PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Ciências Contábeis |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Ciências Contábeis Par040/22 |
PROFESSOR |
Marcelo Coelho de Farias |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Teoria da Contabilidade |
0-19466 |
3º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Desenvolvimento do pensamento contábil (historicidade). Escola italiana e norte-americana e sua influência na contabilidade brasileira. A evolução da contabilidade no Brasil. Princípios fundamentais da contabilidade. Ativo e passivo ambiental (conceituação, avaliação/mensuração). Evidenciação (disclosure). CFC (Normas Brasileiras de Contabilidade). |
OBJETIVO GERAL |
Compreender o surgimento e a evolução da contabilidade, contextualizando a ciência contábil no desenvolvimento econômico da sociedade; aplicando os conhecimentos adquiridos na solução de problemas das organizações, sejam elas públicas ou privadas, e no desenvolvimento do sentido de responsabilidade profissional e de cidadão. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Compreender a origem e a evolução histórica da contabilidade; - Conceituar e interpretar as linhas metodológicas das escolas que influenciaram o ensino da contabilidade no Brasil; - Compreender a evolução da contabilidade no Brasil; - Analisar e compreender os objetivos e princípios que norteiam a contabilidade; - Interpretar as definições e critérios de evidenciação (disclousure); - Conhecer e analisar as Normas Brasileiras de Contabilidade; - Identificar enfoques de pesquisa em contabilidade nos dias atuais. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação de alunos e professora, apresentação e discussão do plano de ensino juntamente com demonstração dos livros a serem utilizados na biblioteca virtual, bem como artigos científicos e livros físicos. Apresentação das formas de avaliação. Brainstorming: conhecimentos prévios de fundamentos teóricos da contabilidade e reflexões sobre contextos gerais. |
2 |
2 |
Objetivos e princípios da Contabilidade. Objeto e objetivos da contabilidade, campo de aplicação, usuários, contabilidade financeira x contabilidade gerencial. Princípios da Contabilidade. |
4 |
3 |
O que é Teoria. O que é Teoria da Contabilidade. Contabilidade: arte, ciência ou técnica; social ou exata. História da contabilidade e sua evolução. |
2 |
4 |
A escola Italiana e Norte Americana, suas principais diferenças e sua influência na contabilidade brasileira. Serviços Contábeis |
4 |
5 |
A evolução da contabilidade no Brasil através da linha do tempo. Apresentação e função dos órgãos contábeis: CFC, CRC, IASB, FASB, CPC. |
4 |
6 |
Evidenciação (disclosure). Publicação e apresentação de relatórios financeiros. Pesquisa em empresas de capital aberto listadas na BM&FBovespa. CPC 00 Disponível em: http://www.cpc.org.br/CPC/DocumentosEmitidos/Pronunciamentos/Pronunciamento@p0Id=80 |
4 |
7 |
Normas Brasileiras de Contabilidade. O que são, para que servem, como pesquisar uma norma. Resolução CFC nº. 1.328/11. Disponível em: https://cfc.org.br/tecnica/normas-brasileiras-de-contabilidade. Enfoque nas Resoluções 2014/NBCPG100, e Resolução CFC N.º 1.418/12. |
8 |
8 |
Pesquisa em contabilidade nos dias atuais e perspectivas da profissão contábil |
2 |
9 |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 10 horas aulas adicionais a seguinte Atividade Extraclasse: Trabalho em Grupo sobre as Normas Brasileiras de Contabilidade |
10 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
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Estratégias:AEX/ARS-PD |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
A capacidade de aprendizado, posicionamento e retenção do conteúdo serão objetos de análise para construção da avaliação do aluno. |
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HABILIDADES |
O aluno será avaliado pela habilidade de síntese, posicionamento perante a todos além da comunicação verbal e escrita e poder de interpretar e dialogar. |
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ATITUDES |
O aluno será avaliado pela participação ativa em sala de aula, assiduidade, interesse e comprometimento com as atividades designadas (individuais e grupo). A conduta no relacionamento interpessoal, ética e pontualidade contribuirão positivamente. |
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OUTRAS |
as |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação I |
1 a 4 |
x |
x |
x |
3.00 |
14/04/2025 |
x |
28/04/2025 |
||||
Avaliação II |
5 a 8 |
x |
x |
x |
3.00 |
09/06/2025 |
x |
16/06/2025 |
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Atividades Semestre |
1 a 8 |
x |
x |
x |
2.00 |
23/06/2025 |
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Integrativa |
1 a 8 |
x |
x |
x |
2.00 |
30/06/2025 |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARION, José Carlos; FARIA, Ana Cristina de. Introdução à teoria da contabilidade: para graduação. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018. 293 p. ISBN 9788597011425. |
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2 |
RIBEIRO, Osiris Mendes; LACOMBE, Francisco Jose Masset. Gestão e controle do patrimônio: a contabilidade prática. São Paulo: Saraiva, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788502199798. |
|||||||||||
3 |
FLORES, Eduardo; BRAUNBECK, Guillermo; CARVALHO, Nelson. Teoria da contabilidade financeira: fundamentos e aplicações. São Paulo: Atlas, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788597014525. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
Contabilidade: aspectos relevantes da epopeia de sua evolução. |
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2 |
Teoria da Contabilidade: evolução e tendências |
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3 |
LEI Nº 6.404/76: uma análise dos principais avanços proporcionados à contabilidade no Brasil. |
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4 |
MARION, José Carlos. Contabilidade básica. |
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5 |
IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARION, José Carlos. Introdução à teoria da contabilidade: Para nível de graduação. 3.ed. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2002. 288 p. ISBN 8522432173-6 |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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