PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Arquitetura e Urbanismo |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Arquitetura e Urbanismo Par762/17 |
PROFESSOR |
Sandra Medeiros Santo |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Planejamento Urbano e Regional |
0-17657 |
9º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Tópicos especiais de planos e projetos para o território regional. Estudos e propostas para a região visando crescimento sustentável da cidade e a implementação de programas de educação ambiental. A metrópole suas potencialidades e seus problemas. Paisagem urbana e rural. Projetos de intervenção na escala regional. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar uma compreensão abrangente sobre os princípios, práticas e desafios do planejamento urbano e regional, destacando a importância do crescimento equilibrado das cidades e regiões |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Compreender os fundamentos teóricos e práticos do planejamento urbano e regional e seus desafios. 2. Analisar criticamente as potencialidades e os problemas das metrópoles e regiões urbanas. 3. Desenvolver habilidades para propor intervenções e projetos que promovam o crescimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida nas áreas urbanas e rurais. 4. Integrar os conceitos de paisagem urbana e rural nos processos de planejamento e intervenção regional. 5. Reconhecer a importância da educação ambiental como ferramenta para a conscientização e ação em prol do meio ambiente e da sustentabilidade urbana. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
APRESENTAÇÃO: |
8 |
2 |
A REGIÃO |
10 |
3 |
PLANEJAMENTO E GESTÃO |
14 |
4 |
O AMBIENTE |
8 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:Aula expositiva e dialogada. Seminários. Leitura e debates de textos. Produção de Textos (Artigos Acadêmicos) |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Leitura e interpretação de autores, interpretação de legislação. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Pesquisa, pensamento projetual e produção de textos acadêmicos |
|||||||||||
ATITUDES |
Presença, Interesse, Iniciativa, Participação. |
|||||||||||
OUTRAS |
|
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Integrativa |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Leitura e Atividades |
1, 2, 3 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Projeto de intervenção (Artigo) |
3,4,5 |
x |
x |
x |
3.0 |
17/06/2025 |
x |
A definir |
||||
Projeto de intervenção (Seminário) |
|
|
|
|
3.0 |
17/06/2025 |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
ARANTES, Otília Beatriz Fiori; VAINER, Carlos; MARICATO, Ermínia. A cidade do pensamento único: desmanchando consensos. 7.ed. Petrópolis: Vozes, 2012. 192p. ISBN 9788532623843. |
|||||||||||
2 |
RATTNER, Henrique. Planejamento urbano e regional. 2.ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1978. 161 p. (Biblioteca Universitária-série 2ª) 18781 |
|||||||||||
3 |
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo. Razão e emoção. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. 384 p. ISBN 8531407133 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
CAMPOS FILHO, Candido Malta. Reinvente seu bairro: caminhos para você participar do planejamento de sua cidade. São Paulo: Editora 34 Ltda, 2004. 222 p. ISBN 8573262680 |
|||||||||||
2 |
CAMPOS, Candido Malta. Os rumos da cidade: urbanismo e modernização em São Paulo. São Paulo: SENAC SP, 2002. 660 p. ISBN 8573592524 |
|||||||||||
3 |
MARICATO, Ermínia. Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana. 5.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2011. 203p. ISBN 9788532626332 |
|||||||||||
4 |
MORIGI, Valter. Cidades educadoras: possibilidades de novas políticas públicas para reinventar a democracia. Porto Alegre: Livraria Sulina Editora, 2016. ISBN 9788520507544. |
|||||||||||
5 |
ROLNIK, Raquel. A cidade e a lei: legislação, política urbana e territórios na cidade de São Paulo. 3.ed. São Paulo: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Nobel, 2003. 242 p. ISBN 8585445696 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |