UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Administração - Gestão da Cadeia de Suprimentos - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Administração

ESTRUTURA CURRICULAR

Administração Par037/22 - EC6 - Atual

PROFESSOR

Rafael Peletti


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Gestão da Cadeia de Suprimentos

0-19506

4

80


EMENTA

Abordagem logística dos recursos. Gestão de compras e suprimentos. Sistemas de

identificação e codificação. Sistemas de classificação: ABC/Pareto, 123, PQR, XYZ e GUS.

Gestão de estoque.


OBJETIVO GERAL

Proporcionar a compreensão dos fundamentos, princípios e desenvolvimento da cadeia de suprimentos numa abordagem logística, sua aplicabilidade nas diferentes organizações e da racionalização de compras/suprimentos, aplicação racional dos diferentes sistemas de classificação e codificação, e uma eficiente gestão de estoque, que permitam agilidade e acuracidade à empresa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Conscientizar os acadêmicos da importância de uma boa gestão dos recursos, da cadeia de suprimentos e da logística, perante um cenário globalizado e competitivo; - Medir, avaliar e gerenciar o desempenho dos atores (internos e externos) envolvidos em toda a cadeia de suprimentos; - Entender a importância estratégica da função compras/suprimentos e dos riscos envolvidos na cadeia de suprimentos; -Permitir a determinação do custo médio ponderado de compras e estoque; - Utilizar sistemas adequados de classificação, cadastro e codificação de materiais; - Utilizar sistemas de classificação, como ABC (Pareto), XYZ, 123, PQR e GUS, para identificar materiais, produtos, serviços, fornecedores, clientes e situações mais importantes ou críticas, com o objetivo de priorizar a tomada de decisão; - Compreender a dinâmica do planejamento, dimensionamento e controle de estoques, e seus gatilhos de reposição; - Utilizar adequadamente os sistemas de inventário físico em benefício de uma melhor acuracidade do estoque; - Conhecer os níveis de acurácia/acuracidade, as divergências físicas e monetárias do estoque, a fim de elaborar os planos de ações necessários.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

INTRODUÇÃO
Apresentação e discussão do plano de ensino; dos objetivos; da metodologia de trabalho; da sistemática de avaliação; dos direitos e obrigações legais.

1

2

2. CADEIA DE SUPRIMENTOS E LOGISTICA
2.1 Gestão dos recursos;
2.2 Conceitos: Cadeia de suprimentos; Gestão da cadeia de suprimentos; Logística
2.3 Abrangência, subdivisões da logística e suas funções/atividades
2.4 Industria 4.0 e Logística 4.0
2.5 Ferramentas de gestão
2.6 Medidas ou indicadores de desempenho logístico (KPIs).

13

3

3. GESTÃO DE COMPRAS OU SUPRIMENTOS
3.1 A função compra/suprimento
3.2 Compra normal versus emergencial/urgente; compra pública e privada
3.3 Riscos na cadeia de suprimentos
3.4 Centralização versus descentralização
3.5 Aquisição de recursos patrimoniais (características, procedimentos e sinal de demanda)
3.6 Aquisição de recursos materiais (características, procedimentos e sinal de demanda)
3.7 Fluxo ou ciclo de compras/suprimentos
3.8 Custo médio ponderado

28

4

4. CADASTRO, CODIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE MATERIAIS (ABC/PARETO;XYZ; 123; PQR; GUS).

8

5

5. GESTÃO DE ESTOQUE
5.1 Funções e classificação do estoque
5.2 Giro e cobertura do estoque
5.3 Estoque de segurança, de reserva ou de equilíbrio
5.4 Sistemas ou modelos de controle de estoque e os gatilhos de reposição
5.4.1 Modelo de reposição continua, lote padrão, máximos e mínimos, ou ponto de pedido
5.4.2 Modelo de revisão periódica
5.5 Sistemas de avaliação do estoque (Custo médio; PEPS; UEPS, Reposição)
5.6 Inventário físico: objetivos, principais causas de erros na realização do inventario, modalidades, formas de contagem, tipos, organização, pontos de corte, relatórios gerenciais
5.7 Acuracidade, divergência, e tolerância do estoque.

30

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: avaliação integrativa a definir e outras atividades.


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET –Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas).


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina.

HABILIDADES

O aluno será avaliado por sua habilidade em realizar leituras, refletir e posicionar-se sobre os temas propostos, bem como pela comunicação verbal e escrita.

ATITUDES

O aluno será avaliado pela assiduidade e pontualidade, pelo interesse e comprometimento no cumprimento das atividades individuais e em grupo, e por sua conduta nas relações interpessoal e grupal durante o processo de ensino aprendizagem.

OUTRAS

Resolução do CONSUNI nº 207, de 20/01/2016. DEFINE A METODOLOGIA PARA AAVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ÂMBITO DA UNIPLAC E REGULAMENTA OARTIGO 123, PARÁGRAFO ÚNICO DO REGIMENTO GERAL Art. 9º - A avaliação da aprendizagem nos cursos de graduação da UNIPLAC, será realizada, ao longo do semestre, sendo obrigatória, no mínimo: I – Duas avaliações, na forma de provas, trabalhos escritos, relatórios, .... (Peso: 8,0) II – Uma avaliação integrativa interdisciplinar... (Peso: 2,0) §2º - Serão obrigatórias duas recuperações das avaliações durante o semestre. Art. 11 – O registro da avaliação será expresso em conceitos numéricos com algarismos arábicos inteiros de zero (0) a dez (10),distribuídos entre as avaliações programadas, com fracionamento decimal nos conceitos parciais e o arredondamento para número inteiro ou fracionado em 0,5 (zero vírgula cinco) no conceito final. Art. 12 Realizadas as avaliações regulares e as recuperações, deverão ser consideradas a de maior valor para a composição da avaliação final. Art. 13 A aprovação do aluno, no semestre ou ano, será condicionada à obtenção de conceito numérico mínimo de 7,0 (sete vírgula zero) proveniente do somatório dos resultados das avaliações do semestre/ano, com frequência mínima comprovada de 75% (setenta e cinco por cento).

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

AV INTEGRATIVA

TODAS

x

x

x

2.0

A definir

AV 1

2.5

x

x

x

0.8

A definir

AV 2

2.6

x

x

x

0.7

A definir

AV 3

3

x

x

x

1.2

A definir

x

A definir

AV 4

3

x

x

x

0.8

A definir

x

A definir

AV 5

4

x

x

x

1.5

A definir

AV 6

5.1 a 5.4

x

x

x

1.5

A definir

x

A definir

AV 7

5.5 a 5.7

x

x

1.5

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CORRÊA, Henrique Luiz. Administração de cadeias de suprimentos e logística: integração na era da indústria 4.0. 2. São Paulo: Atlas, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788597023022.

2

PIRES, Marcelo Ribas Simões; SILVEIRA, Rodrigo Mércio (org.). Logística e gestão da cadeia de suprimentos. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788569726951.

3

PAOLESCHI, Bruno. Almoxarifado e gestão de estoques. 3. São Paulo: Erica, 2019. 1 recurso online. (Temas essenciais em armazenamento e distribuição). ISBN 9788536532400.

4

PIRES, Sílvio R. I. Gestão da cadeia de suprimentos: conceitos, estratégicas, práticas e casos. 3. São Paulo: Atlas, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788597008708.

5

DIAS, Mario; COSTA, Roberto Figueiredo. Manual do comprador: conceitos, técnicas e práticas indispensáveis em um departamento de compras. 5. São Paulo: Saraiva Uni, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788502182011.

6

MITSUTANI, Claudio et al. (org.). Compras estratégicas: construa parcerias com fornecedores e gere valor para seus negócios. São Paulo: Saraiva Uni, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788502226340.

7

DIAS, Marco Aurélio P. Administração de materiais: uma abordagem logística. 7. São Paulo: Atlas, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788597022100.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: Logística Empresarial. 5. Porto Alegre: Bookman, 2011. 1 recurso online. ISBN 9788560031467.

2

BERTAGLIA, Paulo Roberto. Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento. 4. São Paulo: Saraiva, 2020. 1 recurso online. ISBN 9788571440975.

3

DENNIS, Pascal; SHOOK, John (colab.). Produção lean simplificada: um guia para entender o sistema de produção mais poderoso do mundo. 2. Porto Alegre: Bookman, 2011. 1 recurso online. ISBN 9788577802913.

4

ALT, Paulo Renato Campos; MARTINS, Petrônio Gracia. Administração de materiais e recursos patrimoniais. 3. São Paulo: Saraiva, 2009. 1 recurso online. ISBN 9788502089167.

5

VIANA, João José. Administração de materiais: um enfoque prático. São Paulo: Atlas, 2011. 448 p. ISBN 978-85-224-2395-8.

6

PAOLESCHI, Bruno. Estoques e armazenagem. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788536513270.

7

POZO, Hamilton. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos: uma introdução. 2. São Paulo: Atlas, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788597023220.

8

LUZ, Charlene Bitencourt Soster; WOBETO, Débora; SILVA, Lúcio José da. Gerenciamento de custos logísticos. Porto Alegre: SAGAH, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595026759.

9

CHRISTOPHER, Martin. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos. 4. São Paulo: Cengage Learning, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788522127320.

10

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de materiais: uma abordagem introdutória. 4. São Paulo: Atlas, 2022. 1 recurso online. ISBN 9786559772889.

11

BOWERSOX, Donald J et al. Gestão logística da cadeia de suprimentos. 4. Porto Alegre: AMGH, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788580553185.

12

D`AGOSTO, Márcio; OLIVEIRA, Cíntia. Logística sustentável: vencendo o desafio contemporâneo da cadeia de suprimento. São Paulo: GEN Atlas, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595153264.

obs:

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