PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Arquitetura e Urbanismo |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Arquitetura e Urbanismo Par762/17 |
PROFESSOR |
Gessica Coelho Silva |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Patrimônio Arquitetônico I |
0-17649 |
7º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Estudo dos conceitos e das técnicas para conservação, preservação e restauro do patrimônio histórico e arquitetônico e seu rebatimento na prática de intervenção, no mundo ocidental e em especial no Brasil. As questões dos valores artístico, cultural, arquitetônico e urbanístico, considerando as cartas patrimoniais e a legislação nacional. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar ao estudante o entendimento, sensibilidade e a capacidade crítica sobre a conceituação, teorias e técnicas relacionados à identificação, valorização, conservação e restauração do patrimônio cultural, sua importância sociocultural e os desafios de sua preservação no contexto histórico e contemporâneo. Apresentar as ferramentas técnicas e legais disponíveis para a atuação do arquiteto no campo do patrimônio histórico. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Compreender a evolução dos conceitos de patrimônio cultural na sua amplitude ao longo da história. Analisar os principais marcos legais e institucionais de proteção do patrimônio no Brasil e no mundo. Desenvolver a percepção crítica sobre a relevância do patrimônio na identidade cultural e no desenvolvimento urbano. Contribuir para o entendimento da importância da promoção do patrimônio cultural através de ações como o inventário participativo. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
INTRODUÇÃO AO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO: |
16 |
2 |
LEGISLAÇÃO E INSTRUMENTOS DE PROTEÇÃO: |
8 |
3 |
IDENTIFICAÇÃO E SELEÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL: |
8 |
4 |
AÇÕES DE SALVAGUARDA DO PATRIMÔNIO CULTURAL: |
4 |
5 |
PATRIMÔNIO E DESENVOLVIMENTO URBANO: |
4 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
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Estratégias:AED, ARM, EX, EC, TI, PAL |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Reconhecimento do patrimônio cultural brasileiro e dos processos de valoração, proteção e salvaguarda. Panorama das ações públicas de preservação do patrimônio cultural. Repertório de referências práticas e teóricas sobre restauração de edifício histórico e inserção contemporânea em diálogo com o pré-existente. |
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HABILIDADES |
Análise crítica e contextualizada das ações de preservação do patrimônio cultural brasileiro. Aplicação na proposta projetual dos conhecimentos teóricos estudados. Coerência e assertiva da intervenção com a proposta de preservar e valorizar os edifícios pré-existentes. |
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ATITUDES |
Presença. Interesse. Participação. Iniciativa. Comunicação. |
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OUTRAS |
Realização das discussões propostas. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
|
x |
x |
x |
2 |
A definir |
|
|
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Atividade prática |
|
x |
x |
x |
1 |
A definir |
|
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Seminário |
|
|
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|
1.5 |
A definir |
|
|
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Ensaio de preservação de bem cultural |
|
x |
x |
x |
2.5 |
A definir |
x |
A definir |
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Inventário: Proposta e ação de salvaguarda do bem cultural |
|
|
|
|
3 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Estação Liberdade, 2006. ISBN 9788574480305. |
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2 |
SOUZA, Ana Carolina Machado de et al. História e patrimônio cultural. Porto Alegre: SAGAH, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786556902319. |
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3 |
LEMOS, Carlos A. C. O que é patrimônio cultural. Rio de Janeiro: Editora Brasiliense S.a., 2010. 127p. ISBN 9788511000467. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
IPHAN (Brasil). Coletâneas de leis sobre preservação do patrimônio. Rio de Janeiro: IPHAN, 2006. |
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2 |
TIRAPELI, Percival. Patrimônio da humanidade no Brasil. São Paulo: Metalivros, 2007. 335 p. ISBN 8585371307 |
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3 |
MELO, Alessandro de; CARDOZO, Poliana Fabiula. Patrimônio, turismo cultural e educação patrimonial. Educação e Sociedade: revista de ciência da educação, Campinas, v.36, n.133, p. 1059-1075, out. 2015. |
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4 |
SANT’ANNA, Márcia. Preservação. In: IPHAN. Dicionário do Patrimônio Cultural. Brasília: IPHAN, 2015. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Preserva%C3%A7%C3%A3 o%20pdf(1).pdf. |
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5 |
FONSECA, Maria Cecília Lourdes. Referências Culturais: Base para Novas Políticas de Patrimônio. In: O Registro do Patrimônio Imaterial: dossiê final das atividades da Comissão e do Grupo de Trabalho do Patrimônio Imaterial, 2a ed. Brasília: IPHAN, 2003. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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