PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Administração |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Administração Par24/21 - EC5 |
PROFESSOR |
Petterson Andrade Arruda |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Práticas Empresariais II |
0-19085 |
7º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
A concepção de negócio. Elementos constitutivos e o processo de elaboração do Plano de Negócios. Planejamento e simulação do empreendimento. Análise de desempenho e processo de melhoria. Ferramentas de gerenciamento. Relatórios de gestão. Avaliação de resultados. |
OBJETIVO GERAL |
Capacitar os alunos a desenvolverem e implementarem um plano de negócios eficaz, compreendendo todos os elementos constitutivos, desde a concepção do negócio até a avaliação de resultados. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Identificar e analisar diferentes tipos de negócios e tendências de mercado; Descrever os passos necessários para transformar uma ideia de negócio em um plano tangível; Desenvolver um Plano de Negócios; Analisar Desempenho Empresarial; |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1. Introdução e Concepção de Negócio; |
8 |
2 |
2. Elementos Constitutivos do Plano de Negócios; |
12 |
3 |
3. Planejamento e Simulação do Empreendimento; |
30 |
4 |
4. Análise de Desempenho e Processo de Melhoria |
10 |
5 |
5. Ferramentas de Gerenciamento |
20 |
6 |
6. Relatórios de Gestão; |
10 |
7 |
7. Avaliação de Resultados |
10 |
|
TOTAL DE HORAS |
100 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Os alunos serão avaliados pela capacidade de assimilar as teorias e colocá-las em prática na produção e execução de um plano de negócio. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Responsabilidade, pontualidade, assiduidade, respeito, pro atividade, sinergia. |
|||||||||||
ATITUDES |
Assimilação entre teorias e prática, capacidade de produzir em grupo, visão sistêmica, criatividade e geração de alternativas para solução de problemas. |
|||||||||||
OUTRAS |
Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Pitch e Apresentação do Pré-Projeto |
1,2 |
|
|
|
2 |
A definir |
x |
15/04/2025 |
||||
Plano de Negócios Itens 1,2,3 |
1,2,3 |
|
|
|
3 |
16/05/2025 |
|
|
||||
Plano de Negócios 4,5,6,7 |
4,5,6,7 |
|
|
|
3 |
A definir |
x |
30/05/2025 |
||||
Integrativa - Relatório Final |
1,2,3,4,5 |
|
|
|
2 |
30/06/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
DORNELAS, José. Plano de negócios: exemplos práticos. 2. São Paulo: Fazendo Acontecer, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788566103144. |
|||||||||||
2 |
CHIAVENATO, Idalberto; SAPIRO, Arão. Planejamento estratégico: fundamentos e aplicações. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 341 p. ISBN 9788535226669 |
|||||||||||
3 |
BIAGIO, Luiz Arnaldo. Como elaborar o plano de negócios. Barueri: Manole, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788520447338. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
JOSÉ CARLOS DE ASSIS DORNELAS. Empreendedorismo Corporativo. 2. Rio de Janeiro Elsevier 2008 ISBN 9788535225761 |
|||||||||||
2 |
BIAGIO, Luiz Arnaldo. Como elaborar o plano de negócios. Barueri: Manole, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788520447338. |
|||||||||||
3 |
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Introdução à administração: teoria e prática. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2009. 402 p. |
|||||||||||
4 |
CHIAVENATO, Idalberto; SAPIRO, Arão. Planejamento estratégico: fundamentos e aplicações. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 341 p. ISBN 9788535226669 |
|||||||||||
5 |
LUNA, Sérgio Vasconcelos. Planejamento de pesquisa: uma introdução. São Paulo: PUC/SP, 2005. 108 p. (Série Trilhas) ISBN 8528301036 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |