UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Educação Física - Estágio Supervisionado V - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Educação Física

ESTRUTURA CURRICULAR

Educação Física - Licenciatura Par062/22

PROFESSOR

Oliveira Machado Fernandes Junior


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estágio Supervisionado V

0-20360

5

100


EMENTA

Estágio de prática profissional nos anos iniciais do Ensino Fundamental.


OBJETIVO GERAL

Oportunizar experiencias e reflexões teórico práticas por meio da inserção no campo de atuação profissional - nas séries iniciais do Ensino Fundamental com vistas à preparação do acadêmico para o exercício da profissão docente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Proporcionar aos licenciandos a formação prática, com desenvolvimento das competências e habilidades necessárias à atuação profissional; - Conhecer a fundo o contexto escolar; - Planejar e aplicar atividades de Educação Física relacionadas aos Anos Iniciais; - Refletir sobre a prática profissional, analisando criticamente as experiências vivenciadas durante o estágio, identificando os desafios e as oportunidades de aprimoramento; - Compartilhar as reflexões com os colegas e professor supervisor, buscando diferentes perspectivas e aprendendo com a experiência de outros; - Elaborar um relatório final de estágio, descrevendo e analisando as atividades realizadas, as aprendizagens e os desafios enfrentados. - Articular com a prática de ensino e com as atividades acadêmico-científico-culturais, de forma significativa na formação do futuro docente.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

UNIDADE I - Apresentação da disciplina
- Estágio de prática profissional nos anos iniciais do Ensino Fundamental:
* Concepção e papel do estágio na formação de professores;
* Aspectos normativos do Estágio.

8

2

UNIDADE II - Espaços de Intervenção e Documentos
- Elaboração dos contratos de estágio;
- Diagnóstico/sumula de Documentos.

4

3

UNIDADE III - Inserção no campo profissional - Anos Iniciais
- Observação da realidade escolar;
- Planejamento das aulas;
- Intervenção no Campo de Estágio;
- Elaboração Relatório Estágio (processo).

80

4

UNIDADE IV - Seminário
- Seminário Vivências do Estágio;
- Entrega Documentos/Relatório Final

8

 

TOTAL DE HORAS

100 h


Estratégias: - Aula Expositiva Dialogada; - Ida à Campo; - Estudo Dirigido; - Trabalho em Grupo; - Seminário.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através do desenvolvimento das diferentes atividades realizadas; Interpretação de textos, manifestações orais e domínio do conhecimento apropriado da disciplina; Clareza de conceitos básicos e vivência no campo de estágio coerente com o projeto apresentado.

HABILIDADES

Oralidade, escrita e desenvolvimento de projetos de estudos. Objetividade, coerência e correção na escrita.

ATITUDES

Compreensão e utilização dos conhecimentos adquiridos no campo de estágio; Utilização das normas da ABNT, principalmente, na elaboração de trabalhos didáticos e científicos; Participação ativa nas atividades desenvolvidas; Assiduidade e pontualidade na entrega dos trabalhos; Compromisso, assiduidade, participação e respeito nas relações humanas/sociais no campo de estágio.

OUTRAS

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Leituras e pesquisas

I e II

x

x

x

2

24/03/2025

Prática de Estágio e Relatório de Estágio

III

x

x

x

4

16/06/2025

Apresentação Oral /Seminário Final

IV

x

x

x

4

30/06/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática@p0 11.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2014. 200 p. ISBN 9788524918872.

2

HILDEBRANT-STRAMANN, Reiner; LAGING, Ralf. Concepções abertas no ensino de educação física. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico S/a Indústria e Comércio, 2011. 141 p. (Educação física : fundamentação) ISBN 8521502877

3

ALVES, Maria Luiza Tanure; FIORINI, Maria Luiza Salzani; VENDITTI JÚNIOR, Rubens (org.). Educação física, diversidade e inclusão: debates e práticas possíveis na escola. Curitiba: Appris, 2019. 196 p. ISBN 978-85-473-3024-8.

4

SILVEIRA, Erik Menger et al. Educação física no ensino fundamental: prática docente. Porto Alegre: Grupo A, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786556901589.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE SANTA CATARINA. Boas práticas na educação física catarinense: edição especial. 3. ed. Florianópolis: CREF3/SC, 2017. 157 p. ISBN 978-85-93126-01-7.

2

SOLER, Reinaldo. Brincando e aprendendo na educação física especial: planos de aula. Rio de Janeiro: Editora Sprint Ltda, 2006. 177 p. ISBN 8573321474

3

VARGAS, Angelo. Dimensionamento ético da intervenção profissional em educação física. Brasília: Conselho Federal de Educação Física, 2017. ISBN 97885618921.

4

VANZUITA, Alexandre. Os impactos da escolha, formação inicial e inserção profissional na construção de identidade(s) profissional(is) em educação física. Curitiba: CRV, 2021. 98 p.

5

BIEDRZYCKI, Beatriz Paulo et al. Temas transversais na educação física escolar. Porto Alegre: SAGAH, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786556901367.

obs:Poderá ser utilizado como fontes de pesquisa digitais: Portal de Periódicos da CAPES; SCIELO; Google Acadêmico dentre outros.

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática