PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Biomedicina |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Biomedicina Par039/22 |
PROFESSOR |
Odila Maria Waldrich, Cleonice Goncalves da Rosa |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Práticas Extensionistas |
0-19385 |
3º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Promover a interação entre universidade e comunidade como transmissora de conhecimento, envolvendo o acadêmico em iniciativas de educação em saúde na população local. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Despertar o interesse do acadêmico na busca e transmissão do conhecimento; - Gerar conteúdo didático e de qualidade para informar e prevenir a população com temas relevantes em educação em saúde - Atingir parte da comunidade para propagar o conhecimento repassado. - Interagir com diferentes públicos e aprender a portar-se em frente aos mesmos. - Verificar fragilidades na educação em saúde através de dúvidas e interesses do público alvo para próximas abordagens. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Início das atividades e encontro com orientadoras; |
12 |
2 |
Orientações agendadas com os grupos (avaliadas) |
16 |
3 |
Encontro com orientadoras para ajustes finais. |
4 |
4 |
Oficina/Apresentação para a comunidade |
8 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Estimular o estudo individual e em grupo e sensibilizá-los ao autocuidado. Desenvolver as técnicas de apresentação com didática a fim de atingir o público alvo. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Construir e fortalecer vínculos do acadêmico com a comunidade ao interagir com as múltiplas características desta na qual está inserido. |
|||||||||||
ATITUDES |
Desenvolver no acadêmico a capacidade de dividir o conhecimento com diferentes públicos, percebendo as diferentes realidades presentes em nosso município. |
|||||||||||
OUTRAS |
Entender a realidade e as dificuldades reais da comunidade local. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Elaboração de Oficina e Apresentações |
1 a 3 |
|
|
|
3.5 |
A definir |
|
|
||||
Atuação na Oficina/Apresentação |
3 e 4 |
|
|
|
5.5 |
10/05/2025 |
|
|
||||
Integrativa |
1 a 4 |
|
|
|
1 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA. Política de extensão. 3.ed. Piracicaba: Editora Unimep, 1998. 89 p. |
|||||||||||
2 |
POZZOBON, Maria Elizete; BUSATO, Maria Assunta. Extensão universitária: reflexão e ação. Chapecó: Argos, 2009. 173 p. |
|||||||||||
3 |
GONÇALVES, Hortência de Abreu. Manual de projetos de extensão universitária. São Paulo: Avercamp, 2008. 115 p. ISBN 9788589311403. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
HENNINGTON, Élida Azevedo. Acolhimento como prática interdisciplinar num programa de extensão universitária. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.21, n.1, jan. 2005, p.256-265. |
|||||||||||
2 |
SODRÉ, Francisco. O Serviço Social entre a prevenção e a promoção da saúde: tradução, vínculo e acolhimento. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, v.34, n.117 , p. 69-83, jan. 2014. |
|||||||||||
3 |
GARCIA, Berenice Zabbot. Direitos humanos: infância e adolescência - a contribuição da extensão universitária. Joinville: Universidade de Joinville, 2008. 115p. |
|||||||||||
4 |
BRASIL. Parecer CNE/CES n. 608/2018f. Diretrizes para as Políticas de Extensão da Educação Superior Brasileira. Portaria n. 1350, publicado no DOU de 17/12/2018, Seção 1, p. 34. |
|||||||||||
5 |
BRASIL. Resolução n. 7, de 18 de dezembro de 2018e. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024 e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php@p1option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 09 fev. 2024. |
|||||||||||
obs: Haverá 2 dias de ações comunitárias (apresentação/oficina): 20/04/2024 período vespertino 18/05/2024 período vespertino |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |