UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Educação Física - Didática da Educação Física - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Educação Física

ESTRUTURA CURRICULAR

Educação Física - Licenciatura Par062/22

PROFESSOR

Andreia Munalli Pereira Borssatto


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Didática da Educação Física

0-20359

2

40


EMENTA

Concepções e perspectivas pedagógicas do processo ensino/aprendizagem. Planejamento e

 

estruturação de atividades.


OBJETIVO GERAL

Oportunizar a apropriação de conhecimentos que permitam assessorar, planeja e orientar a prática dos jogos e dos esportes em seus diversos campos de atuação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer os conceitos básicos relacionados à Didática da Educação Física Demonstrar conhecimentos, competências e habilidades no desenvolvimento das atividades teórico-práticas da Educação Física Proporcionar aos acadêmicos conhecimentos teórico/práticos sobre o processo ensino-aprendizagem dos jogos e esportes no contexto escolar. Estimular a reflexão e discussão acerca do papel do processo ensino/ aprendizagem dos conteúdos curriculares da educação formal e não formal. Assimilar a construção do planejamento em todas as fases do processo ensino-aprendizagem (objetivos, execução e avaliação).


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Conceitos Básicos:
1.1 Educação Física;
1.2 Didática;
1.3 Didática da Educação Física;
1.4 Jogos;
1.5 Esportes.
1.6 Outros...

4

2

Perfil do Profissional Licenciado em Educação Física
2.1 Formação Acadêmica;
2.2.Atuação Profissional.

4

3

Concepção de Educação Física
e os conteúdos de ensino, implícitos nos
objetivos de aprendizagem nos ciclos
escolares do componente curricular da
Educação Física.

14

4

Planejamento
4.1 Características do planejamento;
4.2 Cronograma;
4.3 Plano de aula.

12

5

Avaliação
5.1 Funções da avaliação.
5.2 Objetivos do avaliação
5.3 Importância da avaliação

6

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Apropriação do conhecimento apresentado a partir da explanação dos temas /conteúdos a serem trabalhados durante o semestre.

HABILIDADES

Apresentação de ações pedagógicas de acordo com as necessidades profissionais. Apresentação das atividades teórico/práticos, com informações significativas para o grupo, com postura corporal, entonação de voz e utilização de termos técnicos de acordo com a exigência da disciplina e de um curso de formação de professores. Capacidade de análise, compreensão, síntese e aplicabilidade dos conteúdos do programa.

ATITUDES

ontualidade, assiduidade, ausências justificadas, participação ativa no desenvolvimento das atividades da disciplina, desuso de celulares e demais eletrônicos durante as aulas, apresentação/entrega das atividades ou trabalhos nos prazos previstos, postura ética nas aulas, frente aos colegas e professor condizentes com o espaço universitário e com  o curso de formação de profissionais da EF.

OUTRAS

Será considerado para efeito de aprovação o desenvolvimento e aproveitamento do acadêmico durante a execução da disciplina tendo por base o seu processo inicial e o seu avanço, demonstrando condições básicas para atuar no esporte de inclusão, adaptação e desenvolvimento dos indivíduos. - Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através do desenvolvimento das diferentes atividades realizadas e da organização de evento. Produção individual para um benefício coletivo.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

Todas

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 01

1

x

x

x

1.0

A definir

Avaliação 02

2

x

x

x

1.0

A definir

Avaliação 01

3

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Avaliação 04

4

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Avaliação 05

5

x

x

x

2.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BAGNARA, Ivan Carlos; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Educação física escolar: política, currículo e didática. Ijuí: Unijuí, 2019. 1 recurso online. (Educação física e ensino). ISBN 9788541902847.

2

KUNZ, Elenor (org.). Didática da educação física 2. 4. ed. Ijuí: Unijuí, 2012. 160 p. (Educação física). ISBN 857429244-3.

3

BIEDRZYCKI, Beatriz Paulo et al. Metodologia do ensino da educação física. Porto Alegre: SAGAH, 2020. 1 recurso online. (Educação física). ISBN 9786556900667.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

FERREIRA, Vania de Souza et al. Didática. Porto Alegre: SAGAH, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595025677.

2

NELSEN, Jane; LOTT, Lynn; GLENN, H. Stephen. Disciplina positiva em sala de aula: como desenvolver o respeito mútuo, a cooperação e a responsabilidade em sua sala de aula. 4. Barueri: Manole, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788520457795.

3

BIEDRZYCKI, Beatriz Paulo et al. Metodologia do ensino da educação física. Porto Alegre: SAGAH, 2020. 1 recurso online. (Educação física). ISBN 9786556900667.

4

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2. São Paulo: Cortez, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788524925573.

5

TIBEAU, Cynthia C. Pasqua M. Didática com criatividade: uma abordagem na educação física. São Paulo: Ícone, 2011. 112p. ISBN 978-85-274-1151-6.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática