UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Educação Física - Educação Física no Ensino Fundamental - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Educação Física

ESTRUTURA CURRICULAR

Educação Física - Licenciatura Par062/22

PROFESSOR

Mara Shirley Rossi, Oliveira Machado Fernandes Junior


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Educação Física no Ensino Fundamental

0-20362

4

80


EMENTA

Propostas curriculares, concepções, tendências e normas legais do ensino da Educação Física no

Ensino Fundamental de 1º a 9º ano. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com

o perfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

Proporcionar aos acadêmicos de Educação Física trabalhar as especificidades e conteúdos da Educação Física no Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais) inter-relacionado com os outros componentes curriculares do curso, tendo como princípio o movimento humano - o corpo na sua totalidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Conhecer os conceitos, a história e a evolução da Educação Física Escolar; - Conhecer e interpretar os documentos regulatórios da Educação Física Escolar; - Conhecer, interpretar e aplicar os diferentes conceitos e conteúdos da Educação Física Escolar (Anos Iniciais e Anos Finais); - Compreender e aplicar das tendências da Educação Física no Espaço Escolar; - Compreender e vivenciar diferentes processos de inclusão nos/dos conteúdos da Educação Física Escolar; - Vivenciar processos de interação (práticas interacionistas) com as escolas e demais espaços de atuação.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

UNIDADE I - Apresentação da Disciplina
Concepções e tendências Educação Física Escolar.

12

2

UNIDADE II - Propostas
Propostas curriculares para a Educação Física no Ensino Fundamental nos âmbitos nacional, estadual e municipal.

12

3

UNIDADE III - Aspectos legais e regulatórios da/para a Educação Física no Ensino Fundamental nos âmbitos nacional, estadual e municipal.

12

4

UNIDADE IV - Práticas extensionistas integradoras
Organizar e aplicar projetos de extensão em conjunto com as escolas.

44

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias: - Aula Expositiva Dialogada; - Estudo Dirigido; - Atividades de Campo; - Seminário.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através do desenvolvimento das diferentes atividades realizadas; Interpretação de textos, manifestações orais e domínio dos conhecimentos apropriados da disciplina; Clareza de conceitos básicos e vivência dos conteúdos trabalhados.

HABILIDADES

Oralidade, escrita e desenvolvimento das atividades; Objetividade, coerência e correção na escrita.

ATITUDES

Compreensão e utilização dos conhecimentos adquiridos; Utilização das normas da ABNT, na elaboração de trabalhos didáticos e científicos; Participação ativa nas atividades desenvolvidas; Assiduidade e pontualidade na entrega dos trabalhos; Compromisso, assiduidade, participação e respeito nas relações humanas/sociais no desenvolvimento da disciplina.

OUTRAS

Capacidade de articular conhecimentos da disciplina com as demais do curso.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Prova

I e II

x

x

x

2

25/03/2025

Trabalho e pesquisa

II e III

x

x

x

3

06/05/2025

Práticas de extensão

IV

x

x

x

5

17/06/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

MONTEIRO, Fabrício. Educação física escolare jogos cooperativos: uma relação possível. São Paulo: Phorte Editora Ltda, 2012. 318p. ISBN 9788576553779

2

PEREIRA, Sissi Aparecida Martins. Educação física escolar: elementos para pensar a prática educacional. São Paulo: Phorte Editora Ltda, 2011. 190p. ISBN 9788576552925

3

DARIDO, Suraya Cristina. Educação física escolar: compartilhando experiências. São Paulo: Phorte Editora Ltda, 2011. 464p. ISBN 9788576553045


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

VANIN, Diana Rocha; ROSSI, Mara Shirley. Educação física, avaliação escolar e aulas co-educativas. Lages, 2005. 67 p.

2

TOMAZELLI, Fernanda. Práticas corporais na educação física escolar segundo a BNCC: uma revisão de literatura. 68 p. (Mestrado em Educação) - Universidade do Planalto Catarinense, Lages, 2024.

3

KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000. 183 p. ISBN 85-249-0617-0.

4

MOREIRA, Evandro C.; NISTA-PICCOLO, Vilma L. O quê e como ensinar educação física na escola. Jundiaí: Fontoura, 2009. 206 p. ISBN 9788587114600

5

ALVES, Maria Luiza Tanure; FIORINI, Maria Luiza Salzani; VENDITTI JÚNIOR, Rubens (org.). Educação física, diversidade e inclusão: debates e práticas possíveis na escola. Curitiba: Appris, 2019. 196 p. ISBN 978-85-473-3024-8.

6

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/

obs:- Serão utilizados documentos regulatórios e propostas curriculares.. - Serão utilizadas como fontes de pesquisas digitais: Portal de Periódicos da CAPES; SCieLO; Google Acadêmico dentre outros.

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