PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Ciências Contábeis |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Ciências Contábeis Par040/22 |
PROFESSOR |
Munir Saleh |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Economia |
0-19604 |
5º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Conceitos básicos. Função da demanda e oferta. Teorias da demanda. Preço e renda. Funções de produção e custos. Mercado perfeito e imperfeito na formação de preços. Função consumo e poupança. Função investimento. Contas nacionais. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar a compreensão da economia como variável a ser considerada, estudada e analisada em seu contexto macro e microeconômico nos processos de desenvolvimento de negócios sejam públicos ou privados. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
-Identificar os principais conceitos de economia, através dos tempos. - Apresentar a Economia como ciência, identificando seu objeto de estudo, leis e conceitos fundamentais. - Desenvolver habilidades suficientes para que o acadêmico possa identificar os diferentes tipos de economia em seus contextos, micro e macroeconômico, levando-os a diferenciar como os mercados competitivos determinam os preços das mercadorias. - Oferecer ao aluno um instrumental necessário para análise e avaliação das Contas Nacionais, esclarecendo sobre os principais agregados Macroeconômicos, suas características e principais peculiaridades e os reflexos dos indicadores sociais para a análise do desenvolvimento da economia brasileira. - Analisar as atividades produtivas na atualidade, suas perspectivas de crescimento e desenvolvimento, a partir do conhecimento dos procedimentos do processo produtivo, em sua total complexidade e num mundo globalizado, interagindo com a Contabilidade. - Apresentar os conceitos fundamentais da Microeconomia e suas inter-relações. - Entender os conceitos: Demanda, Oferta e Equilíbrio Econômico de Mercado e o Conceito de Elasticidade. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
INTRODUÇÃO À ECONOMIA |
10 |
2 |
A MICROECONOMIA |
10 |
3 |
EXTRUTURAS DE MERCADO. |
10 |
4 |
A MACROECONOMIA |
10 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:Estratégias:AEX, ARM, ED, EG,TG |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Avaliações individuais utilizando plataformas digitais. Exercícios individuais para tomada de decisão e discussão em grupos para debater os resultados. Visão sistêmica do processo de produção. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Trabalho em grupo. Resiliência e utilização de conhecimentos anteriores para tomada de decisão. Será observada a habilidade do aluno em comunicar-se verbal ou de forma escrita e, em realizar leituras e refletir sobre os temas propostos. |
|||||||||||
ATITUDES |
Será observada a assiduidade e pontualidade do aluno, bem como seu interesse e comprometimento em cumprir as atividades individuais e em grupo. Dedicação aos conteúdos repassados. |
|||||||||||
OUTRAS |
Será observada a capacidade de visão sistêmica, de criticidade e do saber ouvir do aluno. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
1ª Avaliação |
1,2 |
x |
x |
x |
3.0 |
25/03/2025 |
x |
08/04/2025 |
||||
2ª Avaliação |
3,4 |
x |
x |
x |
3.0 |
03/06/2025 |
x |
17/06/2025 |
||||
3ª Avaliação - Trabalhos Diversos |
1,2,3,4 |
x |
x |
x |
1 |
10/06/2025 |
|
|
||||
4ª Avaliação - Integrativa do Curso |
1,2,3,4 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
SILVA, Daniele Fernandes da; SILVA, Rosângela Aparecida da. Fundamentos de economia. Porto Alegre: SAGAH, 2019. 1 recurso online. (Economia). ISBN 9788595028333. |
|||||||||||
2 |
KUPFER, David; HASENCLEVER, Lia (org.). Economia industrial: fundamentos teóricos e práticas no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. 391 p. ISBN 9788535263688. |
|||||||||||
3 |
MANKIW, N. Gregory. Macroeconomia. 10. São Paulo: Atlas, 2021. 1 recurso online. ISBN 9788597027594. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
SILVA, César Robero Leite da; LUIZ, Sinclayr. Economia e mercados: introdução à economia. 20. São Paulo: Saraiva, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788547227739. |
|||||||||||
2 |
LACERDA, Antônio Corrêa de. Economia brasileira. 6. São Paulo: Saraiva, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788547231798. |
|||||||||||
3 |
BESANKO, D. A economia da estratégia. 5. Porto Alegre: Bookman, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788540700581. |
|||||||||||
4 |
MAGRETTA, Joan. Entendendo Michael Porter: o guia essencial da competição e estratégia. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788550805047. |
|||||||||||
5 |
ALBERGONI, Leide. Introdução à economia: aplicações no cotidiano. São Paulo: Atlas, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788522499526. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |