PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Educação Física |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Educação Física - Licenciatura Par062/22 |
PROFESSOR |
Oliveira Machado Fernandes Junior |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Estágio Supervisionado V |
0-20360 |
5º |
5 |
100 |
EMENTA |
|||
Estágio de prática profissional nos anos iniciais do Ensino Fundamental. |
OBJETIVO GERAL |
Oportunizar experiencias e reflexões teórico práticas por meio da inserção no campo de atuação profissional - nas séries iniciais do Ensino Fundamental com vistas à preparação do acadêmico para o exercício da profissão docente. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Proporcionar aos licenciandos a formação prática, com desenvolvimento das competências e habilidades necessárias à atuação profissional; - Conhecer a fundo o contexto escolar; - Planejar e aplicar atividades de Educação Física relacionadas aos Anos Iniciais; - Refletir sobre a prática profissional, analisando criticamente as experiências vivenciadas durante o estágio, identificando os desafios e as oportunidades de aprimoramento; - Compartilhar as reflexões com os colegas e professor supervisor, buscando diferentes perspectivas e aprendendo com a experiência de outros; - Elaborar um relatório final de estágio, descrevendo e analisando as atividades realizadas, as aprendizagens e os desafios enfrentados. - Articular com a prática de ensino e com as atividades acadêmico-científico-culturais, de forma significativa na formação do futuro docente. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
UNIDADE I - Apresentação da disciplina |
8 |
2 |
UNIDADE II - Espaços de Intervenção e Documentos |
4 |
3 |
UNIDADE III - Inserção no campo profissional - Anos Iniciais |
80 |
4 |
UNIDADE IV - Seminário |
8 |
|
TOTAL DE HORAS |
100 h |
|
Estratégias: - Aula Expositiva Dialogada; - Ida à Campo; - Estudo Dirigido; - Trabalho em Grupo; - Seminário. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através do desenvolvimento das diferentes atividades realizadas; Interpretação de textos, manifestações orais e domínio do conhecimento apropriado da disciplina; Clareza de conceitos básicos e vivência no campo de estágio coerente com o projeto apresentado. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Oralidade, escrita e desenvolvimento de projetos de estudos. Objetividade, coerência e correção na escrita. |
|||||||||||
ATITUDES |
Compreensão e utilização dos conhecimentos adquiridos no campo de estágio; Utilização das normas da ABNT, principalmente, na elaboração de trabalhos didáticos e científicos; Participação ativa nas atividades desenvolvidas; Assiduidade e pontualidade na entrega dos trabalhos; Compromisso, assiduidade, participação e respeito nas relações humanas/sociais no campo de estágio. |
|||||||||||
OUTRAS |
|
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Leituras e pesquisas |
I e II |
x |
x |
x |
2 |
24/03/2025 |
|
|
||||
Prática de Estágio e Relatório de Estágio |
III |
x |
x |
x |
4 |
16/06/2025 |
|
|
||||
Apresentação Oral /Seminário Final |
IV |
x |
x |
x |
4 |
30/06/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática@p0 11.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2014. 200 p. ISBN 9788524918872. |
|||||||||||
2 |
HILDEBRANT-STRAMANN, Reiner; LAGING, Ralf. Concepções abertas no ensino de educação física. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico S/a Indústria e Comércio, 2011. 141 p. (Educação física : fundamentação) ISBN 8521502877 |
|||||||||||
3 |
ALVES, Maria Luiza Tanure; FIORINI, Maria Luiza Salzani; VENDITTI JÚNIOR, Rubens (org.). Educação física, diversidade e inclusão: debates e práticas possíveis na escola. Curitiba: Appris, 2019. 196 p. ISBN 978-85-473-3024-8. |
|||||||||||
4 |
SILVEIRA, Erik Menger et al. Educação física no ensino fundamental: prática docente. Porto Alegre: Grupo A, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786556901589. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE SANTA CATARINA. Boas práticas na educação física catarinense: edição especial. 3. ed. Florianópolis: CREF3/SC, 2017. 157 p. ISBN 978-85-93126-01-7. |
|||||||||||
2 |
SOLER, Reinaldo. Brincando e aprendendo na educação física especial: planos de aula. Rio de Janeiro: Editora Sprint Ltda, 2006. 177 p. ISBN 8573321474 |
|||||||||||
3 |
VARGAS, Angelo. Dimensionamento ético da intervenção profissional em educação física. Brasília: Conselho Federal de Educação Física, 2017. ISBN 97885618921. |
|||||||||||
4 |
VANZUITA, Alexandre. Os impactos da escolha, formação inicial e inserção profissional na construção de identidade(s) profissional(is) em educação física. Curitiba: CRV, 2021. 98 p. |
|||||||||||
5 |
BIEDRZYCKI, Beatriz Paulo et al. Temas transversais na educação física escolar. Porto Alegre: SAGAH, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786556901367. |
|||||||||||
obs:Poderá ser utilizado como fontes de pesquisa digitais: Portal de Periódicos da CAPES; SCIELO; Google Acadêmico dentre outros. |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |