UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Administração - Práticas Extensionistas - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Administração

ESTRUTURA CURRICULAR

Administração Par037/22 - EC6 - Atual

PROFESSOR

Cleveonei da Silva


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Práticas Extensionistas

0-19510

2

40


EMENTA

Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

Promover a integração entre teoria e prática por meio de atividades extensionistas que articulem os conhecimentos acadêmicos com as demandas da sociedade, alinhando-se ao perfil do egresso e contribuindo para sua formação cidadã, crítica e profissional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

? Aplicar conhecimentos acadêmicos em práticas extensionistas. ? Integrar diferentes áreas do saber na resolução de problemas reais. ? Fortalecer a responsabilidade social e o compromisso cidadão. ? Desenvolver habilidades profissionais alinhadas ao perfil do egresso. ? Estimular o pensamento crítico e a inovação. ? Relacionar extensão, ensino e pesquisa na formação do estudante.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentação da disciplina

2

2

Planejamento e organização da atividade

6

3

Desenvolvimento das práticas extensionistas

32

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Avaliação em grupo, coerência com a proposta do projeto. Qualidade do relatório.

HABILIDADES

Trabalho em equipe, resiliência

ATITUDES

Pontualidade, respeito aos colegas, proatividade.

OUTRAS

As diversas formas de manifestação do aprendizado, principalmente na assimilação da teoria e sua interação com vivência e prática profissional.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação I

3.0

15/05/2025

Avaliação II

7.0

26/06/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CALDERÓN, Adolfo Ignacio. Educação superior: construindo a extensão universitária nas IES particulares. São Paulo: Xamã Vm Editora E Gráfica Ltda, 2007. 77 p. ISBN 9788575870785

2

CALDERON, Adolfo Ignacio; SAMPAIO, Helena. Experiências universitárias: Experiências solidárias. 2.ed. São Paulo: Olho Dágua, 2001. 149 p. ISBN 858542873-2

3

POZZOBON, Maria Elizete; BUSATO, Maria Assunta. Extensão universitária: reflexão e ação. Chapecó: Argos, 2009. 173 p.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico. São Paulo: Libertad Ed. 205 p. (Cadernos pedagógicos do Libertad, 1) ISBN: 9788585819071.

2

BRASIL Ministério Da Educação. Extensão universitária: organização e sistematização. Belo Horizonte: Coopmed. 112 p. ISBN: 9788585002916.

3

SILVA, Miriam Ferreira da. MENDOZA, Cynthia Carolina González. A importância do ensino, pesquisa e extensão na formação do aluno do Ensino Superior. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 06, Vol. 08, pp. 119-133. Junho de 2020. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/pesquisa-e-extensao, DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/pesquisa-e-extensao.

4

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

5

HUNGER, Dagmar; NOZAKI, Joice Mayumi; PEREIRA, Juliana Martins; ROSSI, Fernanda. O dilema da extensão universitária. In: Educação em Revista. Belo Horizonte, v.30, n.03, p.335-354, julho-setembro 2014.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática