UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Administração - Práticas Empresariais I - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Administração

ESTRUTURA CURRICULAR

Administração Par24/21 - EC5

PROFESSOR

Munir Saleh


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Práticas Empresariais I

0-19084

4

80


EMENTA

Simulação: contexto, aprendizagem e tipos. Planejamento e simulação de negócios. Sistemas de apoio à decisão. O relatório de gestão.


OBJETIVO GERAL

Proporcionar através do exercício prático da implantação e avaliação de empresas o estudo da concorrência, levando ao aluno uma visão sistêmica da ligação entre as disciplinas estudadas no decorrer do curso.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Capacitar os acadêmicos no processo de aprendizagem sobre jogos de empresas: sua utilização, histórico, conceitos, características e classificação. 2. Desenvolver o aluno na compreensão e aplicação dos jogos na concorrência empresarial. 3. Aplicar conceitos de planejamento estratégico na gestão do negócio. 4. Desenvolver a visão sistêmica para auxiliar no processo de tomada de decisão. 5. Incentivar a leitura sobre planejamento e desenvolvimento das organizações com o intuito de instigar o desenvolvimento do aluno na visão sistêmica do negócio e aplicação de ferramentas administrativas. 6. Estimular trabalho em equipe, visando motivar o desenvolvimento de todos os componentes e as relações interpessoais.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. Introdução:
1.1. Conceito de Jogos de Empresas;
1.2. Características de um Jogo de Empresas;
1.3. Objetivos dos Jogos de Empresas;
1.4. Elementos de um Jogo de Empresas;
1.5. Vantagens da aplicação de jogos de empresas;
1.6. Jogos de Empresas e o Ensino.

10

2

2. O plano de negócios:
2.1. Ideias de negócio;
2.2. Viabilidade do negócio;
2.3. Formalização;
2.4. Organização e administração do negócio.

15

3

3. Planejamento Estratégico:
3.1. O processo de planejamento estratégico;
3.2. O diagnóstico estratégico;
3.3. A macroestratégia;
3.4. Estratégias funcionais;
3.5. Premissas da estratégia deliberada

15

4

4. Tomada de decisão e análise operacional:
4.1. Produto e Mercado;
4.2. Produção;
4.3. Marketing;
4.4. Pessoas;
4.5. Finanças.

20

5

5. Avaliação Balanced Scorecard:
5.1. Perspectivas
5.1.1. Financeira;
5.1.2. Clientes;
5.1.3. Processos internos;
5.1.4. Aprendizado e crescimento.

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 07 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Planejamento e desenvolvimento de ideia para Startup.


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. ARS-PD - Aulas de forma remota e síncrona utilizando plataforma digital.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina e Avaliações individuais utilizando plataformas digitais. Exercícios individuais para tomada de decisão e discussão em grupos para debater os resultados.

HABILIDADES

Trabalho em grupo. Resiliência e utilização de conhecimentos anteriores para tomada de decisão.

ATITUDES

Pontualidade, respeito aos colegas, e dedicação aos conteúdos repassados.

OUTRAS

Serão realizadas 03 (três) avaliações ao longo do semestre letivo, com datas programadas com antecedência mínima de uma semana. Avaliação 1: Projeto de Negócios com apresentação Avaliação 2: Plano de Negócios com apresentação Avaliação 3: Entrega do Plano descrito

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Pitch e Apresentação do Pré-Projeto

1,2

x

x

x

2.0

15/04/2025

Plano de Negócios Itens 1,2,3

1,2,3

x

x

x

3.0

16/05/2025

x

23/05/2025

Plano de Negócios 4,5,6,7

4,5,6,7

x

x

x

3.0

30/05/2025

x

04/06/2025

Integrativa - Relatório Final

1,2,3,4,5

x

x

x

2.0

30/06/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 14. ed. São Paulo: Atlas, 1999. 303 p. ISBN 85-224-2396-2.

2

MARINHO, Raul. Prática na teoria: aplicações da teoria dos jogos e da evolução aos negócios. São Paulo: Saraiva, 2005. 160 p. ISBN 8502051962.

3

LUIZ CESAR BARCANTE. Jogos, Negócios e Empresas. Rio de Janeiro Qualitymark 2007 ISBN 9788573037197


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

gestão estratégica da empresa que temos para a empresa que queremos

2

CAMPOS, Vicente Falconi. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. 6.ed. Belo Horizonte: INDG, 1998. 276 p. 14019 ISBN 8586948055

3

MARRAS, Jean Pierre. Gestão estratégica de pessoas: conceitos e tendências. São Paulo: Editora Saraiva, 2010. 357p. ISBN 9788502104082 Número de chamada: 658.3 G393

4

SILVA, Sheila Serafim da; OLIVEIRA, Murilo Alvarenga; MOTTA, Gustavo da Silva. Jogos de empresas e método do caso: contribuições ao processo de ensino e aprendizagem em administração. Administração: ensino e pesquisa, Rio de Janeiro, v.14, n.4 , p. 773-800, out. 2013.

5

LONGENECKER, Justin G et al. Administração de pequenas empresas. 2. São Paulo: Cengage Learning, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788522126965.

obs:

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