PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Arquitetura e Urbanismo |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Arquitetura e Urbanismo Par038/22 |
PROFESSOR |
Francine Malinverni Freitas |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Desenho Assistido por Computador II |
0-19379 |
3º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Representação tridimensional da arquitetura e urbanismo. Maquete eletrônica. Uso de ferramentas, técnicas e formas de utilização. Conceitos de texturas, iluminação, câmeras e animação em maquetes eletrônicas. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver capacidades de criação, edição e desenvolvimento de modelos tridimensionais auxiliados por computador, associando o modelo às condições e técnicas projetuais necessárias ao desenvolvimento de projetos arquitetônicos e urbanísticos. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Criar condições de aprendizado e utilização do software de maneira adequada a realidade dos discentes; - Complementar a produção técnica através da criação de modelos tridimensionais; - Gerar possibilidades de estudo de volumetria e ocupação do espaço; - Demonstrar técnicas de construção de modelo arquitetônico e urbanístico; - Associar o modelo tridimensional ao processo criativo-produtivo; - Proporcionar conhecimentos para a geração de modelos tridimensionais a fim de renderizá-los; - Representar projetos arquitetônicos e urbanísticos por meio da geração e edição de imagens e ilustrações gráficas - Promover a interdisciplinaridade durante a utilização dos softwares na criação dos projetos. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação do plano de ensino e encaminhamentos relativos ao funcionamento da disciplina. Orientações sobre os softwares a serem utilizados. Conceituação de tridimensionalidade e sua aplicação na arquitetura e urbanismo. |
4 |
2 |
Iniciação a construção de maquete eletrônica: apresentação do software, ferramentas básicas e conceitos de funcionamento. Importação e exportação de arquivos. |
4 |
3 |
Criação, edição e utilização de blocos. Utilização e aplicação de materiais e texturas no modelo. |
8 |
4 |
Utilização de localização geográfica, simulação de insolação, luz e sombra. Criação de cenas, configuração de câmera, vistas e observador. |
8 |
5 |
Detalhamento de projeto arquitetônico por meio do modelo tridimensional elaborado. |
8 |
6 |
Conceitos iniciais de funcionamento do software renderizador. Configurações de arquivo para renderização: texturas, materiais e iluminação. |
8 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
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Estratégias:AEX e LAB |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Conhecimentos avaliados através do desenvolvimento de trabalhos práticos e avaliações operatórias com ênfase no desenvolvimento de modelos tridimensionais |
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HABILIDADES |
Capacidade de adaptação e utilização do software no desenvolvimento das atividades propostas. Domínio das ferramentas do software e aplicação no desenvolvimento de projetos. |
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ATITUDES |
- Demonstração do interesse do discente nas atividades propostas, através de questionamentos, assessoramentos e produção; - Frequência as aulas; - Bom relacionamento com colegas e professor; - Cumprimento de prazos. |
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OUTRAS |
Não serão aceitos trabalhos entregues fora do prazo estabelecido. Não serão aceitos trabalhos que não forem assessorados. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Integrativa |
- |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
|
|
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Avaliação 1 |
2;3 |
x |
x |
x |
1 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 2 |
4 |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 3 |
5 |
x |
x |
x |
2.5 |
A definir |
|
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Avaliação 4 |
6 |
x |
x |
x |
2.5 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
FRENCH, Thomas Ewing; VIERCK, Charles J. Desenho técnico e tecnologia gráfica. 7. ed. São Paulo: Editora Globo S/a, 2002. 1093 p. ISBN 852500733-1 |
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2 |
GASPAR, João. Google sketchup pro 8: passo a passo. São Paulo: Vector Pro, 2010. 235p. ISBN 9788561453053 |
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3 |
SILVA, Arlindo; RIBEIRO, Carlos Tavares; DIAS, João .; SOUSA, Luís. Desenho técnico moderno. 4.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012. 475 p. ISBN 9788521615224. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
AZEVEDO, Eduardo; CONCI, Aura. Computação gráfica: teoria e prática. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2003. |
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2 |
CAVASSANI, Glauber. V-Ray para Google Sketchup 8 acabamento, iluminação e recursos avançados para maquete eletrônica. São Paulo: Erica 2012. |
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3 |
OLIVEIRA, Adriano de. Desenho computadorizado: técnicas para projetos arquitetônicos. São Paulo: Erika, 2014. |
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4 |
MELO, Raul Bessa et al. BIM e realidade virtual: experiência de imersão para concepção arquitetônica. ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, v. 5, p. 1-1, 2023. |
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5 |
ROCHA, Germana Costa et al. Modelagem Tridimensional Digital em Abordagem Tectônica na Concepção da Arquitetura. In: Proceedings of the XVIII Conference of the Iberoamerican Society of Digital Graphics: Design in Freedom [Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 8]. São Paulo: Blucher. 2014. p. 250-254. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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