PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Educação Física |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Educação Física - Licenciatura Par062/22 |
PROFESSOR |
Mara Shirley Rossi, Oliveira Machado Fernandes Junior |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Educação Física no Ensino Fundamental |
0-20362 |
5º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Propostas curriculares, concepções, tendências e normas legais do ensino da Educação Física no Ensino Fundamental de 1º a 9º ano. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar aos acadêmicos de Educação Física trabalhar as especificidades e conteúdos da Educação Física no Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais) inter-relacionado com os outros componentes curriculares do curso, tendo como princípio o movimento humano - o corpo na sua totalidade. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Conhecer os conceitos, a história e a evolução da Educação Física Escolar; - Conhecer e interpretar os documentos regulatórios da Educação Física Escolar; - Conhecer, interpretar e aplicar os diferentes conceitos e conteúdos da Educação Física Escolar (Anos Iniciais e Anos Finais); - Compreender e aplicar das tendências da Educação Física no Espaço Escolar; - Compreender e vivenciar diferentes processos de inclusão nos/dos conteúdos da Educação Física Escolar; - Vivenciar processos de interação (práticas interacionistas) com as escolas e demais espaços de atuação. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
UNIDADE I - Apresentação da Disciplina |
12 |
2 |
UNIDADE II - Propostas |
12 |
3 |
UNIDADE III - Aspectos legais e regulatórios da/para a Educação Física no Ensino Fundamental nos âmbitos nacional, estadual e municipal. |
12 |
4 |
UNIDADE IV - Práticas extensionistas integradoras |
44 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias: - Aula Expositiva Dialogada; - Estudo Dirigido; - Atividades de Campo; - Seminário. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através do desenvolvimento das diferentes atividades realizadas; Interpretação de textos, manifestações orais e domínio dos conhecimentos apropriados da disciplina; Clareza de conceitos básicos e vivência dos conteúdos trabalhados. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Oralidade, escrita e desenvolvimento das atividades; Objetividade, coerência e correção na escrita. |
|||||||||||
ATITUDES |
Compreensão e utilização dos conhecimentos adquiridos; Utilização das normas da ABNT, na elaboração de trabalhos didáticos e científicos; Participação ativa nas atividades desenvolvidas; Assiduidade e pontualidade na entrega dos trabalhos; Compromisso, assiduidade, participação e respeito nas relações humanas/sociais no desenvolvimento da disciplina. |
|||||||||||
OUTRAS |
Capacidade de articular conhecimentos da disciplina com as demais do curso. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Prova |
I e II |
x |
x |
x |
2 |
25/03/2025 |
|
|
||||
Trabalho e pesquisa |
II e III |
x |
x |
x |
3 |
06/05/2025 |
|
|
||||
Práticas de extensão |
IV |
x |
x |
x |
5 |
17/06/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
MONTEIRO, Fabrício. Educação física escolare jogos cooperativos: uma relação possível. São Paulo: Phorte Editora Ltda, 2012. 318p. ISBN 9788576553779 |
|||||||||||
2 |
PEREIRA, Sissi Aparecida Martins. Educação física escolar: elementos para pensar a prática educacional. São Paulo: Phorte Editora Ltda, 2011. 190p. ISBN 9788576552925 |
|||||||||||
3 |
DARIDO, Suraya Cristina. Educação física escolar: compartilhando experiências. São Paulo: Phorte Editora Ltda, 2011. 464p. ISBN 9788576553045 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
VANIN, Diana Rocha; ROSSI, Mara Shirley. Educação física, avaliação escolar e aulas co-educativas. Lages, 2005. 67 p. |
|||||||||||
2 |
TOMAZELLI, Fernanda. Práticas corporais na educação física escolar segundo a BNCC: uma revisão de literatura. 68 p. (Mestrado em Educação) - Universidade do Planalto Catarinense, Lages, 2024. |
|||||||||||
3 |
KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000. 183 p. ISBN 85-249-0617-0. |
|||||||||||
4 |
MOREIRA, Evandro C.; NISTA-PICCOLO, Vilma L. O quê e como ensinar educação física na escola. Jundiaí: Fontoura, 2009. 206 p. ISBN 9788587114600 |
|||||||||||
5 |
ALVES, Maria Luiza Tanure; FIORINI, Maria Luiza Salzani; VENDITTI JÚNIOR, Rubens (org.). Educação física, diversidade e inclusão: debates e práticas possíveis na escola. Curitiba: Appris, 2019. 196 p. ISBN 978-85-473-3024-8. |
|||||||||||
6 |
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/ |
|||||||||||
obs:- Serão utilizados documentos regulatórios e propostas curriculares.. - Serão utilizadas como fontes de pesquisas digitais: Portal de Periódicos da CAPES; SCieLO; Google Acadêmico dentre outros. |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |