PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Educação Física |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Educação Física - Bach./Licenc Par062/22 |
PROFESSOR |
Paulo Roberto Alves Falk, Irineu Wolney Furtado |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Esportes Coletivos II (Futebol e Futsal) |
0-19485 |
3º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Aspectos metodológicos do futebol e do futsal a nível escolar e de iniciação desportiva. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar ao futuro profissional o conhecimento e as experiências abrangentes sobre o futebol e o futsal, possibilitando o domínio dos conteúdos de forma crítica que favoreçam a sua atuação na iniciação esportiva e o faça refletir sobre as dimensões sociais do futebol e do futsal, bem como estimular a prática da modalidade consciente e espontânea, utilizando métodos de ensinos apropriados nas aulas de Educação Física e iniciação esportiva. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Conhecer o histórico, origem e evolução do Futebol e do Futsal; - Compreender os métodos de ensino utilizados na vivência da modalidade como conteúdo na prática pedagógica das aulas de Educação Física em seus aspectos técnicos e físicos, bem como no desenvolvimento motor de seus praticantes; - Reconhecer as diferentes etapas da aprendizagem e a realização dos movimentos do esporte a nível escolar e de iniciação desportiva; - Reconhecer o posicionamento tático desses esportes coletivos para aprendizado de movimentação individual e coletiva; - Conhecer as regras específicas do Futebol e do Futsal, reconhecendo suas formas de flexibilização considerando o contexto educacional; - Desenvolver uma metodologia de ensino apropriado à aprendizagem, voltado para formação de iniciantes. - Organização de evento para iniciação esportiva. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
FUTEBOL - Diagnóstico e Apresentação do conteúdo programático |
10 |
2 |
FUTEBOL - O futebol como princípio educativo |
10 |
3 |
FUTEBOL - Metodologias aplicadas ao ensino e prática do futebol; |
10 |
4 |
FUTEBOL - Sistemas de jogo: posicionamento dos jogadores e movimentação. |
10 |
5 |
FUTSAL - Conceitos; Histórico: apresentação, origem, evoluções. |
4 |
6 |
FUTSAL - Fundamentos Técnicos e aspectos metodológicos do futsal. |
7 |
7 |
FUTSAL - Fundamentos Táticos e aspectos metodológicos do futsal. |
7 |
8 |
FUTSAL - Regras e arbitragem. |
7 |
9 |
FUTSAL - O futsal no contexto de iniciação esportiva. |
7 |
10 |
Organização e eventos. |
8 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 8 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Organização de evento esportivo. |
Estratégias:Descrição das Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; ; LAB – Aula em Laboratório; PAL – Palestra; SE – Seminário; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; Organização de eventos. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Apropriação do conhecimento apresentado a partir da explanação dos temas/conteúdos a serem trabalhados durante o semestre. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Apresentação de ações pedagógicas de acordo com as necessidades profissionais. Apresentação das atividades teórico/práticos, com informações significativas para o grupo, com postura corporal, entonação de voz e utilização de termos técnicos de acordo com a exigência da disciplina e de um curso de formação profissional. Capacidade de análise, compreensão, síntese e aplicabilidade dos conteúdos do programa. |
|||||||||||
ATITUDES |
Pontualidade, assiduidade (ausências justificadas), responsabilidade, participação ativa no desenvolvimento das atividades da disciplina, desuso de celulares e demais eletrônicos durante as aulas, apresentação/entrega das atividades ou trabalhos nos prazos previstos, postura ética nas aulas, frente aos colegas e professor condizentes com o espaço universitário e com o curso de formação de professores, participação dinâmica nas atividades práticas fazendo uso do uniforme do curso (e demais roupas/acessórios necessários). |
|||||||||||
OUTRAS |
Será considerado para efeito de aprovação o desenvolvimento do aluno o carácter qualitativo, priorizando o processo e não o fim, tendo por base o seu conhecimento inicial e o processo de avanço, demonstrando condições básicas em desenvolver o trabalho em seus diversos campos de atuação. Para efeitos de reprovação a frequência deverá ser inferior a 75% |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
FUTEBOL Avaliação Integrativa |
|
|
|
|
1.0 |
A definir |
|
|
||||
FUTEBOL Avaliação 02 Prova Teórica I |
|
|
|
|
1.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
FUTEBOL Avaliação 03 Prova Prática I |
|
|
|
|
1.0 |
A definir |
|
|
||||
FUTEBOL Avaliação 04 Prova Teórica II |
|
|
|
|
1.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
FUTEBOL Avaliação 05 Prova Prática II |
|
|
|
|
1.0 |
A definir |
|
|
||||
FUTSAL - Avaliação Integrativa |
|
|
|
|
1.0 |
A definir |
|
|
||||
FUTSAL - Avaliação 02 Prova Teórica I |
|
|
|
|
1.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
FUTSAL - Avaliação 03 Prova Prática I |
|
|
|
|
1.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
FUTSAL - Avaliação 04 - organização de evento |
|
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
KUNZ, Elenor; PIRES, Giovani de Lorenzi. Didática da educação física. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2003. 158 p. ISBN 857429053x |
|||||||||||
2 |
HILDEBRANDT, R.; LAGING, Ralf. Concepções abertas no ensino de educação física. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico S/a Indústria e Comércio, 2005. 141 p. (Educação Física : Fundamentação) ISBN 8521502877 |
|||||||||||
3 |
FERREIRA, Ricardo Lucena. Futsal e a iniciação. 3.ed. Rio de Janeiro: Editora Sprint Ltda, 1998. 103 p. 13882 ISBN 8585031751 |
|||||||||||
4 |
GOMES, Antonio Carlos; SOUZA, Juvenilson de. Futebol: treinamento desportivo de alto rendimento. Porto Alegre: ArtMed, 2011. 1 recurso online. ISBN 9788536313405. |
|||||||||||
5 |
GONÇALVES, Patrick da Silveira. Metodologia do futebol e do futsal. Porto Alegre: SAGAH, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595028753. |
|||||||||||
6 |
VOSER, Rogério da Cunha; GIUSTI, João Gilberto M. O futsal e a escola: uma perspectiva pedagógica. 2. Porto Alegre: Penso, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788584290413. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
HISTÓRIA do futebol. São Paulo: Abril Vídeo, [19--]. 150 min. (Coleção Placar) 9795 |
|||||||||||
2 |
GONÇALVES, Patrick da Silveira; FRANKE, Rodrigo de Azevedo. Esporte 1: futebol de campo. Porto Alegre: SAGAH, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788533500006. |
|||||||||||
3 |
MELO, Rogério Silva de. Sistemas e táticas para futebol. Rio de Janeiro: Editora Sprint Ltda, 1999. 78 p. 13880 ISBN 8573320877 |
|||||||||||
4 |
MELO, Rogério Silva de. Futebol 1000 exercícios. 3.ed. Rio de Janeiro: Editora Sprint Ltda, 2000. 359 p. 13886 ISBN 8573320303 |
|||||||||||
5 |
LEAL, Julio Cesar. Futebol: Arte e ofício, histórico, sistemas, táticas, técnicas, planejamento. Rio de Janeiro: Editora Sprint Ltda, 2000. 255 p. 22478 ISBN 857332099-0 |
|||||||||||
6 |
FALK, Paulo Roberto Alves; PEREIRA, Dyane Paes. Futebol: gestão e treinamento. São Paulo: Ícone, 2010. 264 p. ISBN 9788527411189. |
|||||||||||
7 |
POLITO, Luis Felipe Tubagi; FIGUEIRA JUNIOR, Aylton José; BRANDÃO, Maria Regina Ferreira. Manual de treinamento do futsal contemporâneo. Barueri: Manole, 2019. 1 recurso online. ISBN 9786555768527. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |