PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Biomedicina |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Biomedicina Par039/22 |
PROFESSOR |
Dhebora Mozena Dall Igna, Ali Saleh Neto |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Práticas Extensionistas |
0-19582 |
5º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Promover a interação entre universidade e comunidade como estratégia na discussão sobre prevenção de ISTs e gravidez precoce na adolescência. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Promover uma aprendizagem significativa, através de metodologias diferenciadas, pautadas nas experiências pessoais e necessidades das comunidades suscetíveis às diferentes Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST. Promover um ambiente acolhedor na discussão da problemática da gestação na adolescência. Promover ações de educação voltadas informar alunos do ensino básico (fundamental e médio), sobre prevenção de IST/HIV/Aids, gravidez e discutir a sexualidade a partir da visão holística do ser humano para que sejam destruídos quaisquer mitos e crendices sexuais que possam existir. Planejar atividades que abordem uso indiscriminado de métodos contraceptivos. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação do Plano de Ensino. Contrato Pedagógico. |
4 |
2 |
Realização de oficinas e construção de metodologias ativas |
20 |
3 |
Atividades práticas na comunidade |
8 |
4 |
Desenvolvimento de portfólio de atividades |
8 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
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Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Aspectos gerais e básicos de ISTs, gestação precoce e uso racional de medicamentos. |
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HABILIDADES |
Identificar, reconhecer, reproduzir, interpretar, exemplificar, classificar, resumir, comparar, criticar, planejar. |
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ATITUDES |
Autocontrole, ética, liderança, comprometimento, postura, senso crítico, pontualidade, responsabilidade, autonomia, iniciativa, comprometimento, proatividade/participação, compromisso, solidariedade, comportamento, organização, autoavaliação. |
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OUTRAS |
Participação na Avaliação Institucional. Consulta na biblioteca das bibliografias sugeridas. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Construção das metodologias ativas |
Todas |
x |
x |
x |
2.5 |
18/04/2025 |
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Seminários Internos |
Todas |
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2.5 |
02/05/2025 |
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Participação no Semear |
Todas |
x |
x |
x |
3.0 |
24/05/2025 |
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Portfólio de atividades |
Todas |
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2.0 |
20/06/2025 |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
MEDEIROS, Selmara Celi. UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE; PUCCI, Silvana Vieira Delfes. Educação sexual: Saúde reprodutiva e sexualidade na adolescência. Lages, 2000. 38 p 21920 |
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2 |
PEREIRA, Isabel Brasil; RAMOS, Marise Nogueira. Educação profissional em saúde. Rio de Janeiro: Fundação Instituto Osvaldo Cruz, 2006. 118 p. (Temas em Saúde) ISBN 8575410938 |
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3 |
PUCCI, Daiane Aparecida; RECH, Lucieli. Educação em saúde com instrumento na prevenção do papilomavírus humano (HPV): um desafio da enfermagem. Lages, 2005. 100 p. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
PEREIRA, Isabel Brasil; RAMOS, Marise Nogueira. Educação profissional em saúde. Rio de Janeiro: Fundação Instituto Osvaldo Cruz, 2006. 118 p. (Temas em Saúde) ISBN 8575410938 |
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2 |
STÜPP, Caroline de Pierre; THOMAZI, Gorete A. Machado; RAMOS, Rita Danuzi; KRIEGER, Denise. Educação em saúde: docentes como agentes multiplicadores na prevenção a DST/HIV/AIDS nas escolas municipais. Lages: Ed. do Autor, 2009. 78 p. |
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3 |
PEREIRA, Regina Aparecida; MATOS, Izabella Barison. Educação e saúde: breve estudo sobre as contribuições da educação permanente e das metodologias ativas de aprendizagem na formação e ... Lages, 2010. 90 p. |
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4 |
FERREIRA, Cristine Barboza; PAULA, Priscila Spasiuk de; SANTOS, Suian de Liz Gonzaga dos. Promovendo a saúde dos adolescentes e a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis através da educação em saúde. Lages: Ed. do Autor, 2010. 112 p. |
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5 |
PETTA, Carlos Alberto; FAÚNDES, Anibal. Métodos anticoncepcionais. São Paulo: Editora contexto, 2009. 63 p. (Conhecer & enfrentar) ISBN 8572440828 |
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obs:Média final para aprovação: 7,0. Frequência: acima ou igual a 75% da CH total da disciplina (máximo 20 faltas). Link de sala no classroom: 5swv4rk Datas no Semear: 10/05 e 24/05 |
Para a atenticação do plano de ensino |
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