PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Direito |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Direito Mat Par767/17 |
PROFESSOR |
Sirlane de Fátima Melo, Aline Elise Debiazi Vargas Longo, Tomaz de Aquino Cordova E Sa Filho, Edgar Jose Galilheti, Ana Mirian Ziliotto Viero, Camila Stefanes Oselame |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Estágio III |
0-17938 |
9º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Prática jurídica real orientada e atendimento supervisionado, desenvolvido através do serviço de assistência jurídica gratuita. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver atividades práticas para a aprendizagem e aperfeiçoamento das profissões jurídicas, além de prestar serviços à comunidade hipossuficiente. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Desenvolver práticas para a formação dos estagiários nas atividades profissionais dos operadores do Direito. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Desenvolvimento de prática jurídica real com o atendimento da população hipossuficiente e, consequente aperfeiçoamento processual com a feitura de peças e acompanhamentos processuais, além da ênfase na solução extraprocessual de lides. OBS: A carga horária está totalizada pela natureza do desenvolvimento das atividades de estágio. Em virtude de ser uma disciplina eminentemente prática - Estágio III, a ser desenvolvido no Escritório Modelo de Assistência Jurídica - EMAJ e não em sala de aula, busca-se a aplicação da teoria à prática. Atendimento individualizado |
80 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
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Estratégias:*Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Os alunos-estagiários serão avaliados pelo DESEMPENHO que demonstrarem ao longo do semestre, considerando seus conhecimentos, habilidades e atitudes durante o Estágio, no atendimento aos clientes, acompanhamento dos casos e processos sob a supervisão dos professores-orientadores do EMAJ. |
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HABILIDADES |
A Res. n. 207/16, art. 5º, II, estabelece que “habilidades: são capacidades de utilizar os conhecimentos produtivamente”, de modo que os Estagiário(a)s DEVERÃO demonstrar, no período de estágio, a capacidade técnica e científica já adquirida em sala de aula, aprimorando suas aptidões com o aprendizado prático do estágio através das orientações e pesquisas realizadas. |
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ATITUDES |
Consoante a Res. n. 207/16, art. 5º, III, “atitudes: são vontades concretizadas em atos, de transformar qualitativamente a realidade com base em sentimentos e valores”. Portanto, os Estagiário(a)s DEVERÃO demonstrar vontade concreta de aprender, demonstrando INTERESSE e efetiva PARTICIPAÇÃO nas práticas de estágio, o que implica ZELO e CUIDADO com os casos e processos sob sua responsabilidade, acompanhando o andamento do feito quanto aos prazos, sempre prestando contas a(o) Professor(a) Orientador(a). A COOPERAÇÃO, enquanto atitude, se traduz pela postura ÉTICA e HUMANISTA do Estagiário(a) no trato com o cliente, colegas, funcionários e professores orientadores do EMAJ. |
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OUTRAS |
Com ênfase na interdisciplinaridade, poderá ser objeto de avaliação também a participação do Estagiário nos projetos de pesquisa e extensão dos Grupos de Pesquisa vinculados ao Escritório Modelo de Assistência Jurídica – EMAJ. Os Estagiário(a)s deverão observar todas as Portarias, Instruções, Comunicados e Regulamentos expedidos pelo EMAJ. Os alunos deverão prestar contas do andamento, semanalmente, de todos os casos e processos que estiverem sob sua responsabilidade, colhendo a assinatura do professor(a) orientador(a) na sua ficha individual de acompanhamento. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação 01 |
01 |
x |
x |
x |
5.0 |
25/04/2025 |
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Avaliação 02 |
01 |
x |
x |
x |
5.0 |
04/07/2025 |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
ARAÚJO JÚNIOR, Gediel Claudino de. Código de Processo Civil anotado. 2. São Paulo: Atlas, 2021. 1 recurso online. ISBN 9788597027891. |
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2 |
BUENO, Cassio Scarpinella. Curso sistematizado de direito processual civil, v. 2: procedimento comum, processos nos tribunais e recursos. 11. São Paulo: Saraiva Jur, 2022. 1 recurso online. ISBN 9786553620605. |
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3 |
GOES, Hugo. Manual de direito previdenciário. 17. Rio de Janeiro: Método, 2022. 1 recurso online. ISBN 9786559645305. |
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4 |
GONÇALVES, Marcus Vinícius Rios. Novo curso de direito processual civil. 2.ed.rev. e atual. São Paulo: Editora Saraiva, 2005. 503 p. ISBN 8502051776 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
ARAÚJO JÚNIOR. Gedial Claudino de. Prática de processo civil anotado. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2021. Recurso online. |
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2 |
CHACON, Luis Fernando Rabelo. Manual de prática forense civil. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2021. Recurso online. |
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3 |
GUILHERME, Luiz Fernando do Vale de Almeida. Código civil comentado e anotado. 3. ed. Barueri: Manole, 2022. Recurso online. |
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4 |
GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito civil brasileiro: direito das sucessões. v. 7. 16. ed. São Paulo: Saraiva. 2022. Recurso online. |
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5 |
HAMAY, Rennan Faria Krüger. Manual de direito processual civil: teoria geral do processo, processo de conhecimento, processos nos tribunais, recursos, liquidação, processo de execução, procedimentos especiais. 4. ed. São Paulo: Saraiva Jur, 2022. Recurso online. |
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6 |
THEODORO JÚNIOR, Humberto. Curso de direito processual civil: teoria geral do direito processual civil, processo de conhecimento, procedimento comum. v. 1. 62. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2021. Recurso online. |
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obs: MISSÃO A missão do Curso de Direito da Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC é promover a formação técnico-jurídica generalista, humanista e ética do profissional do Direito para o exercício da advocacia, da magistratura, do Ministério Público e das demais carreiras públicas, além da atuação em consultorias e outras atividades correlatas. As políticas específicas contemplam, além do necessário cabedal pedagógico, o conhecimento técnico-dogmático que proporcione ao aluno uma forte base que o habilite a identificar, prevenir e buscar soluções, de maneira crítica, responsável e criativa, para os problemas jurídicos de sua realidade. PERFIL PROFISSIOGRÁFICO O bacharel em direito da UNIPLAC deverá estar apoiado em sólida formação geral, humanista e axiológica, em razão do referencial teórico acumulado no decorrer do curso, apresentando capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica, adequada argumentação, interpretação e valoração dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, indispensável ao exercício da Ciência do Direito, da prestação a justiça e do desenvolvimento da cidadania. Deverá ter a consciência da atualização profissional permanente por meio do processo de educação continuada. |
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