UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Educação Física - Natação I - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Educação Física

ESTRUTURA CURRICULAR

Educação Física - Bacharel Par062/22

PROFESSOR

Sadi Ricardo da Silva Bastos


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Natação I

0-20338

2

40


EMENTA

Propriedades físicas da água. Pedagogia da natação. Aspectos técnicos/táticos dos nados.


OBJETIVO GERAL

- Possibilitar conhecimentos inerentes a modalidade de natação em seus aspectos históricos, pedagógicos e sua importância, bem como dos processos de ensino dos nados crawl e costas que permitam seu ensino e aprendizado.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1 - Conhecer o processo histórico da natação bem como sua importância na vida dos indivíduos; 2- Identificar as propriedades físicas da água, bem como entender suas relações com a natação; 3- Possibilitar um processo pedagógico que permita o ensino da natação, bem como dos nados crawl e costas. 4- Realizar os nados crawl e costas observando as respectivas técnicas bem como a coordenação geral dos mesmos.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1- Definição de natação.
1.2 - Histórico da natação.
1.3- A importância da natação nos aspectos:
1.3.1 Desportivo;
1.3.2 Profilático/saúde;
1.3.3 Lazer.
1.4 - Propriedades físicas da água.
1.4.1 Densidade;
1.4.2 Pressão hidrostática;
1.4.3 Viscosidade;
1.4.4 Resistência.

06

2

2 - Pedagogia da natação

2.1 Adaptação ao meio líquido;
2.2 Flutuação;
2.3 Respiração;
2.4 Propulsão de pernas;
2.5 Propulsão de braços;
2.6 Mergulho.

10

3

3 - Nado Crawl

3.1 Histórico;
3.2 Posição do corpo;
3.3 Trabalho de pernas;
3.4 Trabalho de braços;
3.5 Respiração;
3.6 Coordenação geral;
3.7 Saída, viradas e chegada.

14

4

4 - Nado Costas

4.1 Histórico;
4.2 Posição do corpo;
4.3 Trabalho de pernas;
4.4 Trabalho de braços;
4.5 Respiração;
4.6 Coordenação geral;
4.7 Saída, virada e chegada.

10

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:- Aula expositiva dialogada; - Trabalho de pesquisa; -Trabalho Integrado e em Grupo; - Trabalho Individual; - Aulas práticas; - Seminário.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

- Trabalho de pesquisa; - Seminário; - Prova escrita e prática.

HABILIDADES

- Capacidade de sistematização e análise dos diversos movimentos dos nados, - Domínio das técnicas e da coordenação geral dos nados crawl e costas.

ATITUDES

- Auxílio aos colegas; - Pontualidade na entrega dos trabalhos; - Participação efetiva nas aulas teórico/práticas.

OUTRAS

Contribuição a partir de outros referenciais teóricos e/ou experiências.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

1. avaliação integrativa

todas

x

x

x

2.0

20/06/2025

2. trabalho de pesquisa

todas

x

x

x

2.0

26/04/2025

3. - Prova prática do nado crawl

3

x

x

x

3.0

22/03/2025

x

29/03/2025

4. Prova prática do nado costas

4

x

x

x

3.0

31/05/2025

x

07/06/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

COSTA, Paula Hentschel Lobo da. Natação e atividades aquáticas: subsídios para o ensino. Barueri: Editora Manole Ltda, 2010. 163p. ISBN 9788520429396

2

MCLEOD, Ian. Anatomia da natação. Barueri: Manole, 2010. 1 recurso online. ISBN 9788520447628.

3

SALO, Dave; RIEWALD, Scott A. Condicionamento físico para natação. Barueri: Manole, 2011. 1 recurso online. ISBN 9788520443736.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

AQUATIC EXERCISE ASSOCIATION. Fitness aquático um guia completo para profissionais. 6. São Paulo: Manole, 2014. (Recurso online)

2

GUZMAN, R. Natação: exercício de técnica para melhoria do nado. São Paulo: Manole, 2008.

3

KRUG, D. F.; MAGRI, P. E. F. Natação: aprendendo para ensinar. São Paulo: All Print, 2012.

4

MAGLISCHO, E. Nadando o mais rápido possível. 3.ed. São Paulo: Manole, 2010. Paulo: Manole, 2010. (Recurso online)

5

MONTGOMERY, J. Nadando com perfeição o guia de condicionamento físico, treinamento e competição para nadadores masters. São Paulo: Manole, 2013.

obs:

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