UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Educação Física - Recreação I - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Educação Física

ESTRUTURA CURRICULAR

Educação Física - Bach./Licenc Par062/22

PROFESSOR

Andreia Munalli Pereira Borssatto


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Recreação I

0-19488

2

40


EMENTA

Recreação e lazer nos diferentes campos de atuação. Práticas extensionistas integradoras e

articuladas de acordo com o perfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

Aplicar conhecimentos teóricos/práticos sobre recreação nas diferentes faixas etárias, incentivando a visão crítica e postura atuante dos acadêmicos, bem como, promover condições de reflexão e desenvolvimento de atividades dessa natureza nos campos de intervenção do profissional de Educação Física.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1.   Conhecer história da Recreação.  2. Estudar os conceitos de jogo, brinquedos e brincadeiras a partir de seus aspectos históricos e sociais. 3. Classificar as atividades recreativas. 4. Desenvolver recursos pedagógicos para o trato com o jogo e brincadeira nos campos de atuação da Educação Física. 5. Sistematizar aspectos metodológicos da Recreação. 6. Oportunizar o planejamento e gerenciamento de uma atividade com jogos e brincadeiras que envolva a comunidade acadêmica, coadunando com o processo de formação humana na perspectiva dialética que envolve o fazer o pensar sobre o fazer. 7. Identificar os contextos de intervenção profissional; 8. Demostrar conhecimentos sobre as diferentes atividades da recreação;


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Evolução histórica da Recreação e Conceitos

4

2

Elementos de Recreação
2.1.Objetivos;
2.2. Características da Recreação;

6

3

Metodologias de Recreação
3.1. Didática da recreação
3.2. Recreação para diferentes públicos e faixas etárias

6

4

Recreação e lazer para populações especiais
4.1. Idosos
4.2. Gestantes
4.3. Pessoas com deficiências
4.4. Outros

4

5

Processos inclusivos no contexto da Educação Física. Classificação das Atividades recreativas
5.1. Jogos e brincadeiras;
5.2. Brinquedos cantados;
5.3. Atividades expressivas;
5.4.Esportes;
5.5. Atividades com materiais alternativos,
5.6. Colônias de férias;
5.7. Gincanas
5.8. Outros.

12

 

TOTAL DE HORAS

32 h

Disciplina com com carga horária de Práticas Extensionistas


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Apropriação do conhecimento apresentado a partir da explanação dos temas /conteúdos a serem trabalhados durante o semestre.

HABILIDADES

Apresentação de ações pedagógicas de acordo com as necessidades profissionais. Apresentação das atividades teórico/práticos, com informações significativas para o grupo, com postura corporal, entonação de voz e utilização de termos técnicos de acordo com a exigência da disciplina e de um curso de formação de professores. Capacidade de análise, compreensão, síntese e aplicabilidade dos conteúdos do programa.

ATITUDES

Pontualidade, assiduidade, ausências justificadas, participação ativa no desenvolvimento das atividades da disciplina, desuso de celulares e demais eletrônicos durante as aulas, apresentação/entrega das atividades ou trabalhos nos prazos previstos, postura ética nas aulas, frente aos colegas e professor condizentes com o espaço universitário e com  o curso de formação de profissionais da EF.

OUTRAS

Será considerado para efeito de aprovação o desenvolvimento e aproveitamento do acadêmico durante a execução da disciplina tendo por base o seu processo inicial e o seu avanço, demonstrando condições básicas para atuar no esporte de inclusão, adaptação e desenvolvimento dos indivíduos. - Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através do desenvolvimento das diferentes atividades realizadas e da organização de evento. Produção individual para um benefício coletivo.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

Todas

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 01

1-2

x

x

x

1.0

A definir

Avaliação 02

3-4

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Avaliação 03

5

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 04

Todas

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Avaliação 01

Todas

x

x

x

2.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

DIAS, Cleber; ISAYAMA, Hélder Ferreira. Organização de atividades de lazer e recreação. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788536513317.

2

GONÇALVES, Patrick da Silveira; HERNANDEZ, Salma Stéphany Soleman; RONCOLI, Rafael Nichele. Recreação e lazer. Porto Alegre: SAGAH, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595025998.

3

TAKATSU, Mayra Mika. Jogos de recreação. São Paulo: Cengage Learning, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788522122486.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BRUSTOLIN, Gisela Maria; LOPES, Carolina Gontijo. Técnicas e práticas de lazer. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788536521893.

2

CAVALLARI, Vania Maria. Recreação em ação. 2.ed.rev.atual. e ampl. São Paulo: Icone Editora, 2011. ISBN 9788527408723.

3

FERREIRA, Vanja. Educação física: recreação, jogos e desportos. Rio de Janeiro: Editora Sprint Ltda, 2010. 80 p. ISBN 8573322322.

4

PINA, Luiz Wilson; RIBEIRO,Olívia Cristina Ferreira. Lazer e recreação na hotelaria. 2.ed. São Paulo: Senac São Paulo, 2012. 128 p. ISBN 978-85-396-00243-8.

5

RIBEIRO, Olívia Cristina Ferreira. Lazer e recreação. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788536521848.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática