PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Educação Física |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Educação Física - Licenciatura Par062/22 |
PROFESSOR |
Sadi Ricardo da Silva Bastos |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Metodologia da Educação Física |
0-20361 |
5º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Abordagens e metodologias da Educação Física. Planejamento e estruturação de atividades. |
OBJETIVO GERAL |
Oportunizar conhecimentos inerentes às diversas propostas metodológicas com vistas à atuação profissional numa perspectiva que coadune educação e saúde. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Compreender os diferentes métodos de ensino da Educação Física considerando a construção de uma prática pedagógica comprometida com a educação e a saúde do ser humano, - Elaborar planejamento contendo atividades lúdicas/esportivas de acordo com os aspectos metodológicos dos diferentes métodos de ensino da Educação Física. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1. A Educação Física |
16 |
2 |
2. As metodologias de ensino da Educação Física. |
48 |
3 |
3. Planejamento e suas etapas. |
16 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:- Aula expositiva/dialogada; - Estudo dirigido; - Trabalho de pesquisa na biblioteca e/ou internet; - Trabalho em grupo; - Aulas práticas (vivência dos métodos de ensino); - Seminário para socialização das atividades de pesquisa; - Produção de texto. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
- Produção de texto; - Trabalho de pesquisa; - Prova escrita; - Prova Prática (vivência dos métodos de ensino); - Elaboração do planejamento; - Seminário. |
|||||||||||
HABILIDADES |
- Capacidade de relacionar os aspectos teórico-práticos da disciplina nas vivências; - caracterizar os diferentes métodos de ensino; - Elaborar atividades lúdicas/esportivas de acordo com as características de cada método de ensino. |
|||||||||||
ATITUDES |
- Participação ativa nas diferentes atividades desenvolvidas na disciplina; - Pontualidade e assiduidade em todas as atividades desenvolvidas na disciplina. |
|||||||||||
OUTRAS |
- Contribuições práticas nas vivências dos métodos de ensino; - Elaboração de materiais didáticos para as aulas práticas. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
1. Avaliação Integrativa |
todas |
x |
x |
x |
2.0 |
26/06/2025 |
|
|
||||
2. Prova escrita (métodos de ensino) |
2 |
x |
x |
x |
3.0 |
08/05/2025 |
|
|
||||
3. Prova prática (métodos de ensino) |
2 |
x |
x |
x |
3.0 |
20/03/2025 |
x |
18/04/2025 |
||||
4. Planejamento |
2 e 3 |
x |
x |
x |
2.0 |
05/06/2025 |
x |
12/06/2025 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
BIEDRZYCKI, Beatriz Paulo et al. Metodologia do ensino da educação física. Porto Alegre: SAGAH, 2020. 1 recurso online. (Educação física). ISBN 9786556900667. |
|||||||||||
2 |
HILDEBRANDT-STRAMAN, Reiner. Textos pedagógicos sobre o ensino da educação física. Rio Grande do Sul: Editora Unijuí, 2013. 167 p. (Coleção educação física) ISBN 857429174-9 |
|||||||||||
3 |
REZENDE, Leonardo Mateus Teixeira de et al. Introdução aos processos educacionais e prática pedagógica. Porto Alegre: SAGAH, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786556902500. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
BORDENAVE, Juan Diaz; PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de ensino- aprendizagem. 29.ed. Petrópolis: Vozes, 2008. |
|||||||||||
2 |
FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. 4. ed. São Paulo: Scipione, 1994. |
|||||||||||
3 |
LA NIETA, Manuel López de. Educação física: metodologia global e participativa. Rio de Janeiro: Vozes, 2012. |
|||||||||||
4 |
KUNZ, Elenor. Educação física: ensino e mudanças. Ijuí: Unijuí, 2013. SOARES, Carmen Lúcia et al. Metodologia do ensino de educação física. 2.ed.rev. São Paulo: Cortez, 2009. |
|||||||||||
5 |
DARIDO, Suraya Cristina; SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira de. Para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola. 7.ed. São Paulo: Papirus editora, 2013. 219p. ISBN 9788530808433 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |