PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Administração |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Administração Par24/21 - EC5 |
PROFESSOR |
Munir Saleh |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Práticas Empresariais I |
0-19084 |
7º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Simulação: contexto, aprendizagem e tipos. Planejamento e simulação de negócios. Sistemas de apoio à decisão. O relatório de gestão. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar através do exercício prático da implantação e avaliação de empresas o estudo da concorrência, levando ao aluno uma visão sistêmica da ligação entre as disciplinas estudadas no decorrer do curso. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Capacitar os acadêmicos no processo de aprendizagem sobre jogos de empresas: sua utilização, histórico, conceitos, características e classificação. 2. Desenvolver o aluno na compreensão e aplicação dos jogos na concorrência empresarial. 3. Aplicar conceitos de planejamento estratégico na gestão do negócio. 4. Desenvolver a visão sistêmica para auxiliar no processo de tomada de decisão. 5. Incentivar a leitura sobre planejamento e desenvolvimento das organizações com o intuito de instigar o desenvolvimento do aluno na visão sistêmica do negócio e aplicação de ferramentas administrativas. 6. Estimular trabalho em equipe, visando motivar o desenvolvimento de todos os componentes e as relações interpessoais. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1. Introdução: |
10 |
2 |
2. O plano de negócios: |
15 |
3 |
3. Planejamento Estratégico: |
15 |
4 |
4. Tomada de decisão e análise operacional: |
20 |
5 |
5. Avaliação Balanced Scorecard: |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 07 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Planejamento e desenvolvimento de ideia para Startup. |
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. ARS-PD - Aulas de forma remota e síncrona utilizando plataforma digital. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina e Avaliações individuais utilizando plataformas digitais. Exercícios individuais para tomada de decisão e discussão em grupos para debater os resultados. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Trabalho em grupo. Resiliência e utilização de conhecimentos anteriores para tomada de decisão. |
|||||||||||
ATITUDES |
Pontualidade, respeito aos colegas, e dedicação aos conteúdos repassados. |
|||||||||||
OUTRAS |
Serão realizadas 03 (três) avaliações ao longo do semestre letivo, com datas programadas com antecedência mínima de uma semana. Avaliação 1: Projeto de Negócios com apresentação Avaliação 2: Plano de Negócios com apresentação Avaliação 3: Entrega do Plano descrito |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Pitch e Apresentação do Pré-Projeto |
1,2 |
x |
x |
x |
2.0 |
15/04/2025 |
|
|
||||
Plano de Negócios Itens 1,2,3 |
1,2,3 |
x |
x |
x |
3.0 |
16/05/2025 |
x |
23/05/2025 |
||||
Plano de Negócios 4,5,6,7 |
4,5,6,7 |
x |
x |
x |
3.0 |
30/05/2025 |
x |
04/06/2025 |
||||
Integrativa - Relatório Final |
1,2,3,4,5 |
x |
x |
x |
2.0 |
30/06/2024 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 14. ed. São Paulo: Atlas, 1999. 303 p. ISBN 85-224-2396-2. |
|||||||||||
2 |
MARINHO, Raul. Prática na teoria: aplicações da teoria dos jogos e da evolução aos negócios. São Paulo: Saraiva, 2005. 160 p. ISBN 8502051962. |
|||||||||||
3 |
LUIZ CESAR BARCANTE. Jogos, Negócios e Empresas. Rio de Janeiro Qualitymark 2007 ISBN 9788573037197 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
gestão estratégica da empresa que temos para a empresa que queremos |
|||||||||||
2 |
CAMPOS, Vicente Falconi. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. 6.ed. Belo Horizonte: INDG, 1998. 276 p. 14019 ISBN 8586948055 |
|||||||||||
3 |
MARRAS, Jean Pierre. Gestão estratégica de pessoas: conceitos e tendências. São Paulo: Editora Saraiva, 2010. 357p. ISBN 9788502104082 Número de chamada: 658.3 G393 |
|||||||||||
4 |
SILVA, Sheila Serafim da; OLIVEIRA, Murilo Alvarenga; MOTTA, Gustavo da Silva. Jogos de empresas e método do caso: contribuições ao processo de ensino e aprendizagem em administração. Administração: ensino e pesquisa, Rio de Janeiro, v.14, n.4 , p. 773-800, out. 2013. |
|||||||||||
5 |
LONGENECKER, Justin G et al. Administração de pequenas empresas. 2. São Paulo: Cengage Learning, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788522126965. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |