PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Direito |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Direito Mat Par767/17 |
PROFESSOR |
Jose Ezequiel Carneiro |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Direito Administrativo I |
0-17934 |
9º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Atividades e funções do Estado. Administração pública. Teoria geral do serviço público. Agentes públicos. Poderes da Administração Pública. Teoria geral dos atos administrativos. |
OBJETIVO GERAL |
Demonstrar a importância da disciplina no sistema jurídico, com relevância fundamental aos princípios constitucionais, estimulando o acadêmico ao interesse pelo estudo, pesquisa e aplicação prática das questões que envolvem o direito administrativo. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Apresentar a origem, objeto e conceito do Direito Administrativo e a relação do Direito Administrativo com outros ramos do Direito. - Compreender a estrutura da Administração Pública. - Analisar o Regime Jurídico Administrativo. - Proporcionar o entendimento acerca dos Princípios que regem a Administração Pública. - Descrever e analisar os Poderes da Administração Pública. - Demonstrar a importância dos Agentes Públicos para o funcionamento das atividades administrativas. - Entender os principais institutos que regem os Servidores Públicos. - Demonstrar a necessidade dos serviços públicos na vida dos cidadãos. - Compreender a relevância dos atos administrativos como atividade administrativa. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Origem, objeto e conceito do Direito Administrativo. Relação do Direito Administrativo com outros ramos do Direito. |
8 |
2 |
Regime jurídico administrativo. |
8 |
3 |
Atos administrativos. |
8 |
4 |
Agentes Públicos. |
8 |
5 |
Serviços Públicos. |
8 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
Observações: Na carga horária de cada unidade já está contemplada a carga horária destinada às avaliações. |
Estratégias:Aulas expositivas e dialogadas - AEXD Aulas expositivas - AEX Estudo individual - EI |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Acontece de forma contínua para diagnosticar a situação de aprendizagem em relação aos conteúdos previstos. |
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HABILIDADES |
Averiguada através da curiosidade e competências demonstradas durante as aulas. |
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ATITUDES |
Estabelecida através das manifestações realizadas em sala de aula e nos trabalhos em grupo, buscado despertar o senso crítico do aluno, além da pontualidade, assiduidade, comportamento, frequência, iniciativa. |
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OUTRAS |
Trabalhos individuais poderão ser atribuídos como forma de aferir o nível de assimilação do conteúdo sem, necessariamente, implicar em complementação de nota. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Primeira Avaliação |
1, 2 e 3 |
x |
x |
x |
5 |
16/04/2025 |
x |
30/04/2025 |
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Segunda Avaliação |
1, 2, 3, 4 e 5 |
x |
x |
x |
5 |
18/06/2025 |
x |
02/07/2025 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
VICENTE PAULO E MARCELO ALEXANDRINO. DIREITO ADMINISTRATIVO DESCOMPLICADO. |
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2 |
DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito administrativo. 35. Rio de Janeiro: Forense, 2022. 1 recurso online. ISBN 9786559643042. |
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3 |
MEDAUAR, Odete. Direito administrativo moderno. 19. ed.rev. e atual. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2015. 446 p. ISBN 9788520334233. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Curso de direito administrativo. 25.ed.rev. e atual. São Paulo: Malheiros Editores Ltda., 2008. 1073 p. ISBN 8574208671 |
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2 |
MEIRELLES, Hely Lopes. Direito administrativo brasileiro. 35.ed. São Paulo: Malheiros Editores Ltda., 2009. 839 p. ISBN 8574209333 |
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3 |
CRETELLA JÚNIOR, José. Dicionário de direito administrativo. 3.ed. Rio de Janeiro: Companhia Editora Forense, 1978. 555 p. 20914 |
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4 |
RIGOLIN, Ivan Barbosa. Comentários ao regime único dos servidores públicos civis. 7. São Paulo: Saraiva, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788502174481. |
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5 |
FERNANDA MARINELA. Direito Administrativo. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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