PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Educação Física |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Educação Física - Bacharelado Par769/17 |
PROFESSOR |
Mara Shirley Rossi |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Estágio Supervisionado III |
0-18052 |
7º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Estágio de prática profissional com/em grupos especiais. |
OBJETIVO GERAL |
Fundamentar teórico-metodologicamente os acadêmicos do Curso de Educação Física, com vistas a compreensão e vivências de Estágio no campo dos grupos especiais. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Compreender as diferentes atribuições do profissional de Educação Física junto aos grupos especiais; 2. Vivenciar/intervir nos diferentes espaços de estágio (asilos, grupos de terceira idade, associações de deficientes, clínicas, academias, entre outros), a partir da observação e contextualização da realidade em questão; 3. Elaborar plano de trabalho/intervenção; 4. Avaliar o processo desenvolvido, tendo como base os referenciais teórico-práticos que subsidiaram o processo de estágio; 5. Apresentar o Relatório de Estágio, em Seminário próprio, de acordo com as determinações do Regulamento de Estágio do Curso. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
UNIDADE I – Estágio de prática profissional em Educação Física na área dos grupos especiais. |
06 |
2 |
UNIDADE II – Prática de Estágio na área dos grupos especiais. |
60 |
3 |
UNIDADE III - Elaboração de Relatório e apresentação dos resultados do Estágio. |
14 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:- Aula expositivo dialogada; - Trabalho de pesquisa individual e em grupo; - Roda de conversa; - Estudo dirigido; - Dinâmicas em grupos; - Estudo de textos; - Saída à campo. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
- Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através das diferentes atividades realizadas; - Interpretação de textos, manifestações orais e domínio do conhecimento apropriado da disciplina; - Clareza de conceitos básicos e vivência no campo de estágio coerente com o projeto apresentado. |
|||||||||||
HABILIDADES |
- Oralidade, escrita e desenvolvimento de projetos de estudos; - Objetividade, coerência e correção na escrita do relatório. |
|||||||||||
ATITUDES |
- Compreensão e utilização dos conhecimentos adquiridos no campo de estágio; - Utilização das normas da ABNT na elaboração de trabalhos didáticos e científicos; - Participação nas atividades desenvolvidas; - Assiduidade e pontualidade na entrega dos trabalhos; - Compromisso, assiduidade, participação e respeito nas relações humanas/sociais no campo de estágio. |
|||||||||||
OUTRAS |
- Capacidade de articular conhecimentos das diferentes disciplinas do curso; - Elaboração de trabalho científico: Relatório Analítico; - Organização do seminário final da disciplina. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Elaboração de Referencial Teórico |
I, II, III |
x |
x |
x |
1.5 |
10/04/2025 |
x |
24/04/2025 |
||||
Plano de Trabalho de Estágio |
I, II, III |
x |
x |
x |
1.5 |
24/04/2025 |
x |
08/05/2024 |
||||
Vivência de Estágio |
I, II, III |
x |
x |
x |
3.5 |
20/02/2025 |
|
|
||||
Relatório e documentos de Estágio |
I, II, III |
x |
x |
x |
2.5 |
12/06/2025 |
|
|
||||
Seminário Final |
I, II, III |
x |
x |
x |
1.0 |
26/06/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
BURIOLLA, Marta A. Feiten. O estágio supervisionado. 4.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2006. 176 p. ISBN 8524905573 |
|||||||||||
2 |
PICONEZ, Stela C. Bertholo (coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24. ed. São Paulo: Papirus, 2015. 139 p. (Coleção magistério formação e trabalho pedagógico). ISBN 8530801598. |
|||||||||||
3 |
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática@p0 11.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2014. 200 p. ISBN 9788524918872. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
KUNZ, Elenor(ORG.). Didática da educação física 2. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2002. 160 p. |
|||||||||||
2 |
BORGES, Cecília Maria Ferreira. O professor de educação física e a construção do saber. 2.ed. São Paulo: Papirus, 2001. 176 p. |
|||||||||||
3 |
TAFFAREL, Celi Nelza Zülke et al. Metodologia do ensino de educação física. 9.reimp. São Paulo: Cortez & Moraes, 2003. 119 p |
|||||||||||
4 |
SILVA, Aida Maria Monteiro et al. Didática, currículo e saberes escolares. 2.ed. São Paulo: DP&A, 2002. 197p. |
|||||||||||
5 |
Metodologia científica na era da informática - 3.ed.rev.e atual. / 2008 - ( Livros ) - Acervo 134237MATTAR, João. Metodologia científica na era da informática. 3.ed.rev.e atual. São Paulo: Editora Saraiva, 2008. |
|||||||||||
6 |
GORLA, José Irineu; ARAÚJO, Paulo Ferreira; RODRIGUES, José Luiz. Avaliação motora em educação física adaptada: teste KTK. 3.ed.atual. São Paulo: Phorte Editora Ltda, 2014. ISBN 9788576555216. |
|||||||||||
7 |
LORDA, C. Raúl. Recreação na terceira idade. Rio de Janeiro: Editora Sprint Ltda, 1995. 112 p. 2437 ISBN 85-7332-003-6 |
|||||||||||
8 |
RAMOS, Alexandre Trindade. Atividade física: diabéticos, gestantes, 3ª idade, criança, obesos. 3.ed. Rio de Janeiro: Editora Sprint Ltda, 2002. 114 p. ISBN 857332045-1 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |