PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Biomedicina |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Biomedicina Par039/22 |
PROFESSOR |
Dhebora Mozena Dall Igna |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Biologia Molecular e Genética |
0-19380 |
3º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Organização gênica, Morfologia, Arquitetura e mapeamento dos cromossomos em Procariontes e Eucariontes. Replicação do DNA. Transcrição do RNA. Mutação e reparo do DNA. Tradução e código genético. Regulação da expressão gênica em procariontes e eucariontes. Noções de tecnologias do DNA e citogenética. Genética mendeliana e não-mendeliana. Cromossomopatias. Erros inatos do metabolismo. Genética das doenças multifatoriais. Princípios de genética quantitativa. Aconselhamento genético. Princípios de farmacogenética. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Identificar a estrutura celular responsável pelas características genéticas das espécies e compreender todos os processos pelos quais ela é responsável, avaliando a importância do material genético na existência da vida e compreendendo a inserção da biomedicina neste campo. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Reconhecer a importância da diversidade genética do homem, bem como de aspectos evolutivos. Refletir sobre a importância da biologia molecular, enquanto área de conhecimento e sua multidisciplinaridade. Identificar a estrutura e as funções dos ácidos nucléico, bem como características do genoma. Compreender com detalhes os principais processos que envolvem os ácidos nucléicos (síntese, replicação, expressão e regulação) e seus produtos (aminoácidos e proteínas) e suas relações. Estabelecer conexões entre tais conhecimentos e as principais tecnologias do DNA. Aplicar conceitos na resolução de problemas relacionados ao diagnóstico, padrões de herança, riscos de recorrência e aconselhamento genético. Adquirir conhecimentos básicos sobre Genética Molecular, Citogenética Humana, Genética Bioquímica, Farmacogenética, Imunogenética, Agentes Mutagênicos, Evolução, Patologias Genéticas e compreender suas relações. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação do Plano de Ensino. Contrato Pedagógico. Aspectos introdutórios e históricos de genética molecular. |
4 |
2 |
Organização Cromossômica em Procariontes e Eucariontes. |
4 |
3 |
Processo de Replicação de DNA. |
4 |
4 |
Mutações no DNA e mecanismos de reparo. |
4 |
5 |
Avaliação I Teórica. Devolutiva. |
4 |
6 |
Processo de Transcrição do DNA e Processamento do RNA. |
4 |
7 |
Código genético e processo de Tradução. |
4 |
8 |
Processos de regulação gênica. |
4 |
9 |
Avaliação II Teórica. Devolutiva. |
4 |
10 |
Avaliação recuperativa I. Devolutiva. |
4 |
11 |
Herança mendeliana. |
4 |
12 |
Herança mendeliana II. |
4 |
13 |
Herança não mendeliana. |
4 |
14 |
Avaliação III Teórica. Devolutiva. |
4 |
15 |
Avaliação recuperativa II. Devolutiva. |
4 |
16 |
Erros inatos do metabolismo. Distribuição dos temas Projeto Integrador. |
4 |
17 |
Cromossomopatias. Princípios de Aconselhamento genético. |
4 |
18 |
Fundamentos de doenças multifatoriais e farmacogenética. Princípios de Genética quantitativa. |
4 |
19 |
Avaliação IV (Projeto Integrador). |
4 |
20 |
Avaliação V Teórica. Devolutiva. Fechamento do semestre. |
4 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; EX – Exercício de Fixação; MAC - Mapeamento Conceitual; SE – Seminário; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Aspectos gerais e básicos de mecanismos de biologia molecular e genética. |
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HABILIDADES |
Identificar, reconhecer, reproduzir, interpretar, exemplificar, classificar, resumir, comparar, criticar, planejar. |
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ATITUDES |
Autocontrole, ética, liderança, comprometimento, postura, senso crítico, pontualidade, responsabilidade, autonomia, iniciativa, comprometimento, proatividade/participação, compromisso, solidariedade, comportamento, organização, autoavaliação. |
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OUTRAS |
Participação na Avaliação Institucional. Consulta na biblioteca das bibliografias sugeridas. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
1.0 |
11/06/2025 |
|
|
||||
Avaliação I Teórica |
2,3,4 |
x |
x |
x |
1.5 |
11/03/2025 |
|
|
||||
Avaliação II Teórica |
6,7,8 |
x |
x |
x |
2.5 |
08/04/2025 |
x |
15/04/2025 |
||||
Avaliação III Teórica |
11,12,13 |
x |
x |
x |
2.0 |
13/05/2024 |
x |
20/05/2025 |
||||
Avaliação IV (Projeto) |
Todas |
x |
x |
x |
1.5 |
17/06/2025 |
|
|
||||
Avaliação V Teórica |
17,18 |
x |
x |
x |
1.5 |
24/06/2025 |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
ALBERTS, Bruce. Biologia molecular da célula. 6. Porto Alegre: ArtMed, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788582714232. |
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2 |
ZAHA, Arnaldo; FERREIRA, Henrique Bunselmeyer; PASSAGLIA, Luciane M. P. Biologia molecular básica. 5. Porto Alegre: ArtMed, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788582710586. |
|||||||||||
3 |
NUSSBAUM, Robert L; MCINNES, Roderick R; WILLARD, Huntington F. Thompson & Thompson Genética médica. Rio de Janeiro: GEN Guanabara Koogan, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788595151819. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
MENCK, Carlos F. M. Genética molecular básica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788527732208. |
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2 |
SCHAFER, G. Bradley; THOMPSON, James. Genética médica: uma abordagem integrada. Porto Alegre: AMGH, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788580554762. |
|||||||||||
3 |
JORDE, Lynn B; CAREY, John C; BAMSHAD, Michael J. Genética médica. Rio de Janeiro: GEN Guanabara Koogan, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788595151659. |
|||||||||||
4 |
SNUSTAD, D. Peter; SIMMONS, Michael J. Fundamentos de genética. 7. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788527731010. |
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5 |
BORGES-OSÓRIO, Maria Regina Lucena; ROBINSON, Wanyce Miriam. Genética humana. 3. Porto Alegre: ArtMed, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788565852906. |
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obs:As devolutivas/correção das avaliações ocorrerão no mesmo dia da data prevista para aplicação das mesmas. É fundamental a presença do aluno nas devolutivas para discussão das dúvidas e encaminhamentos para as avaliações recuperativas que ocorrerão em 07 dias após as devolutivas. Caso haja necessidade (por motivo justificado) de realizar alguma avaliação em outra data, avisar a professora em no máximo 10 dias corridos para a marcação de nova data e o mesmo prazo serve para solicitação de avaliação fora do prazo junto a secretaria e ao apoio do curso. Avaliações fora do prazo serão realizadas no fim do semestre. Atente-se para as datas já definidas e para os critérios de arredondamento do sistema! Não será feito qualquer “ajuste” de nota! Atente-se para as faltas também! Serão abonadas apenas com a apresentação de atestado em casos de doença infectocontagiosas; as demais serão somente notificadas, sem abono. Média final para aprovação: 7,0. Frequência: acima ou igual a 75% da CH total da disciplina (máximo 20 faltas). Link de sala no classroom: 2wmhbll Após encerramento do semestre, a sala no class será arquivada, não tendo o aluno mais acesso à mesma. O acesso ao classroom deverá ser feito EXCLUSIVAMENTE via e-mail institucional. O contato com a professora deverá ser feito preferencialmente via google classroom e e-mail, canais oficiais de comunicação. Mensagens via Whatsapp serão só respondidas através dos líderes de turma. É importante que o aluno monitore seu portal para checagem de notas e frequência; qualquer divergência, contatar a professora pelos meios de comunicação institucionais. A professora conta com a colaboração e participação de todos, para conduzirmos um excelente e produtivo semestre! Bons estudos! É importante que o aluno monitore seu portal para checagem de notas e frequência; qualquer divergência, contatar a professora pelos meios de comunicação institucionais. A professora conta com a colaboração e participação de todxs, para conduzirmos um excelente e produtivo semestre! Bons estudos! |
Para a atenticação do plano de ensino |
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