UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Arquitetura e Urbanismo - Desenho Assistido por Computador II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Arquitetura e Urbanismo

ESTRUTURA CURRICULAR

Arquitetura e Urbanismo Par038/22

PROFESSOR

Francine Malinverni Freitas


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Desenho Assistido por Computador II

0-19379

2

40


EMENTA

Representação tridimensional da arquitetura e urbanismo. Maquete eletrônica. Uso de ferramentas,

técnicas e formas de utilização. Conceitos de texturas, iluminação, câmeras e animação em

maquetes eletrônicas.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver capacidades de criação, edição e desenvolvimento de modelos tridimensionais auxiliados por computador, associando o modelo às condições e técnicas projetuais necessárias ao desenvolvimento de projetos arquitetônicos e urbanísticos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Criar condições de aprendizado e utilização do software de maneira adequada a realidade dos discentes; - Complementar a produção técnica através da criação de modelos tridimensionais; - Gerar possibilidades de estudo de volumetria e ocupação do espaço; - Demonstrar técnicas de construção de modelo arquitetônico e urbanístico; - Associar o modelo tridimensional ao processo criativo-produtivo; - Proporcionar conhecimentos para a geração de modelos tridimensionais a fim de renderizá-los; - Representar projetos arquitetônicos e urbanísticos por meio da geração e edição de imagens e ilustrações gráficas - Promover a interdisciplinaridade durante a utilização dos softwares na criação dos projetos.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentação do plano de ensino e encaminhamentos relativos ao funcionamento da disciplina. Orientações sobre os softwares a serem utilizados. Conceituação de tridimensionalidade e sua aplicação na arquitetura e urbanismo.

4

2

Iniciação a construção de maquete eletrônica: apresentação do software, ferramentas básicas e conceitos de funcionamento. Importação e exportação de arquivos.

4

3

Criação, edição e utilização de blocos. Utilização e aplicação de materiais e texturas no modelo.

8

4

Utilização de localização geográfica, simulação de insolação, luz e sombra. Criação de cenas, configuração de câmera, vistas e observador.

8

5

Detalhamento de projeto arquitetônico por meio do modelo tridimensional elaborado.

8

6

Conceitos iniciais de funcionamento do software renderizador. Configurações de arquivo para renderização: texturas, materiais e iluminação.

8

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:AEX e LAB


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Conhecimentos avaliados através do desenvolvimento de trabalhos práticos e avaliações operatórias com ênfase no desenvolvimento de modelos tridimensionais

HABILIDADES

Capacidade de adaptação e utilização do software no desenvolvimento das atividades propostas. Domínio das ferramentas do software e aplicação no desenvolvimento de projetos.

ATITUDES

- Demonstração do interesse do discente nas atividades propostas, através de questionamentos, assessoramentos e produção; - Frequência as aulas; - Bom relacionamento com colegas e professor; - Cumprimento de prazos.

OUTRAS

Não serão aceitos trabalhos entregues fora do prazo estabelecido. Não serão aceitos trabalhos que não forem assessorados.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa

-

x

x

x

2

A definir

Avaliação 1

2;3

x

x

x

1

A definir

x

A definir

Avaliação 2

4

x

x

x

2

A definir

x

A definir

Avaliação 3

5

x

x

x

2.5

A definir

Avaliação 4

6

x

x

x

2.5

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

FRENCH, Thomas Ewing; VIERCK, Charles J. Desenho técnico e tecnologia gráfica. 7. ed. São Paulo: Editora Globo S/a, 2002. 1093 p. ISBN 852500733-1

2

GASPAR, João. Google sketchup pro 8: passo a passo. São Paulo: Vector Pro, 2010. 235p. ISBN 9788561453053

3

SILVA, Arlindo; RIBEIRO, Carlos Tavares; DIAS, João .; SOUSA, Luís. Desenho técnico moderno. 4.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012. 475 p. ISBN 9788521615224.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

AZEVEDO, Eduardo; CONCI, Aura. Computação gráfica: teoria e prática. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2003.

2

CAVASSANI, Glauber. V-Ray para Google Sketchup 8 acabamento, iluminação e recursos avançados para maquete eletrônica. São Paulo: Erica 2012.

3

OLIVEIRA, Adriano de. Desenho computadorizado: técnicas para projetos arquitetônicos. São Paulo: Erika, 2014.

4

MELO, Raul Bessa et al. BIM e realidade virtual: experiência de imersão para concepção arquitetônica. ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, v. 5, p. 1-1, 2023.

5

ROCHA, Germana Costa et al. Modelagem Tridimensional Digital em Abordagem Tectônica na Concepção da Arquitetura. In: Proceedings of the XVIII Conference of the Iberoamerican Society of Digital Graphics: Design in Freedom [Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 8]. São Paulo: Blucher. 2014. p. 250-254.

obs:

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