PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Design de Interiores |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Tecnologia em Design de Interiores Par058/22 |
PROFESSOR |
Felipe da Silva Muniz |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Computação Gráfica II |
0-19475 |
3º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Modelagem tridimensional aplicada ao Design de Interiores. Representação digital do ambiente interno. Concepção de maquete eletrônica através da utilização de formas, cores, texturas e iluminação. Produção e edição de imagens digitais. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver a capacidade de representação do ambiente em três dimensões através da criação, desenvolvimento e edição de projetos de design de interiores, mobiliário e produtos para fins construtivos, executivos e de ilustração. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Utilizar modelos bidimensionais para produção de modelo tridimensional. - Criar, produzir e editar modelos tridimensionais através do software Sketchup. - Aplicar conhecimentos adquiridos no decorrer da disciplina na elaboração de modelo 3D (maquete eletrônica), através da produção de projetos de design de interiores, mobiliário e de produtos; - Aprimorar a capacidade de criação e o desenvolvimento de ideias; - Desenvolver e apurar técnicas para a elaboração de projetos; - Desenvolver habilidades de representação e interpretação de projetos. - Apresentar novas tecnologias utilizadas no desenvolvimento de diferentes tarefas relacionadas ao processo de projeto. - Aproximar a teoria projetual e representação as necessidades reais de execução dos projetos. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação de plano de ensino aos acadêmicos. Discussão e encaminhamentos relativos a prazos, horários e metodologia utilizada na condução da disciplina durante o semestre. Encaminhamentos diversos. Noções iniciais de utilização do software. |
4 |
2 |
Iniciação ao desenho em três dimensões. |
4 |
3 |
Criação, produção e edição de desenhos tridimensionais através da utilização das ferramentas do software Sketchup. Aplicação das ferramentas na utilização de projetos. |
20 |
4 |
Utilização e edição de blocos. Utilização de cores e texturas. Criação e configuração de cenas, utilização de observador, criação de imagens e animação. |
4 |
5 |
Layout, Elevação e Cortes. Graficação de projeto. |
20 |
6 |
Ferramentas de IA aplicadas ao desenvolvimento de projetos. |
4 |
7 |
Interpretação, diagramação e montagem de projetos. |
24 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
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Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – EC – Estudo de Caso; ED - EX – Exercício de Fixação; LAB – Aula em Laboratório; SI – Simulação; TI - Trabalho Individual; |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
A avaliação dos conhecimentos será feita através de trabalhos individuais sob orientações e acompanhamento do professor e avaliações práticas. |
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HABILIDADES |
A avaliação das habilidades será feita através do acompanhamento dos trabalhos práticos e avaliações baseadas na capacidade do acadêmico de dominar e resolver as situações necessárias ao desenvolvimento do projeto. |
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ATITUDES |
Como critérios de avaliação de atitudes serão considerados: - Frequência as aulas; - Relacionamento com os colegas e professor; - Cumprimento de prazos na entrega dos trabalhos; - Envolvimento do acadêmico nas atividades propostas.= |
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OUTRAS |
Desenvolvimento do acadêmico durante o semestre. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
- |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
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Avaliação 1 |
1,2 e 3 |
x |
x |
x |
1.0 |
25/02/2025 |
x |
25/03/2025 |
||||
Avaliação 2 |
3 e 4 |
x |
x |
x |
2.0 |
01/04/2025 |
x |
29/04/2025 |
||||
Avaliação 3 |
5 e 6 |
x |
x |
x |
2.0 |
13/05/2025 |
x |
10/06/2025 |
||||
Avaliação 4 |
2 a 7 |
x |
x |
x |
3.0 |
24/06/2025 |
|
|
||||
Desenvolvimento |
1 a 7 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
FRIGERI, Sandra Rovena; CENCI JUNIOR, Carlos Alberto; ROMANINI, Anicoli. Computação gráfica. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595026889. |
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2 |
CARDOSO, Wellington Prato et al. Modelagem 3D. Porto Alegre: SAGAH, 2020. 1 recurso online. ISBN 9786581492694. |
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3 |
CAVASSANI, Glauber. SketchUp Pro 2013: ensino prático e didático. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788536519548. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
FREEMAN, Michael. O olho do fotógrafo - Composição e design para fotografias. Porto Alegre Bookman |
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2 |
MOTA, Franciane Schreiner da et al. Modelagem digital. Porto Alegre: SAGAH, 2020. 1 recurso online. ISBN 9786581492595. |
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3 |
PANERO, Julius; ZELNIK, Martin. Dimensionamento humano para espaços interiores: um livro de consultas e referência para projetos. São Paulo: GG, 2011. 304p. |
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4 |
CAMPOS NETTO, Claudia. Desenho arquitetônico e design de interiores. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788536519678. |
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5 |
TAVARES, Laila Janna Canto; OGAVA, Camila de Cássia das Dores. Design do mobiliário. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788595027664. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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