PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Educação Física |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Educação Física - Bach./Licenc Par062/22 |
PROFESSOR |
Andreia Munalli Pereira Borssatto |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Recreação I |
0-19488 |
3º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Recreação e lazer nos diferentes campos de atuação. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Aplicar conhecimentos teóricos/práticos sobre recreação nas diferentes faixas etárias, incentivando a visão crítica e postura atuante dos acadêmicos, bem como, promover condições de reflexão e desenvolvimento de atividades dessa natureza nos campos de intervenção do profissional de Educação Física. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Conhecer história da Recreação. 2. Estudar os conceitos de jogo, brinquedos e brincadeiras a partir de seus aspectos históricos e sociais. 3. Classificar as atividades recreativas. 4. Desenvolver recursos pedagógicos para o trato com o jogo e brincadeira nos campos de atuação da Educação Física. 5. Sistematizar aspectos metodológicos da Recreação. 6. Oportunizar o planejamento e gerenciamento de uma atividade com jogos e brincadeiras que envolva a comunidade acadêmica, coadunando com o processo de formação humana na perspectiva dialética que envolve o fazer o pensar sobre o fazer. 7. Identificar os contextos de intervenção profissional; 8. Demostrar conhecimentos sobre as diferentes atividades da recreação; |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Evolução histórica da Recreação e Conceitos |
4 |
2 |
Elementos de Recreação |
6 |
3 |
Metodologias de Recreação |
6 |
4 |
Recreação e lazer para populações especiais |
4 |
5 |
Processos inclusivos no contexto da Educação Física. Classificação das Atividades recreativas |
12 |
|
TOTAL DE HORAS |
32 h |
Disciplina com com carga horária de Práticas Extensionistas |
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Apropriação do conhecimento apresentado a partir da explanação dos temas /conteúdos a serem trabalhados durante o semestre. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Apresentação de ações pedagógicas de acordo com as necessidades profissionais. Apresentação das atividades teórico/práticos, com informações significativas para o grupo, com postura corporal, entonação de voz e utilização de termos técnicos de acordo com a exigência da disciplina e de um curso de formação de professores. Capacidade de análise, compreensão, síntese e aplicabilidade dos conteúdos do programa. |
|||||||||||
ATITUDES |
Pontualidade, assiduidade, ausências justificadas, participação ativa no desenvolvimento das atividades da disciplina, desuso de celulares e demais eletrônicos durante as aulas, apresentação/entrega das atividades ou trabalhos nos prazos previstos, postura ética nas aulas, frente aos colegas e professor condizentes com o espaço universitário e com o curso de formação de profissionais da EF. |
|||||||||||
OUTRAS |
Será considerado para efeito de aprovação o desenvolvimento e aproveitamento do acadêmico durante a execução da disciplina tendo por base o seu processo inicial e o seu avanço, demonstrando condições básicas para atuar no esporte de inclusão, adaptação e desenvolvimento dos indivíduos. - Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através do desenvolvimento das diferentes atividades realizadas e da organização de evento. Produção individual para um benefício coletivo. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 01 |
1-2 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 02 |
3-4 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 03 |
5 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 04 |
Todas |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 01 |
Todas |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
DIAS, Cleber; ISAYAMA, Hélder Ferreira. Organização de atividades de lazer e recreação. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788536513317. |
|||||||||||
2 |
GONÇALVES, Patrick da Silveira; HERNANDEZ, Salma Stéphany Soleman; RONCOLI, Rafael Nichele. Recreação e lazer. Porto Alegre: SAGAH, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595025998. |
|||||||||||
3 |
TAKATSU, Mayra Mika. Jogos de recreação. São Paulo: Cengage Learning, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788522122486. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
BRUSTOLIN, Gisela Maria; LOPES, Carolina Gontijo. Técnicas e práticas de lazer. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788536521893. |
|||||||||||
2 |
CAVALLARI, Vania Maria. Recreação em ação. 2.ed.rev.atual. e ampl. São Paulo: Icone Editora, 2011. ISBN 9788527408723. |
|||||||||||
3 |
FERREIRA, Vanja. Educação física: recreação, jogos e desportos. Rio de Janeiro: Editora Sprint Ltda, 2010. 80 p. ISBN 8573322322. |
|||||||||||
4 |
PINA, Luiz Wilson; RIBEIRO,Olívia Cristina Ferreira. Lazer e recreação na hotelaria. 2.ed. São Paulo: Senac São Paulo, 2012. 128 p. ISBN 978-85-396-00243-8. |
|||||||||||
5 |
RIBEIRO, Olívia Cristina Ferreira. Lazer e recreação. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788536521848. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |