PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Educação Física |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Educação Física - Bacharelado Par769/17 |
PROFESSOR |
Cristina Sutil, Paulo Roberto Alves Falk |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Esportes Paralímpicos |
0-18053 |
7º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Esportes adaptados. Aspectos técnicos/táticos do desporto paralímpico. Classificação Funcional. Modalidades paralímpicas. |
OBJETIVO GERAL |
Conhecer a história do Movimento Paraolímpico e os valores de coragem, determinação, inspiração e igualdade relacionados à superação e a eficiência esportiva das pessoas com deficiência. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Compreender o início do esporte Paralímpico no Brasil; - Identificar os valores Paralímpicos; - Apresentar o Comitê Paralímpico Internacional e o Comitê Paralímpico Brasileiro; - Identificar os símbolos e o lema Paralímpico; - Refletir sobre a Educação Paralímpica. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Movimento Paralímpico; |
20 |
2 |
Modalidades Paralímpicas; |
28 |
3 |
Atletas Paralímpicos; |
24 |
|
TOTAL DE HORAS |
72 h |
|
Estratégias:- Projeção multimídia com assuntos informativos e vídeos ilustrativos; - Dinâmica de Grupo; - Trabalho em dupla e grupos; - Estudo dirigido com atividades-exercícios de fixação; - Pesquisa de sites na Internet; - Leitura de artigos previamente indicados; - Vivências. Estudo dirigido com atividades-exercícios de fixação; Vídeos ilustrativos. Elaboração individual de Portfólio de Modalidades Paralímpicas, com Atletas e Regras. Atividades e debates para verificar o entendimento sobre o cenário atual e possibilidades futuras. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
- Conhecimentos teórico-práticos nas Avaliações propostas. - Elaboração de projetos e eventos; - Capacidade de articular conhecimentos da disciplina com as demais do curso. |
|||||||||||
HABILIDADES |
- Quanto à capacidade de elaboração e execução de projetos e eventos. - Quanto à possibilidade de produção de novas estratégias e conhecimento para evolução do esporte paralímpico. |
|||||||||||
ATITUDES |
- Interesse, participação ativa, respeito aos colegas e professor, uso de vestuário adequado nas atividades práticas; - Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através do desenvolvimento das diferentes atividades realizadas; - Assiduidade e pontualidade na entrega dos trabalhos; |
|||||||||||
OUTRAS |
- Será considerado para efeito de aprovação o desenvolvimento e aproveitamento do acadêmico durante a execução da disciplina tendo por base o seu processo inicial e o seu avanço, demonstrando condições básicas para atuar no esporte paralímpico em diferentes espaços de atuação; |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 01 – Trabalho em Dupla |
1 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 02 - Seminário sobre modalidades Paralímpicas |
2 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 03 – Seminário em duplas de Modalidades Paralímpicas, atletas e regras de esportes paraolímpicos. |
Todas |
x |
x |
x |
4.0 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
RENATO FRANCISCO RODRIGUES MARQUES. Esporte Paralímpico no Brasil, O: Profissionalismo, Administração e Classificação de Atletas. Rio de janeiro Phorte 2014 |
|||||||||||
2 |
MARCO TÚLIO DE MELLO; CIRO WINCKLER. Esporte Paralímpico. Rio de Janeiro Atheneu |
|||||||||||
3 |
BOMPA, Tudor O. A periodização no treinamento esportivo. Barueri: Editora Manole Ltda, 2001. 257 p. ISBN 852041144-4 |
|||||||||||
4 |
GALLAHUE, David L; OZMUN, John C; GOODWAY, Jackie D. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 7. Porto Alegre: AMGH, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788580551815. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ROCHA, Eucenir Fredini. Reabilitação de pessoas com deficiência: a intervenção em discussão. São Paulo: Editora Roca Ltda., 2006. 300 p. ISBN 9788572416290 |
|||||||||||
2 |
RONDINELLI, Paula. "Jogos Paraolímpicos"; Brasil Escola. Disponível em |
|||||||||||
3 |
Comitê Paraolímpico Brasileiro – www.cpb.org.br |
|||||||||||
4 |
https://cpb.org.br/classificacao/classificacao-esportiva/ |
|||||||||||
5 |
https://www.paratleta.com.br/inicio |
|||||||||||
6 |
https://www.educacaoparalimpica.org.br/ |
|||||||||||
7 |
https://cpb.org.br/ |
|||||||||||
8 |
https://lexi.global/pt/ |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |