UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Educação Física - Metodologia da Educação Física - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Educação Física

ESTRUTURA CURRICULAR

Educação Física - Licenciatura Par062/22

PROFESSOR

Sadi Ricardo da Silva Bastos


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Metodologia da Educação Física

0-20361

4

80


EMENTA

Abordagens e metodologias da Educação Física. Planejamento e estruturação de atividades.


OBJETIVO GERAL

Oportunizar conhecimentos inerentes às diversas propostas metodológicas com vistas à atuação profissional numa perspectiva que coadune educação e saúde.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Compreender os diferentes métodos de ensino da Educação Física considerando a construção de uma prática pedagógica comprometida com a educação e a saúde do ser humano, - Elaborar planejamento contendo atividades lúdicas/esportivas de acordo com os aspectos metodológicos dos diferentes métodos de ensino da Educação Física.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. A Educação Física
1.1 Educação Física: conceitos e concepções;
1.2 Os conhecimentos que trata a Educação Física de acordo com a BNCC e o Currículo Basa do Território Catarinense.

16

2

2. As metodologias de ensino da Educação Física.
2.1. Os referenciais teóricos que sustentam a Educação Física a partir da BNCC e o Currículo Basa de Território Catarinense;
2.1 A questão do método de ensino na Educação Física;
2.2 Psicomotricidade;
2.3 Metodologia construtivista;
2.4 Metodologia desenvolvimentista;
2.5 Metodologia dos jogos cooperativos;
2.6 Metodologia da atividade física para a promoção da saúde.

48

3

3. Planejamento e suas etapas.

16

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:- Aula expositiva/dialogada; - Estudo dirigido; - Trabalho de pesquisa na biblioteca e/ou internet; - Trabalho em grupo; - Aulas práticas (vivência dos métodos de ensino); - Seminário para socialização das atividades de pesquisa; - Produção de texto.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

- Produção de texto; - Trabalho de pesquisa; - Prova escrita; - Prova Prática (vivência dos métodos de ensino); - Elaboração do planejamento; - Seminário.

HABILIDADES

- Capacidade de relacionar os aspectos teórico-práticos da disciplina nas vivências; - caracterizar os diferentes métodos de ensino; - Elaborar atividades lúdicas/esportivas de acordo com as características de cada método de ensino.

ATITUDES

- Participação ativa nas diferentes atividades desenvolvidas na disciplina; - Pontualidade e assiduidade em todas as atividades desenvolvidas na disciplina.

OUTRAS

- Contribuições práticas nas vivências dos métodos de ensino; - Elaboração de materiais didáticos para as aulas práticas.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

1. Avaliação Integrativa

todas

x

x

x

2.0

26/06/2025

2. Prova escrita (métodos de ensino)

2

x

x

x

3.0

08/05/2025

3. Prova prática (métodos de ensino)

2

x

x

x

3.0

20/03/2025

x

18/04/2025

4. Planejamento

2 e 3

x

x

x

2.0

05/06/2025

x

12/06/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BIEDRZYCKI, Beatriz Paulo et al. Metodologia do ensino da educação física. Porto Alegre: SAGAH, 2020. 1 recurso online. (Educação física). ISBN 9786556900667.

2

HILDEBRANDT-STRAMAN, Reiner. Textos pedagógicos sobre o ensino da educação física. Rio Grande do Sul: Editora Unijuí, 2013. 167 p. (Coleção educação física) ISBN 857429174-9

3

REZENDE, Leonardo Mateus Teixeira de et al. Introdução aos processos educacionais e prática pedagógica. Porto Alegre: SAGAH, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786556902500.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BORDENAVE, Juan Diaz; PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de ensino- aprendizagem. 29.ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

2

FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. 4. ed. São Paulo: Scipione, 1994.

3

LA NIETA, Manuel López de. Educação física: metodologia global e participativa. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.

4

KUNZ, Elenor. Educação física: ensino e mudanças. Ijuí: Unijuí, 2013. SOARES, Carmen Lúcia et al. Metodologia do ensino de educação física. 2.ed.rev. São Paulo: Cortez, 2009.

5

DARIDO, Suraya Cristina; SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira de. Para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola. 7.ed. São Paulo: Papirus editora, 2013. 219p. ISBN 9788530808433

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática