UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Educação Física - Gestão em Processos Esportivos e de Lazer - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Educação Física

ESTRUTURA CURRICULAR

Educação Física - Bacharel Par062/22

PROFESSOR

Paulo Roberto Alves Falk


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Gestão em Processos Esportivos e de Lazer

0-20336

2

40


EMENTA

Gestão e marketing esportivo e de lazer. Empreendedorismo. Princípios éticos, comerciais e

profissionais. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

Proporcionar ao acadêmico conhecimentos teórico-práticos relacionados à gestão e legislação em Educação Física para aplicação futura em sua profissão.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1 - Esclarecer os conceitos e dimensões da Gestão esportiva e suas aplicações práticas. 2- Desenvolver a criatividade dos futuros profissionais, através do conhecimento de ações e inovações do Marketing. 3- Proporcionar o contato dos alunos com teorias diversas sobre a área de gestão e legislação em Educação Física. 4- Conceituar empreendedorismo e demonstrar sua importância e possibilidades no mercado de trabalho da Educação Física. 5- Apresentar habilidades, conhecimentos e atitudes para a elaboração de projetos e organização de eventos. 6- Debater e enfatizar sobre a postura ética e de boa conduta na profissão.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

GESTÃO ESPORTIVA
1.1 CONCEITOS E HISTÓRIA DA GESTÃO ESPORTIVA
1.2 DIMENSÕES DA GESTÃO ESPORTIVA
1.3 FERRAMENTAS DE GESTÃO
1.4 A GESTÃO ESPORTIVA NAS UNIVERSIDADES
1.5 GESTÃO DE PESSOAS
1.6 GESTÃO DE RECURSOS
1.7 GESTÃO DE PROJETOS
1.8 GESTÃO DO CONHECIMENTO

10

2

MARKETING ESPORTIVO
2.1 CONCEITOS
2.2 APLICAÇÕES PRÁTICAS
2.3 MARKETING COMO FERRAMENTA DE VENDAS DE PRODUTOS E SERVIÇOS ESPORTIVOS E DE SAÚDE

4

3

LEGISLAÇÃO ESPORTIVA
3.1 A LEGISLAÇÃO ATUAL E SUAS APLICAÇÕES

4

4

EMPREENDEDORISMO E MERCADO DE TRABALHO
4.1 CONCEITOS
4.2 PRÁTICAS EMPREENDEDORAS
4.3 CASES DE SUCESSO EM EMPREENDEDORISMO ESPORTIVO
4.4 IMPORTÂNCIA DE EMPREENDER NO ESPORTE E NA EDUCAÇÃO FÍSICA
4.5 O MERCADO DE TRABALHO ATUAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA

4

5

PLANEJAMENTO E ELABORAÇÃO DE PROJETOS
5.1 CONCEITOS
5.2 APLICAÇÃO PRÁTICA DOS CONCEITOS
5.3 A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO
5.4 GESTÃO DE PROJETOS
5.5 UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE GESTÃO E MARKETING NA CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA PROJETOS.
5.6 CRIAÇÃO DE UM PROJETO DENTRO DE UMA DAS DIMENSÕES DA GESTÃO ESPORTIVA.

10

6

CÓDIGO DE ÉTICA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
6.1 ÉTICA E SEUS CONCEITOS
6.2 CÓDIGO DE ÉTICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
6.3 ÉTICA E SUA UTILIZAÇÃO NA PRÁTICA
6.4 ÉTICA E BOA CONDUTA NA PRÁTICA PROFISSIONAL

4

7

Práticas extensionistas com visitação a empresas, projetos e eventos dentro do conteúdo da disciplina.

4

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:Para a disciplina Gestão em Processos Esportivos e de Lazer, a estratégia de ensino será estruturada da seguinte forma: AExD – Aula Expositiva e Dialogada: Apresentação dos conceitos centrais de gestão, marketing e empreendedorismo esportivo por meio de exposições teóricas seguidas de discussões interativas, incentivando a participação ativa dos alunos. ARM – Aula com Recursos Multimídia: Utilização de vídeos, estudos de caso e debates sobre práticas de marketing, gestão e ética no setor esportivo e de lazer, apresentando exemplos reais de empresas e eventos do mercado. AP – Aula Prática: Simulações e atividades práticas, como o planejamento de campanhas de marketing, análises de casos reais e a criação de planos de negócios para startups esportivas. Atividades de gamificação podem ser incorporadas para tornar a aprendizagem mais dinâmica. OE – Organização de Evento: Proposição de um evento esportivo fictício, onde os alunos atuam nas diversas áreas de gestão, como logística, marketing e patrocinadores, aplicando os conhecimentos de forma integrada. PCC – Prática como Componente Curricular: Desenvolvimento de projetos extensionistas comunitários, como atividades de lazer para populações carentes, com foco na aplicação dos princípios de responsabilidade social e ética no esporte. Visitas a Projetos, Empresas ou Eventos: Realização de visitas técnicas a centros esportivos, empresas de marketing ou eventos esportivos, permitindo aos alunos o contato direto com profissionais da área e o aprofundamento do conhecimento prático.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Domínio e compreensão dos conteúdos relacionados à gestão em Educação Física e legislação vigente.

HABILIDADES

Relacionar conteúdos que permitam a execução de projetos esportivos na prática. Efetuar ações de marketing específicos à E.F. e à área esportiva. Utilização de ferramentas de gestão na organização e realização de eventos esportivos. Entender sobre empreendedorismo e o mercado de trabalho atual da Educação Física.

ATITUDES

Comprometimento, interação em grupo, assiduidade, dedicação e pontualidade. Promover seu autodesenvolvimento e contribuir com a construção do conhecimento. Ter postura ética e respeitar as diferenças. Responsabilidade para com tarefas individuais e coletivas. Respeito ao material de aulas.

OUTRAS

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

todas

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação Teórica I

1, 2 e 3

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Avaliação Teórica II

4, 5 e 6

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Seminário de Produtos, serviços e eventos.

todas

x

x

x

4.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

MAZZEI, Leandro Carlos; BASTOS, Flávia da Cunha. Gestão do esporte no Brasil: desafios e perspectivas. São Paulo: Icone Editora, 2012. ISBN 9788527411929.

2

MATTOS, Joãoo Roberto Loureiro; GUIMARÃES, Leonam dos Santos. Gestão da tecnologia e inovação: uma abordagem prática. São Paulo: Editora Saraiva, 2005. 278 p. ISBN 8502049887

3

SORDI, José Osvaldo de. Gestão por processos: uma abordagem da moderna administração. São Paulo: Editora Saraiva, 2005. 223 p. ISBN 850205047


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

CARNEGIE, Dale. Como falar em público e influenciar pessoas no mundo dos negócios. 42.ed. Rio de Janeiro: Dist. Record De Serviços De Imprensa S.a., 2004. 220 p. ISBN 8501000892

2

DALE CARNEGIE & ASSOCIATES. Administrando através das pessoas. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1978. 297 p. (Biblioteca Do Exército-coleção General Benício) 6648

3

RIBEIRO, Antônio de Lima. Gestão de pessoas. São Paulo: Editora Saraiva, 2006. 310 p. ISBN 8502049852

4

VALERIANO, Dalton. Moderno gerenciamento de projetos. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. 254 p. ISBN 8576050390

5

MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. 720 p. ISBN 8536306505.

6

BRASIL. Legislação desportiva. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, [19--]. 161 p. 9868

7

VARGAS, Angelo. Direito e legislação desportiva: uma abordagem no universo dos profissionais de educação física. Brasília: Conselho Federal de Educação Física, 2017. ISBN 9788561892098.

obs:

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