UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Administração - Estratégias de Custos e Preços de Produtos e Serviços - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Administração

ESTRUTURA CURRICULAR

Administração Par24/21 - EC5

PROFESSOR

Kelli Aparecida Gotardo Armiliato


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estratégias de Custos e Preços de Produtos e Serviços

0-19082

2

40


EMENTA

Custos para Decisão. Análise do Regime Tributário. Cálculos Tributários: Apuração de Custos Tributários sobre Produtos e Serviços. Formação do Preço de Venda: Aspectos Quantitativos x Qualitativos.


OBJETIVO GERAL

Apresentar os principais aspectos de tributos relacionados à gestão de custos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Analisar o Regime Tributário; - Apresentar os tributos relacionados à formação do preço de venda voltados ao comércio, serviços e indústria. - Conhecer as diversas metodologias de formação de preço de venda. - Utilizar as estratégias de custos para alavancar negócios.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1.1 Apresentação do Plano de Ensino
1.2 Revisão geral das classificações dos gastos

4

2

2.1 Análise das Relações entre Custo, Volume e Lucro
2.2 Custos para a Tomada de Decisão
2.3 Análise Estratégica do Negócio

10

3

3.1 Tributos, Custos e Preços
3.2 Tributos Específicos para a formação de preços nos serviços
3.3. Tributos Específicos para a formação de preços no comércio
3.5 Cálculos Tributários

10

4

4.1 Regimes Tributários
4.2 Tributando pelo lucro real
4.3 Tributando pelo lucro presumido
4.4 Tributando pelo simples nacional

8

5

5.1 Formação do Preço de Venda

8

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Avaliações, estudos individuais e em grupos, participação nas aulas, solução de exercícios.

HABILIDADES

Exposição, realização de avaliações, relato dos estudos de casos.

ATITUDES

Assiduidade, colaboração com os colegas e participação nas aulas.

OUTRAS

As diversas formas de manifestação do aprendizado, principalmente na assimilação da teoria e sua interação com vivência e prática profissional.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

1 a 5

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação I

2 e 3

x

x

x

3.0

A definir

x

A definir

Avaliação II

4 e 5

x

x

x

3.0

A definir

x

A definir

Trabalhos

4

x

x

x

2.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BORNIA, Antonio Cezar. Análise gerencial de custos: aplicação em empresas modernas. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2010. 203 p. ISBN 857307939-8

2

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 11. São Paulo: Atlas, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788597018080.

3

DUBOIS, Alexy; KULPA, Luciana; SOUZA, Luiz Eurico de. Gestão de custos e formação de preços: conceitos, modelos e ferramentas. 4. São Paulo: Atlas, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788597022803.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ADRIANO LEAL BRUNI. Administração de Custos, Preços e Lucros. 5. São Paulo Atlas 2012 ISBN 9788522474264

2

FABRETTI, Láudio Camargo. Prática tributária da micro e pequena empresa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2011. 307 p. ISBN 8522421048.

3

SILVA, Lourivaldo Lopes da. Contabilidade avançada tributária. 4. ed. São Paulo: IOB, 2015. 431 p. ISBN 85224-1623-0.

4

THEISS, José Reinaldo; KRIECK, Manfredo. Custos e preços sugeridos de venda: serviços, comércio e indústria - enfoques essencialmente práticos. Blumenau: Odorizzi, 2005. 147 p.

5

WERNKE, Rodney. Análise de custos e preços de venda: ênfase em aplicações e casos nacionais. 2. São Paulo: Saraiva, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788553131860.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática