PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Arquitetura e Urbanismo |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Arquitetura e Urbanismo Par762/17 |
PROFESSOR |
Grazielle Schemes Oliveira |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Trabalho de Curso I |
0-17655 |
9º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Trabalho com fundamentação teórica e prática de conhecimentos, desenvolvendo processo de pesquisa, elaborando a base teórica para o projeto de Conclusão de Curso. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar uma relação intrínseca entre teoria e prática, propiciando ao estudante condições de estabelecer conexões entre a realidade vivida, as representações produzidas socialmente em seu cotidiano e a necessidade de interpretar e compreender de forma fundamentada e crítica o mundo político, produtivo e simbólico que o cerca. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Avaliar o domínio das competências e dos conhecimentos necessários ao exercício das atribuições profissionais; Demonstrar a capacidade de análise, de crítica e de proposição; Ampliar a habilidade de apresentar, discutir e justificar soluções e proposições por meio das expressões gráficas, escrita e verbal |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Projeto de pesquisa |
9 |
2 |
|
10 |
3 |
Desenvolvimento individual das etapas do processo de elaboração do TCC |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
39 h |
|
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. TIC’s – Tecnologias da Informação e Comunicação |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Oferecer aos discentes instrumentos para desenvolver e apresentar em público um trabalho científico, exercitando uma postura de pesquisa com fundamentação teórica, no processo de produção do conhecimento. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Oralidade, desenvolvimento da escrita, coesão, concisão e coerência com o tema proposto. |
|||||||||||
ATITUDES |
Respeito e participação dos trabalhos Assiduidade, pontualidade e compromisso na apresentação dos trabalhos Responsabilidade quanto às datas previstas para realização dos trabalhos |
|||||||||||
OUTRAS |
|
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
BANCA DE DEFESA DE TC1 |
1,2,3 |
x |
x |
x |
10 |
12/07/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. 3. São Paulo: Atlas, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788597009088. |
|||||||||||
2 |
APPOLINÁRIO, Fabio; GIL, Isaac. Como escrever um texto científico. São Paulo: Trevisan, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788599519493. |
|||||||||||
3 |
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamento da Metodologia Cientifica. 7. São Paulo Atlas 2011 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
MARINA DE ANDRADE MARCONI. Fundamentos da metodologia científica. |
|||||||||||
2 |
TACHIZAWA, Takeshy; MENDES, Gildásio. Como fazer monografia na prática. 4.ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1999. 106 p. ISBN 8522502603 |
|||||||||||
3 |
OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer: projetos, relatórios, monografias, dissertações e teses. 2. ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2003. 196 p. ISBN 8576260077 |
|||||||||||
4 |
SALOMON, Délcio Vieira. Como fazer uma monografia. 13. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2014. 412 p. ISBN 853361436-5. |
|||||||||||
5 |
FARIAS FILHO, Milton Cordeiro; ARRUDA FILHO, Emílio J. M. Planejamento da pesquisa científica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2015. 157 p. ISBN 9788522495344. |
|||||||||||
obs:Consulta ao acervo de monografias do curso de Arquitetura e Urbanismo |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |