PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Ciências Contábeis |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Ciências Contábeis Par766/17 |
PROFESSOR |
Justine Maria Arruda de Souza Neto |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Ética e Legislação Profissional em Contabilidade |
0-17683 |
7º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Código de ética profissional contábil, comportamento ético do contador, entidades contábeis. |
OBJETIVO GERAL |
Compreender os fundamentos éticos aplicados à contabilidade. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Conhecer e aplicar as normas e legislações que regem a profissão contábil. Desenvolver habilidades para tomar decisões éticas em situações complexas. Promover a reflexão sobre a responsabilidade social do contador |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Conceitos básicos de ética |
5 |
2 |
Legislação Profissional |
5 |
3 |
Dilemas Éticos na Contabilidade |
5 |
4 |
Responsabilidade Social do Contador |
5 |
|
TOTAL DE HORAS |
20 h |
Este plano de ensino pode ser ajustado de acordo com as necessidades específicas da instituição de ensino, turma e atualizações na legislação vigente. O objetivo é promover uma abordagem prática e reflexiva sobre ética e legislação profissional em contabilidade. |
Estratégias:Aulas expositivas dialogadas. Estudos de caso individual e em grupo. Debates e discussões em sala de aula. Atividades práticas, como simulações de situações éticas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Análise Crítica: Capacidade de analisar criticamente informações contábeis, identificando possíveis dilemas éticos e aplicando conceitos aprendidos para tomada de decisões fundamentadas. Compreensão da Legislação: Habilidade em compreender e aplicar a legislação profissional, demonstrando conhecimento das normas e resoluções do Conselho Federal de Contabilidade. Resolução de Problemas Éticos: Habilidade para identificar e resolver dilemas éticos na prática contábil, utilizando raciocínio ético e considerando as implicações de suas decisões. Comunicação Ética: Capacidade de expressar ideias de forma ética e clara, tanto na comunicação escrita quanto verbal, promovendo a transparência e integridade nas relações profissionais. Trabalho em Equipe: Colaboração efetiva em atividades em grupo, incentivando o diálogo e a troca de experiências para fortalecer a compreensão coletiva dos princípios éticos na contabilidade. |
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HABILIDADES |
Comprometimento Ético: Compromisso em agir de acordo com os princípios éticos da profissão contábil, mantendo a integridade e a responsabilidade em todas as atividades profissionais. Curiosidade Ética: Estímulo à busca constante por conhecimento ético, incentivando a curiosidade sobre questões éticas emergentes e o entendimento de como elas se aplicam à contabilidade. Autonomia Responsável: Assumir responsabilidade por suas ações e decisões, reconhecendo o impacto ético das escolhas individuais na profissão contábil. Empatia Profissional: Desenvolvimento da capacidade de compreender e considerar perspectivas diversas, promovendo um ambiente profissional ético e respeitoso. |
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ATITUDES |
Integridade: Valorização da honestidade e da transparência em todas as práticas contábeis, agindo de maneira ética e íntegra em todas as circunstâncias. Respeito: Reconhecimento e valorização da diversidade de opiniões e culturas, promovendo um ambiente de respeito mútuo entre profissionais e partes interessadas. Responsabilidade Social: Conscientização sobre a importância do papel do contador na sociedade, promovendo práticas contábeis que contribuam para o desenvolvimento econômico e social. Compromisso Profissional: Comprometimento com a excelência profissional e a busca contínua pela atualização e aprimoramento, mantendo-se alinhado aos valores éticos da profissão contábil. |
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OUTRAS |
Ao desenvolver essas habilidades, atitudes e valores, os alunos estarão mais preparados para enfrentar desafios éticos na prática contábil, contribuindo para uma profissão contábil mais ética, responsável e socialmente consciente. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Integrativa |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Trabalho em Grupo |
|
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
|
|
||||
Estudo de caso em grupo |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Prova teórica |
|
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
MARION, José Carlos. Contabilidade básica. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2018. 296 p. ISBN 9788597017755. |
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2 |
MARION, José Carlos. Análise das demonstrações contábeis: contabilidade empresarial. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 302 p. ISBN 85-224-3067-5. |
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3 |
BRUNI, Adriano Leal. A análise contábil e financeira, v.4. 3. São Paulo: Atlas, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788522490332. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
Abordagens éticas para o profissional contábil. Disponível em: portalcfc.org.br/wordpress/wp- content/uploads/2013/01/livro_abord_etica-pdf.pdf |
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2 |
Livro de bolso do profissional da contabilidade. CRC/SC disponível em: http://www.crcsc.org.br/arquivosSGC/PUBLICACAOA_20170904162408Livro20de20Bolso20do 20Profissional20da20Contabilida.pdf/download |
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3 |
Universidade corporativa contribuições na formação de profissionais da área contábil no Brasil. |
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4 |
Análise das demonstrações contábeis: contabilidade empresarial. |
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5 |
Análise avançada das demonstrações contábeis: uma abordagem crítica. |
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6 |
Manual de ética empresarial |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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