PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Educação Física |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Educação Física - Bach./Licenc Par062/22 |
PROFESSOR |
Oliveira Machado Fernandes Junior |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Estágio Supervisionado III |
0-19486 |
3º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Estágio de observação na atuação do profissional de Educação Física que atua com grupos especiais e com reabilitação. Estágio de observação na atuação do professor de Educação Física no ensino médio e no ensino para jovens e adultos (EJA). |
OBJETIVO GERAL |
Subsidiar por meio dos fundamentos teóricos e metodológicos os acadêmicos do Curso de Educação Física, com vistas a observação e compreensão do Estágio, na atuação deste com grupos especiais bem como, no espaço da Escola na atuação do professor de Educação Física dos no Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos( EJA).. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Compreender as diferentes atribuições do profissional de Educação Física junto aos diferentes espaços de atuação no Bacharel e Licenciatura; 2. Observar, compreender e vivenciar os diferentes espaços de estágio (em clinicas, Estúdios, Hospitais, Programas de Saúde e Academias na Educação Física, escola no Ensino Médio e EJA. ; 3. Elaborar plano/roteiro de Observação; 4. Analisar e compreender o processo desenvolvido, dialogando com os referenciais teóricos e metodológicos que subsidiaram o processo de estágio; 5. Compreender as dimensões sociais, políticas e culturais (dentre outras) que envolvem os diferentes processos de atuação nos campos de Estágio; 6. Apresentar o Relatório de Observação, em Seminário próprio, de acordo com as determinações do Regulamento de Estágio do Curso/Universidade. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
– Estágio de Observação da prática profissional em Educação Física nos espaços de Clinicas, Hospitais, Academias e Estúdios. Estágio de Observação na atuação do professor de Educação Física no espaço da escola , Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos. |
06 |
2 |
UNIDADE II – Prática de Observação e Compreensão do Estágio nas áreas de Academias, Clinicas, Hospitais, Programas de Saúde e Estúdios bem como na atuação do professor de Educação Física no espaço da escola no Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). |
26 |
3 |
UNIDADE III |
7 |
|
TOTAL DE HORAS |
39 h |
|
Estratégias:- Aula expositiva dialogada; - Trabalho individual; - Trabalho em grupo; - Seminário. - Aula expositiva e dialogada; - Estudo dirigido; - Saída à campo - Aula expositiva e dialogada; - Estudo dirigido; - Seminário. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através do desenvolvimento das diferentes atividades realizadas; Interpretação de textos, manifestações orais e domínio do conhecimento apropriado da disciplina; Clareza de conceitos básicos e vivência no campo de estágio coerente com o projeto apresentado. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Oralidade, escrita e desenvolvimento de projetos de estudos. Objetividade, coerência e correção na escrita. |
|||||||||||
ATITUDES |
Compreensão e utilização dos conhecimentos adquiridos no campo de estágio; Utilização das normas da ABNT, principalmente, na elaboração de trabalhos didáticos e científicos; Participação ativa nas atividades desenvolvidas; Assiduidade e pontualidade na entrega dos trabalhos; Compromisso, assiduidade, participação e respeito nas relações humanas/sociais no campo de estágio. |
|||||||||||
OUTRAS |
Capacidade de articular conhecimentos da disciplina com as demais do curso; Elaboração de trabalho científico: Relatório Analítico; Organização do seminário final da disciplina. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
– Leituras e pesquisas |
1 2. |
|
|
|
1 |
26/03/2025 |
|
|
||||
Av Prática de Estágio – Relatório de Estágio |
1 2 3 |
|
|
|
7 |
04/06/2025 |
|
|
||||
– Apresentação Oral – Seminário Final |
123 |
|
|
|
2 |
18/06/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
BURIOLLA, Marta A. Feiten. O estágio supervisionado. 4.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2006. 176 p. ISBN 8524905573 |
|||||||||||
2 |
PICONEZ, Stela C. Bertholo (coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24. ed. São Paulo: Papirus, 2015. 139 p. (Coleção magistério formação e trabalho pedagógico). ISBN 8530801598. |
|||||||||||
3 |
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática@p0 11.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2014. 200 p. ISBN 9788524918872. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ROSA NETO, Francisco. Manual de avaliação motora para terceira idade. Porto Alegre: ArtMed, 2011. 1 recurso online. ISBN 9788536312101. |
|||||||||||
2 |
KUNZ, Elenor (org.). Didática da educação física 1. 5.ed. Ijuí: Unijuí, 2013 . 158 p. (Coleção educação física). ISBN 9788541900300. |
|||||||||||
3 |
CANALES, Lindsay K; LYTLE, Rebecca K. Atividades físicas para jovens com deficiências graves. Barueri: Manole, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788520444993. |
|||||||||||
4 |
SPIEKER, Sirley Schmidt; SIMÃO, Cristina. A interferência dos estímulos no desenvolvimento motor ao longo da vida. Lages, 2009. 33 p. |
|||||||||||
5 |
RIKLI, R. E.; JONES, J. C. Teste de aptidão física para idosos. Rio de Janeiro: Sprint, 2011 |
|||||||||||
obs:Poderá ser utilizado como fontes de pesquisa digitais: Portal de Periódicos da CAPES; SCIELO; Google Acadêmico dentre outros. |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |