UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Educação Física - Esportes Coletivos II (Futebol e Futsal) - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Educação Física

ESTRUTURA CURRICULAR

Educação Física - Bach./Licenc Par062/22

PROFESSOR

Paulo Roberto Alves Falk, Irineu Wolney Furtado


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Esportes Coletivos II (Futebol e Futsal)

0-19485

4

80


EMENTA

Aspectos metodológicos do futebol e do futsal a nível escolar e de iniciação desportiva. Práticas

extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

Proporcionar ao futuro profissional o conhecimento e as experiências abrangentes sobre o futebol e o futsal, possibilitando o domínio dos conteúdos de forma crítica que favoreçam a sua atuação na iniciação esportiva e o faça refletir sobre as dimensões sociais do futebol e do futsal, bem como estimular a prática da modalidade consciente e espontânea, utilizando métodos de ensinos apropriados nas aulas de Educação Física e iniciação esportiva.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Conhecer o histórico, origem e evolução do Futebol e do Futsal; - Compreender os métodos de ensino utilizados na vivência da modalidade como conteúdo na prática pedagógica das aulas de Educação Física em seus aspectos técnicos e físicos, bem como no desenvolvimento motor de seus praticantes; - Reconhecer as diferentes etapas da aprendizagem e a realização dos movimentos do esporte a nível escolar e de iniciação desportiva; - Reconhecer o posicionamento tático desses esportes coletivos para aprendizado de movimentação individual e coletiva; - Conhecer as regras específicas do Futebol e do Futsal, reconhecendo suas formas de flexibilização considerando o contexto educacional; - Desenvolver uma metodologia de ensino apropriado à aprendizagem, voltado para formação de iniciantes. - Organização de evento para iniciação esportiva.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

FUTEBOL - Diagnóstico e Apresentação do conteúdo programático

10

2

FUTEBOL - O futebol como princípio educativo

10

3

FUTEBOL - Metodologias aplicadas ao ensino e prática do futebol;
Fundamentos técnicos do futebol: Chutes. Drible .Cabeceios. Domínio de bola. Condução de bola
.Recepção
.Técnicas do goleiro

10

4

FUTEBOL - Sistemas de jogo: posicionamento dos jogadores e movimentação.
Sistemas de jogo
Marcação

10

5

FUTSAL - Conceitos; Histórico: apresentação, origem, evoluções.

4

6

FUTSAL - Fundamentos Técnicos e aspectos metodológicos do futsal.
Treinamento de atletas de Desportos Coletivos – Futsal.
O desenvolvimento motor pelo futsal.
A preparação física no Futsal.

7

7

FUTSAL - Fundamentos Táticos e aspectos metodológicos do futsal.
Movimentos básicos de defesa e ataque.
Sistema de jogo ofensivos e defensivos.
Planejamento de treinos.

7

8

FUTSAL - Regras e arbitragem.
Regras Oficiais.
Confecção de súmulas.
Noção de arbitragem.

7

9

FUTSAL - O futsal no contexto de iniciação esportiva.

7

10

Organização e eventos.
Planejamento e organização de eventos.

8

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 8 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Organização de evento esportivo.


Estratégias:Descrição das Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; ; LAB – Aula em Laboratório; PAL – Palestra; SE – Seminário; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; Organização de eventos.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Apropriação do conhecimento apresentado a partir da explanação dos temas/conteúdos a serem trabalhados durante o semestre.

HABILIDADES

Apresentação de ações pedagógicas de acordo com as necessidades profissionais. Apresentação das atividades teórico/práticos, com informações significativas para o grupo, com postura corporal, entonação de voz e utilização de termos técnicos de acordo com a exigência da disciplina e de um curso de formação profissional. Capacidade de análise, compreensão, síntese e aplicabilidade dos conteúdos do programa.

ATITUDES

Pontualidade, assiduidade (ausências justificadas), responsabilidade, participação ativa no desenvolvimento das atividades da disciplina, desuso de celulares e demais eletrônicos durante as aulas, apresentação/entrega das atividades ou trabalhos nos prazos previstos, postura ética nas aulas, frente aos colegas e professor condizentes com o espaço universitário e com o curso de formação de professores, participação dinâmica nas atividades práticas fazendo uso do uniforme do curso (e demais roupas/acessórios necessários).

OUTRAS

Será considerado para efeito de aprovação o desenvolvimento do aluno o carácter qualitativo, priorizando o processo e não o fim, tendo por base o seu conhecimento inicial e o processo de avanço, demonstrando condições básicas em desenvolver o trabalho em seus diversos campos de atuação. Para efeitos de reprovação a frequência deverá ser inferior a 75%

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

FUTEBOL Avaliação Integrativa

1.0

A definir

FUTEBOL Avaliação 02 Prova Teórica I

1.0

A definir

x

A definir

FUTEBOL Avaliação 03 Prova Prática I

1.0

A definir

FUTEBOL Avaliação 04 Prova Teórica II

1.0

A definir

x

A definir

FUTEBOL Avaliação 05 Prova Prática II

1.0

A definir

FUTSAL - Avaliação Integrativa

1.0

A definir

FUTSAL - Avaliação 02 Prova Teórica I

1.0

A definir

x

A definir

FUTSAL - Avaliação 03 Prova Prática I

1.0

A definir

x

A definir

FUTSAL - Avaliação 04 - organização de evento

2.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

KUNZ, Elenor; PIRES, Giovani de Lorenzi. Didática da educação física. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2003. 158 p. ISBN 857429053x

2

HILDEBRANDT, R.; LAGING, Ralf. Concepções abertas no ensino de educação física. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico S/a Indústria e Comércio, 2005. 141 p. (Educação Física : Fundamentação) ISBN 8521502877

3

FERREIRA, Ricardo Lucena. Futsal e a iniciação. 3.ed. Rio de Janeiro: Editora Sprint Ltda, 1998. 103 p. 13882 ISBN 8585031751

4

GOMES, Antonio Carlos; SOUZA, Juvenilson de. Futebol: treinamento desportivo de alto rendimento. Porto Alegre: ArtMed, 2011. 1 recurso online. ISBN 9788536313405.

5

GONÇALVES, Patrick da Silveira. Metodologia do futebol e do futsal. Porto Alegre: SAGAH, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595028753.

6

VOSER, Rogério da Cunha; GIUSTI, João Gilberto M. O futsal e a escola: uma perspectiva pedagógica. 2. Porto Alegre: Penso, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788584290413.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

HISTÓRIA do futebol. São Paulo: Abril Vídeo, [19--]. 150 min. (Coleção Placar) 9795

2

GONÇALVES, Patrick da Silveira; FRANKE, Rodrigo de Azevedo. Esporte 1: futebol de campo. Porto Alegre: SAGAH, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788533500006.

3

MELO, Rogério Silva de. Sistemas e táticas para futebol. Rio de Janeiro: Editora Sprint Ltda, 1999. 78 p. 13880 ISBN 8573320877

4

MELO, Rogério Silva de. Futebol 1000 exercícios. 3.ed. Rio de Janeiro: Editora Sprint Ltda, 2000. 359 p. 13886 ISBN 8573320303

5

LEAL, Julio Cesar. Futebol: Arte e ofício, histórico, sistemas, táticas, técnicas, planejamento. Rio de Janeiro: Editora Sprint Ltda, 2000. 255 p. 22478 ISBN 857332099-0

6

FALK, Paulo Roberto Alves; PEREIRA, Dyane Paes. Futebol: gestão e treinamento. São Paulo: Ícone, 2010. 264 p. ISBN 9788527411189.

7

POLITO, Luis Felipe Tubagi; FIGUEIRA JUNIOR, Aylton José; BRANDÃO, Maria Regina Ferreira. Manual de treinamento do futsal contemporâneo. Barueri: Manole, 2019. 1 recurso online. ISBN 9786555768527.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática