UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Biomedicina - Práticas Extensionistas - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Biomedicina

ESTRUTURA CURRICULAR

Biomedicina Par039/22

PROFESSOR

Dhebora Mozena Dall Igna, Ali Saleh Neto


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Práticas Extensionistas

0-19582

2

40


EMENTA

Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

Promover a interação entre universidade e comunidade como estratégia na discussão sobre prevenção de ISTs e gravidez precoce na adolescência.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Promover uma aprendizagem significativa, através de metodologias diferenciadas, pautadas nas experiências pessoais e necessidades das comunidades suscetíveis às diferentes Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST. Promover um ambiente acolhedor na discussão da problemática da gestação na adolescência. Promover ações de educação voltadas informar alunos do ensino básico (fundamental e médio), sobre prevenção de IST/HIV/Aids, gravidez e discutir a sexualidade a partir da visão holística do ser humano para que sejam destruídos quaisquer mitos e crendices sexuais que possam existir. Planejar atividades que abordem uso indiscriminado de métodos contraceptivos.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentação do Plano de Ensino. Contrato Pedagógico.

4

2

Realização de oficinas e construção de metodologias ativas

20

3

Atividades práticas na comunidade

8

4

Desenvolvimento de portfólio de atividades

8

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Aspectos gerais e básicos de ISTs, gestação precoce e uso racional de medicamentos.

HABILIDADES

Identificar, reconhecer, reproduzir, interpretar, exemplificar, classificar, resumir, comparar, criticar, planejar.

ATITUDES

Autocontrole, ética, liderança, comprometimento, postura, senso crítico, pontualidade, responsabilidade, autonomia, iniciativa, comprometimento, proatividade/participação, compromisso, solidariedade, comportamento, organização, autoavaliação.

OUTRAS

Participação na Avaliação Institucional. Consulta na biblioteca das bibliografias sugeridas.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Construção das metodologias ativas

Todas

x

x

x

2.5

18/04/2025

Seminários Internos

Todas

2.5

02/05/2025

Participação no Semear

Todas

x

x

x

3.0

24/05/2025

Portfólio de atividades

Todas

2.0

20/06/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

MEDEIROS, Selmara Celi. UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE; PUCCI, Silvana Vieira Delfes. Educação sexual: Saúde reprodutiva e sexualidade na adolescência. Lages, 2000. 38 p 21920

2

PEREIRA, Isabel Brasil; RAMOS, Marise Nogueira. Educação profissional em saúde. Rio de Janeiro: Fundação Instituto Osvaldo Cruz, 2006. 118 p. (Temas em Saúde) ISBN 8575410938

3

PUCCI, Daiane Aparecida; RECH, Lucieli. Educação em saúde com instrumento na prevenção do papilomavírus humano (HPV): um desafio da enfermagem. Lages, 2005. 100 p.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

PEREIRA, Isabel Brasil; RAMOS, Marise Nogueira. Educação profissional em saúde. Rio de Janeiro: Fundação Instituto Osvaldo Cruz, 2006. 118 p. (Temas em Saúde) ISBN 8575410938

2

STÜPP, Caroline de Pierre; THOMAZI, Gorete A. Machado; RAMOS, Rita Danuzi; KRIEGER, Denise. Educação em saúde: docentes como agentes multiplicadores na prevenção a DST/HIV/AIDS nas escolas municipais. Lages: Ed. do Autor, 2009. 78 p.

3

PEREIRA, Regina Aparecida; MATOS, Izabella Barison. Educação e saúde: breve estudo sobre as contribuições da educação permanente e das metodologias ativas de aprendizagem na formação e ... Lages, 2010. 90 p.

4

FERREIRA, Cristine Barboza; PAULA, Priscila Spasiuk de; SANTOS, Suian de Liz Gonzaga dos. Promovendo a saúde dos adolescentes e a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis através da educação em saúde. Lages: Ed. do Autor, 2010. 112 p.

5

PETTA, Carlos Alberto; FAÚNDES, Anibal. Métodos anticoncepcionais. São Paulo: Editora contexto, 2009. 63 p. (Conhecer & enfrentar) ISBN 8572440828

obs:Média final para aprovação: 7,0. Frequência: acima ou igual a 75% da CH total da disciplina (máximo 20 faltas). Link de sala no classroom: 5swv4rk Datas no Semear: 10/05 e 24/05

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