PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Administração |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Administração Par037/22 - EC6 - Atual |
PROFESSOR |
Cleveonei da Silva |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Práticas Extensionistas |
0-19510 |
5º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Promover a integração entre teoria e prática por meio de atividades extensionistas que articulem os conhecimentos acadêmicos com as demandas da sociedade, alinhando-se ao perfil do egresso e contribuindo para sua formação cidadã, crítica e profissional. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
? Aplicar conhecimentos acadêmicos em práticas extensionistas. ? Integrar diferentes áreas do saber na resolução de problemas reais. ? Fortalecer a responsabilidade social e o compromisso cidadão. ? Desenvolver habilidades profissionais alinhadas ao perfil do egresso. ? Estimular o pensamento crítico e a inovação. ? Relacionar extensão, ensino e pesquisa na formação do estudante. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação da disciplina |
2 |
2 |
Planejamento e organização da atividade |
6 |
3 |
Desenvolvimento das práticas extensionistas |
32 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Avaliação em grupo, coerência com a proposta do projeto. Qualidade do relatório. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Trabalho em equipe, resiliência |
|||||||||||
ATITUDES |
Pontualidade, respeito aos colegas, proatividade. |
|||||||||||
OUTRAS |
As diversas formas de manifestação do aprendizado, principalmente na assimilação da teoria e sua interação com vivência e prática profissional. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação I |
|
|
|
|
3.0 |
15/05/2025 |
|
|
||||
Avaliação II |
|
|
|
|
7.0 |
26/06/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
CALDERÓN, Adolfo Ignacio. Educação superior: construindo a extensão universitária nas IES particulares. São Paulo: Xamã Vm Editora E Gráfica Ltda, 2007. 77 p. ISBN 9788575870785 |
|||||||||||
2 |
CALDERON, Adolfo Ignacio; SAMPAIO, Helena. Experiências universitárias: Experiências solidárias. 2.ed. São Paulo: Olho Dágua, 2001. 149 p. ISBN 858542873-2 |
|||||||||||
3 |
POZZOBON, Maria Elizete; BUSATO, Maria Assunta. Extensão universitária: reflexão e ação. Chapecó: Argos, 2009. 173 p. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico. São Paulo: Libertad Ed. 205 p. (Cadernos pedagógicos do Libertad, 1) ISBN: 9788585819071. |
|||||||||||
2 |
BRASIL Ministério Da Educação. Extensão universitária: organização e sistematização. Belo Horizonte: Coopmed. 112 p. ISBN: 9788585002916. |
|||||||||||
3 |
SILVA, Miriam Ferreira da. MENDOZA, Cynthia Carolina González. A importância do ensino, pesquisa e extensão na formação do aluno do Ensino Superior. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 06, Vol. 08, pp. 119-133. Junho de 2020. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/pesquisa-e-extensao, DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/pesquisa-e-extensao. |
|||||||||||
4 |
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008. |
|||||||||||
5 |
HUNGER, Dagmar; NOZAKI, Joice Mayumi; PEREIRA, Juliana Martins; ROSSI, Fernanda. O dilema da extensão universitária. In: Educação em Revista. Belo Horizonte, v.30, n.03, p.335-354, julho-setembro 2014. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |