UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Administração - Práticas Empresariais II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Administração

ESTRUTURA CURRICULAR

Administração Par24/21 - EC5

PROFESSOR

Petterson Andrade Arruda


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Práticas Empresariais II

0-19085

4

80


EMENTA

A concepção de negócio. Elementos constitutivos e o processo de elaboração do Plano de Negócios. Planejamento e simulação do empreendimento. Análise de desempenho e processo de melhoria. Ferramentas de gerenciamento. Relatórios de gestão. Avaliação de resultados.


OBJETIVO GERAL

Capacitar os alunos a desenvolverem e implementarem um plano de negócios eficaz, compreendendo todos os elementos constitutivos, desde a concepção do negócio até a avaliação de resultados.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar e analisar diferentes tipos de negócios e tendências de mercado; Descrever os passos necessários para transformar uma ideia de negócio em um plano tangível; Desenvolver um Plano de Negócios; Analisar Desempenho Empresarial;


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. Introdução e Concepção de Negócio;
1.2 Introdução à disciplina e à concepção de negócios;
1.3Tipos de negócios;
1.4 tendências de mercado.

8

2

2. Elementos Constitutivos do Plano de Negócios;
2.1 Estrutura de um plano de negócios; Elementos essenciais: sumário executivo, análise de mercado, plano de marketing, plano operacional e plano financeiro.

12

3

3. Planejamento e Simulação do Empreendimento;
3.1 Técnicas de planejamento estratégico;
3.2 Simulações de cenários de negócios;
3.3 Atividades: Desenvolvimento de um plano de negócios real em equipe, utilizando ferramentas de simulação;
3.4 Relatório de simulação e análise de resultados.

30

4

4. Análise de Desempenho e Processo de Melhoria
4.1 Indicadores de desempenho empresarial;
4.2 Ferramentas de análise e melhoria contínua;
4.3 Estudo de caso de empresas reais e análise de desempenho;
4.4 Trabalho de análise de desempenho com proposta de melhorias.

10

5

5. Ferramentas de Gerenciamento
5.1 Introdução a ferramentas de gerenciamento de projetos e negócios (ex.: SWOT, PESTEL, 5W2H);
5.2 Aplicação das ferramentas em projetos de negócios;
5.3 Apresentação de um projeto utilizando as ferramentas aprendidas.

20

6

6. Relatórios de Gestão;
6.1 Tipos de relatórios de gestão;
6.2 Estrutura e elaboração de relatórios eficazes;
6.3 Elaboração de um relatório de gestão a partir dos dados coletados em simulações e estudos de caso;
6.4 Avaliação do relatório final..

10

7

7. Avaliação de Resultados
7.1 Métodos de avaliação de resultados em negócios. Feedback e melhorias.

10

 

TOTAL DE HORAS

100 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Os alunos serão avaliados pela capacidade de assimilar as teorias e colocá-las em prática na produção e execução de um plano de negócio.

HABILIDADES

Responsabilidade, pontualidade, assiduidade, respeito, pro atividade, sinergia.

ATITUDES

Assimilação entre teorias e prática, capacidade de produzir em grupo, visão sistêmica, criatividade e geração de alternativas para solução de problemas.

OUTRAS

Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Pitch e Apresentação do Pré-Projeto

1,2

2

A definir

x

15/04/2025

Plano de Negócios Itens 1,2,3

1,2,3

3

16/05/2025

Plano de Negócios 4,5,6,7

4,5,6,7

3

A definir

x

30/05/2025

Integrativa - Relatório Final

1,2,3,4,5

2

30/06/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

DORNELAS, José. Plano de negócios: exemplos práticos. 2. São Paulo: Fazendo Acontecer, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788566103144.

2

CHIAVENATO, Idalberto; SAPIRO, Arão. Planejamento estratégico: fundamentos e aplicações. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 341 p. ISBN 9788535226669

3

BIAGIO, Luiz Arnaldo. Como elaborar o plano de negócios. Barueri: Manole, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788520447338.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

JOSÉ CARLOS DE ASSIS DORNELAS. Empreendedorismo Corporativo. 2. Rio de Janeiro Elsevier 2008 ISBN 9788535225761

2

BIAGIO, Luiz Arnaldo. Como elaborar o plano de negócios. Barueri: Manole, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788520447338.

3

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Introdução à administração: teoria e prática. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2009. 402 p.

4

CHIAVENATO, Idalberto; SAPIRO, Arão. Planejamento estratégico: fundamentos e aplicações. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 341 p. ISBN 9788535226669

5

LUNA, Sérgio Vasconcelos. Planejamento de pesquisa: uma introdução. São Paulo: PUC/SP, 2005. 108 p. (Série Trilhas) ISBN 8528301036

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática