células e dos tecidos causadas pela ação de agentes exógenos e endógenos, incluindo agentes físicos, químicos, infecciosos, distúrbios endócrinos e nutricionais. 3- Compreender os processos de morte celular (necrose e apoptose). 4- Analisar os principais mecanismos de formação dos distúrbios vasculares (hiperemias ativa e passiva, edema, hemorragia, trombose, embolia, isquemia). 5- Caracterizar todos os tipos de choque. 6- Discriminar os tipos de processos inflamatórios e quando estão presentes. 7- Avaliar os distúrbios do crescimento e da diferenciação das células. 8- Conhecer a etiopatogenia das neoplasias benignas e malignas, suas características e suas consequências para o organismo. 9- Correlacionar as alterações clinicas e morfológicas aos achados histopatológicos, explicando o mecanismo de formação de cada processo. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Introdução a Patologia: Conceitos iniciais, processo saúde e doença, Patologia como campo de estudo e atuação da Enfermagem. |
06 |
2 |
Patologias e Fenômenos Associados ao Sistema Cardiovascular: Resgate do Sistema Cardiovascular. Aterosclerose, Arteriosclerose, Angina, Infarto do Miocárdio, Insuficiência Cardíaca, Hipertrofia do VE, Prolapso |
06 |
3 |
Patologias e Fenômenos Associados ao Sistema Respiratório: Infecção de caráter respiratório, Asma, Bronquite, Distúrbios Pulmonares, Enfisema Pulmonar, DPOC, Fibrose Cística, Neoplasias respiratórias, Alterações da Ventilação e Trocas Gasosas. |
06 |
4 |
Patologias e Fenômenos Associados ao Sistema Neurológico: Resgate do Sistema Neurológico, Acidente Vascular Cerebral, Epilepsia, Esclerose |
06 |
5 |
Patologias e Fenômenos Associados ao Sistema Renal: Alterações da Função Renal, Glomerulonefrite, Infecções do Trato Urinário, Incontinência Urinária, Proteinúria, Nefrite, Rim Policístico, Insuficiência |
06 |
6 |
Patologias e Fenômenos Associados ao Sistema Endócrino: Alterações do Equilíbrio Ácido-Base. Diabetes tipo I e II. |
06 |
7 |
Patologias e Fenômenos Associados ao Sistema Gastrointestinal: Resgate do Sistema Gastrointestinal. Refluxo Gastroesofágico, |
04 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
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Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Avaliações teóricas dissertativas e objetivas, estudos extraclasse, gamificação e pesquisa, com datas pré-determinadas e apresentadas previamente aos acadêmicos através do cronograma da disciplina. Contribuições pertinentes ao tema; Coerência nas respostas orais/escritas solicitadas; Comprometimento na execução das atividades propostas. |
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HABILIDADES |
Comunicação e expressão manifestadas pela expressão oral e escrita, nas avaliações, trabalhos, estudos dirigidos e demais atividades propostas. Raciocínio crítico-reflexivo direcionado as temáticas relacionadas as alterações patológicas apresentadas e a assistência de enfermagem buscando relacionar a este entendimento o papel do enfermeiro, desenvolvimento de raciocínio clínico. Capacidade de análise, síntese e dedução. |
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ATITUDES |
Pontualidade e Assiduidade; Participação ativa nas aulas; Manifestação de valores e atitudes éticas; Respeito aos colegas, ao professor, à universidade, ao patrimônio. Trabalho em equipe. |
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OUTRAS |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
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|
1.0 |
A definir |
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Atividade Avaliativa (teórica) |
1 |
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|
1.5 |
A definir |
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Avaliação I (teórica) |
2 |
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|
|
2.5 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação II (teórica) |
3,4 |
|
|
|
2.5 |
A definir |
x |
A definir |
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Atividade Extraclasse (teórico-prático) |
5,6,7 |
|
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|
2.5 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
BRASILEIRO FILHO, Geraldo. Bogliolo Patologia. 10. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2021. 1 recurso online. ISBN 9788527738378. |
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2 |
MITCHELL, Richard N et al. Robbins & Cotran fundamentos de patologia. 9. ed. Rio de Janeiro: Gen, 2021. 883 p. ISBN 978-85-352-8650-2. |
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3 |
KUMAR, Vinay; ABBAS, Abul K.; FAUSTO, Nelson; MITCHELL, Richard N. Robbins: patologia básica. 8.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. 1028 p. ISBN 9788535227291 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
ABRAHAM L. KIERSZENBAUM, Laura L. Histologia e Biologia Celular Uma Introdução à Patologia. Edição 3. Elsevier 2012 ISBN 9788535247374 |
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2 |
FELIN, Izabela Paz Danezi; FELIN, Carlos Roberto. Patologia geral em mapas conceituais. Rio de Janeiro: GEN Guanabara Koogan, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788595151505. |
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3 |
GUYTON & HALL. Tratado de Fisiologia Médica. Rio de Janeiro Guanabara Kogae 2017 |
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4 |
JAMESON, J. Larry et al. Manual de medicina de Harrison. 20. Porto Alegre: AMGH, 2020. 1 recurso online. ISBN 9786558040040. |
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5 |
PAULA, Admilson Soares de; ROCHA, Renata de Paula Faria. Cuidado integral à saúde do adulto, v. 1. Porto Alegre: SAGAH, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788595029057. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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