UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Educação Física - Esportes Paralímpicos - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Educação Física

ESTRUTURA CURRICULAR

Educação Física - Bacharelado Par769/17

PROFESSOR

Cristina Sutil, Paulo Roberto Alves Falk


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Esportes Paralímpicos

0-18053

4

80


EMENTA

Esportes adaptados. Aspectos técnicos/táticos do desporto paralímpico. Classificação Funcional. Modalidades paralímpicas.


OBJETIVO GERAL

Conhecer a história do Movimento Paraolímpico e os valores de coragem, determinação, inspiração e igualdade relacionados à superação e a eficiência esportiva das pessoas com deficiência.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Compreender o início do esporte Paralímpico no Brasil; - Identificar os valores Paralímpicos; - Apresentar o Comitê Paralímpico Internacional e o Comitê Paralímpico Brasileiro; - Identificar os símbolos e o lema Paralímpico; - Refletir sobre a Educação Paralímpica.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Movimento Paralímpico;
História dos Jogos Olímpicos;
Esporte Adaptado x Esporte Paralímpico;
Educação Paralímpica – Paralympic School Day;
Valores do Movimento Paralímpico;

20

2

Modalidades Paralímpicas;
Classificação funcional e grupos de competições;
Regras das modalidades paralímpicas.
Organização de oficinas teórico-práticas de modalidades paralímpicas

28

3

Atletas Paralímpicos;
Cenário catarinense de paralimpismo;
Comitê Paralímpico Internacional-ICP
Comitê Paralímpico Brasileiro-CPB;
Federações que participam de competições;

24

 

TOTAL DE HORAS

72 h


Estratégias:- Projeção multimídia com assuntos informativos e vídeos ilustrativos; - Dinâmica de Grupo; - Trabalho em dupla e grupos; - Estudo dirigido com atividades-exercícios de fixação; - Pesquisa de sites na Internet; - Leitura de artigos previamente indicados; - Vivências. Estudo dirigido com atividades-exercícios de fixação; Vídeos ilustrativos. Elaboração individual de Portfólio de Modalidades Paralímpicas, com Atletas e Regras. Atividades e debates para verificar o entendimento sobre o cenário atual e possibilidades futuras.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

- Conhecimentos teórico-práticos nas Avaliações propostas. - Elaboração de projetos e eventos; - Capacidade de articular conhecimentos da disciplina com as demais do curso.

HABILIDADES

- Quanto à capacidade de elaboração e execução de projetos e eventos. - Quanto à possibilidade de produção de novas estratégias e conhecimento para evolução do esporte paralímpico.

ATITUDES

- Interesse, participação ativa, respeito aos colegas e professor, uso de vestuário adequado nas atividades práticas; - Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através do desenvolvimento das diferentes atividades realizadas; - Assiduidade e pontualidade na entrega dos trabalhos;

OUTRAS

- Será considerado para efeito de aprovação o desenvolvimento e aproveitamento do acadêmico durante a execução da disciplina tendo por base o seu processo inicial e o seu avanço, demonstrando condições básicas para atuar no esporte paralímpico em diferentes espaços de atuação;

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

Todas

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 01 – Trabalho em Dupla

1

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 02 - Seminário sobre modalidades Paralímpicas

2

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 03 – Seminário em duplas de Modalidades Paralímpicas, atletas e regras de esportes paraolímpicos.

Todas

x

x

x

4.0

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

RENATO FRANCISCO RODRIGUES MARQUES. Esporte Paralímpico no Brasil, O: Profissionalismo, Administração e Classificação de Atletas. Rio de janeiro Phorte 2014

2

MARCO TÚLIO DE MELLO; CIRO WINCKLER. Esporte Paralímpico. Rio de Janeiro Atheneu

3

BOMPA, Tudor O. A periodização no treinamento esportivo. Barueri: Editora Manole Ltda, 2001. 257 p. ISBN 852041144-4

4

GALLAHUE, David L; OZMUN, John C; GOODWAY, Jackie D. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 7. Porto Alegre: AMGH, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788580551815.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ROCHA, Eucenir Fredini. Reabilitação de pessoas com deficiência: a intervenção em discussão. São Paulo: Editora Roca Ltda., 2006. 300 p. ISBN 9788572416290

2

RONDINELLI, Paula. "Jogos Paraolímpicos"; Brasil Escola. Disponível em . Acesso em 30 de julho de 2016.

3

Comitê Paraolímpico Brasileiro – www.cpb.org.br

4

https://cpb.org.br/classificacao/classificacao-esportiva/

5

https://www.paratleta.com.br/inicio

6

https://www.educacaoparalimpica.org.br/

7

https://cpb.org.br/

8

https://lexi.global/pt/

obs:

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