PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Design de Interiores |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Tecnologia em Design de Interiores Par058/22 |
PROFESSOR |
Mariana Campos de Andrade |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Luminotécnica |
0-19476 |
3º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Iluminação natural e artificial em função dos espaços e finalidade dos ambientes. Estudo de lâmpadas e luminárias. Projeto luminotécnico aplicado a ambientes residenciais, comerciais e de serviços. Sistemas de automação e controle de iluminação. |
OBJETIVO GERAL |
Pesquisar e analisar a importância da iluminação no design de interiores. Promover a humanização dos espaços internos através da iluminação natural e artificial, adequando às diversas funções dos ambientes |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Pesquisar conceitos em iluminação - Desenvolver aptidão para identificar as necessidades luminosas dos espaços - Tornar o profissional capaz para especificar e propor espaços utilizando a luz como composição - Conceber espaços através do planejamento do projeto propondo a eficiência energética - Promover a identificação e tipologia em iluminação - Analisar efeitos luminosos e materiais empregados em áreas residenciais e comerciais - Pesquisar e analisar as normas técnicas - Analisar o conforto visual dos ambientes - Qualificar o discente para a prática e execução do projeto luminotécnico |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação da disciplina e visão histórica da iluminação. Correlação entre o Design e a aplicabilidade da luminotécnica. Estudo de elementos conceituais e visuais. A iluminação natural e análise de ambientes onde se aplicam os projetos luminotécnicos |
08 |
2 |
Conceitos luminotécnicos, especificação de lâmpadas e luminárias |
4 |
3 |
Iluminação em ambientes residenciais: salas, cozinhas, quartos, banheiros e lavabos. Tipos de luminárias e lâmpadas. Mescla de luminárias e suas particularidades. Eficiência energética e custo benefício. A especificidade de ambientes luminotécnicos, jardim de inverno e fachada e jardins. |
12 |
4 |
Iluminação em ambientes comerciais e específico em tipos de ambientes particularizados. Especificação de normas técnicas e uso de acordo com ambiência e lâmpadas |
12 |
5 |
O efeito de conforto visual e psicológico de cada ambiente |
4 |
6 |
Representação gráfica de lâmpadas e luminárias. Pontos de luz, interruptores, pontos de tomadas, interruptores, fontes luminosas, dimers, mangueira de luz e equipamentos complementares. |
20 |
7 |
Elaboração de projetos luminotécnicos em ambientes através da computação gráfica |
20 |
undefined |
|
|
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Desempenho e qualidade de soluções adotadas nos espaços, atendendo as exigências da luminotécnica. – Compreensão e análise de conceitos luminotécnicos nos trabalhos individuais e em grupo. Analise e projeto luminotécnico através da correta utilização de lâmpadas e luminárias. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Ser capaz de planejar espaços aplicando os aspectos da luminotécnica. Percepção e analise crítica do espaço – apresentação de soluções em projetos |
|||||||||||
ATITUDES |
Apreciação de interesse, frequência, participação individual e coletiva. Compromisso e dedicação nas atividades desenvolvidas durante o semestre. |
|||||||||||
OUTRAS |
Participação em eventos externos como visita a obras e lojas de iluminação |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
|
|
|
|
1 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 01 – RESENHA OLAFUR /ANÁLISE DE ESPAÇOS/ANÁLISE FACULDADE |
|
|
|
|
1.5 |
19/02/2025 |
|
|
||||
Avaliação 02 - PROVA CONSULTA DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
|
|
|
|
2 |
23/04/2025 |
x |
30/04/2025 |
||||
Avaliação 03 – PROJETO DE PONTOS DE LUZ, TOMADA E GESSO |
|
|
|
|
2.5 |
28/05/2025 |
x |
11/06/2025 |
||||
Avaliação 04 – MEMORIAL DESCRITIVO DE ILUMINAÇÃO |
|
|
|
|
1.5 |
11/06/2025 |
|
|
||||
Avaliação 05 – AVALIAÇÃO DO CADERNO/MOLESKINI E COMPORTAMENTO |
|
|
|
|
1.5 |
25/06/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
GURGEL, Miriam. Projetando espaços: design de interiores. 4.ed. São Paulo: Editora Senac, 2012. 224 p. ISBN 8573594500 |
|||||||||||
2 |
GURGEL, Miriam. Projetando espaços: guia de arquitetura de interiores para áreas residenciais. 6. ed. São Paulo: SENAC SP, 2012. 301 p. ISBN 9788573596342 |
|||||||||||
3 |
GURGEL, Miriam. Projetando espaços: guia de arquitetura de interiores para áreas residenciais. 3. ed. São Paulo: SENAC SP, 2005. 301 p. ISBN 8573593202. |
|||||||||||
4 |
CREDER, Hélio. Instalações elétricas. 15.ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos E Científicos Editora S. A, 2012. 273 p.:il |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
BISTAFA, Sylvio R. Acústica aplicada ao controle do ruído. 2. ed. rev. São Paulo: Blucher, 2011. |
|||||||||||
2 |
MORGAN,Tony. Visual Merchandising: Vitrines e Interiores comerciais. 2011.Editorial Gustavo Gill, SL |
|||||||||||
3 |
MANCUSO, Clarice. Arquitetura de interiores e decoração: a arte de viver bem. 9. ed. Porto Alegre: Livraria Sulina, 2012. |
|||||||||||
4 |
MCCLOUD, Kevin. A escolha das cores: mais de 700 cores escolhidas por um especialista em arquitetura e design. Lisboa: Editorial Estampa Ltda, 2004. |
|||||||||||
5 |
SILVA, Mauri Luiz da. Luz, lâmpadas & iluminação. 3.ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2004. 157p. ISBN 8573933097 |
|||||||||||
obs:Aulas integrativas, expositivas e dialogadas |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |